Vendarketing: alinhamento entre marketing e vendas | Studio DMS

Vendarketing: alinhamento entre marketing e vendas

Gestão

Compartilhe:

O nome já é bastante dedutivo. O termo vendarketing vem da união entre as palavras venda e marketing. Significa, basicamente, o alinhamento das duas vertentes. Para quem já trabalha com Marketing Digital, por exemplo, tem um pouco de noção sobre a importância de aproximar esses dois setores.

Em muitas empresas, as equipes de marketing e vendas trabalham em vias diferentes, criando um distanciamento imenso entre ambas. Isso pode se tornar um super problema, já que é sempre necessário analisar os resultados das estratégias, e sem a cooperação entre um e outro, o processo pode se perder.

Por que aplicar a vendarketing?

Todas as ações realizadas pela equipe de marketing têm como objetivo potencializar as vendas de uma empresa. A partir dessa ideia, é quase impossível pensar na exclusão da equipe de vendas do processo. Afinal, ambas possuem o mesmo objetivo: vender. Um time gera oportunidades para o outro, que precisa estar em perfeita sintonia.

Objetivos alinhados 

Quando as duas vertentes trabalham e pensam as estratégias e metas juntas, há um alinhamento que beneficia os mesmos objetivos. Quando os profissionais caminham juntos e cooperam entre si, é muito mais fácil encontrar problemas, por exemplo, além de aumentar o rendimento. De acordo com o Hubspot, esse alinhamento aumenta, em média, 36% na retenção de clientes e 38% nas vendas.

Análise dos resultados

Quando as duas equipes trabalham separadas, alguns dados importantes podem se perder pelo caminho. Assim, fica mais difícil analisar os resultados finais e, por consequência, a identificação de erros também se torna mais trabalhosa. Se unidas, podem gerar melhores resultados e entender melhor as taxas de conversão e possíveis problemas.

Como marketing e vendas?

 A primeira dica é a conscientização. Quando uma acredita que pode trabalhar sem a outra, claramente não haverá acordo e muito menos fluidez de trabalho. É preciso fazer com que cada uma entenda os benefícios de trabalharem juntas.

Conte com um SLA (Service Level Agreