Você sabe tudo sobre leads? | Studio DMS

Você sabe tudo sobre leads?

Design

Compartilhe:

Se você é proprietário ou administrador de uma empresa e cuida bem de todos os setores e áreas de serviço, certamente já manteve o foco no marketing. Estratégias de Inbound Marketing são frequentemente requisitadas para conseguir aumentar o fluxo de possíveis clientes. E, ao trabalhar com Inbound Marketing, você costuma ouvir sobre Leads. A obtenção de Leads é uma estratégia fundamental para ter sucesso com marketing digital na sua empresa. Mas, você sabe exatamente o que são Leads e porque eles são tão importantes para as empresas? Descubra no conteúdo que preparamos para você! Primeiramente…

O que são leads?

Para essa pergunta, uma resposta rápida é: um lead é um cliente em potencial. Mas não qualquer pessoa do seu público-alvo, ele é categorizado assim quando demonstra interesse nas soluções que a empresa oferece. A atitude principal entre um lead e a sua empresa, é interação que ambos tem.

Por que sua empresa precisa gerar leads?

O segredo do lead está no uso do marketing como isca digital. Assim, ao colocar um post no seu blog, uma newsletter ou um e-book, por exemplo, cada uma dessas estratégias se destina a “fisgar” o público. Quando isso acontece, ele se torna um lead. Para ter acesso a esses materiais, ele deixa seu e-mail registrado, aí pronto. Você fisgou um potencial cliente e com seu contato, pode avançar na relação com ele até que se torne, efetivamente, um consumidor de suas soluções.

Formação de uma lista de clientes

Ao captar bons leads, com boas estratégias, e formação da lista de clientes vem como consequência. Trabalhando com um público segmentado, que já demonstrou interesse no que a empresa oferece, fica mais fácil dar o próximo passo, que é conquistar o cliente. Com a lista de clientes em mãos, você já conhece os interesses e preferências do seu público-alvo. Então, fica muito mais fácil entregar uma solução personalizada para cada consumidor.

Campanhas segmentadas

Conforme você se relaciona com seus leads e eles podem se tornar seus clientes, você vai agregando outras informações sobre seus hábitos e interesses. Construindo características que permitem moldar personas, outro conceito bastante usual no marketing digital. Significa, dividir seu público-alvo em grupos ainda mais específicos, como por gênero ou faixa de renda. Tudo isso permite criar campanhas mais bem segmentadas.

Visitantes e Leads: Qual a diferença?

Um visitante pode ajudar a tornar a sua marca ou empresa mais conhecida, apenas pelos acessos nas redes sociais e site. Ele não é garantia de venda, nem de estabelecimento de vínculo. Visitantes que vão e vêm de suas páginas na internet sem promover ação alguma compõem o que se chama de taxa de rejeição. É por isso que é importante montar estratégias de marketing, e bolar ações para converter esse visitante em um lead. De alguma, você precisa garantir que esse potencial cliente demonstre real interesse no que oferece e deixe seu e-mail ou algum contato para vínculo. Se ele for apenas mais um a entrar e sair sem interagir, será só uma estatística vazia.

Como fazer um visitante se tornar um lead?

Essa é uma conquista que depende apenas de você. Um visitante se torna um lead ao estabelecer algum tipo de interação com seu site ou blog, quando entrega algum dado pessoal para contatos futuros. Agora, o que deve ser pensado, é como chamar a atenção desse visitante. Quais são as estratégias de “isca” digital que melhor podem funcionar com seu público-alvo? Primeiramente, tenha em mente qual é o seu público-alvo, defina bem a sua persona. Esse é um dever de qualquer gestor que se propõe a construir uma estratégia de marketing. Serão as respostas das várias perguntas, que o guiarão a acertar na isca para a captação de leads.

Chame a atenção dos visitantes!

Algumas ações podem ser feitas para chamar a atenção dos visitantes, algumas coisas como:

• E-books: livro digital que pode ser construído como um resumo de posts publicados no seu blog;

• Webinars: espécie de aula por videoconferência que pode ser gravada ou transmitida ao vivo;

• Templates: materiais prontos, como planilhas e documentos, para facilitar a realização de tarefas;

• Vídeos: ideal para conteúdos mais densos, como aulas sobre um determinado tema;

• Kits: coletânea de materiais úteis, podendo reunir dois ou mais itens;

• Cursos Online: cursos de curta duração, de preferência gratuitos;

• Jogos no Estilo Quiz: jogo de perguntas e respostas que testa os conhecimentos do usuário;

• Infográficos: apresentação visual que mistura textos, imagens e ilustrações para facilitar a compreensão sobre um assunto específico;

• Newsletter: boletim ou revista eletrônica sobre novidades, notícias e outras informações relacionadas com a empresa;

E, para todas essas alternativas, uma Landing Page. Seja qual for o material rico utilizado como isca digital, você precisa criar uma Landing Page. Ela funciona como uma área de acesso do visitante, no qual registra os dados para, enfim, ser direcionado ao conteúdo que deseja.

Lead Qualificado

Um Lead qualificado é o usuário que já identificou um problema e está buscando soluções, uma pessoa que está realmente pensando em comprar um produto ou serviço. Saber as informações necessárias para identificar quais são os Leads qualificados permite que sua equipe de marketing crie campanha eficazes e consiga conduzi-lo em sua jornada de forma assertiva.

Como Qualificar Leads?

O primeiro passo é dividir seus leads em níveis de engajamento. Diferenciando a abordagem de acordo com a etapa do funil de venda que o cliente está. Esse passo começa já na geração do lead, que é quando inicia o relacionamento com ele. Toda a sua estratégia a partir dali terá como objetivo cultivar a relação e, por consequência, qualificar o potencial cliente. É importante não pular etapas. Permita que essa relação amadureça. O segredo é ir aos poucos, entregando informações e conteúdos que reforcem a sua relevância para esse lead. Lembre que, quanto maior o seu interesse naquilo que sua empresa oferece, mais fácil vai ficar para uma abordagem de venda ser realizada.

ESTRATÉGIA DE MARKETING: Porque Leads são tão importantes?

No cenário de consumo atual um cliente faz buscas e comparações antes de comprar um produto ou serviço. Por isso é necessário que as empresas se atualizem em relação ao atendimento e marketing que deve ser feito para esse cliente. Com uma boa estratégia de Inbound marketing e geração de Leads, sua empresa tem muito mais oportunidades de captar potenciais clientes e conduzi-los em sua jornada de compra de maneira que esse cliente sinta confiança e satisfação. Portanto as estratégias de captação de Leads e nutrição dos mesmos, além do suporte em toda sua jornada, são de extrema importância para o sucesso do marketing da sua empresa.

Jornada de compra de um Lead

A Jornada de compra é composta por todos os estágios que uma pessoa passa até comprar um produto ou serviço. Passando pelo conhecimento do tema, percepção de suas necessidades até sua decisão final de compra. A função da estratégia de geração de Leads é além de captar os dados de contato, saber o que esse potencial cliente precisa, o que eles buscam, dados como, quantas vezes ele clicou em determinado link, quanto tempo ele permaneceu em determinado conteúdo, quantos e-mails foram lidos, para então, guiá-lo nessa jornada.

Como guiar e nutrir os leads?

Primeiramente, definir o perfil do cliente, a persona. Através dessa informação, traçar a estratégia para gerar Leads com oferta de conteúdos ricos. Em seguida, nutrir esse Lead. Como o próprio nome já diz, nutrir é alimentar esse cliente durante sua jornada até uma compra. Para guiar de forma correta um Lead pelas etapas do funil de vendas é preciso estudar o seu perfil e tudo que ele procura. Sua equipe deve saber exatamente como ajudá-lo e como abordar.

Concluindo

Gerar uma boa estratégia de leads no Inbound marketing da sua empresa pode ser uma das melhores formas de fazer um bom marketing digital, de maneira barata. Essa relação é vantajosa para pequenas e médias empresas e permite se posicionar no mercado criando autoridade e confiança. Mantenha o foco na captação de leads, faça todas as práticas que ajudam a chamar a atenção de possíveis novos clientes e garanta sempre a visibilidade da sua empresa.

Garanta o bom desenvolvimento do marketing da sua empresa, estabelecendo e nutrindo bem os seus leads. Converse com a gente e garanta um bom resultado!

Atendimento Studio DMS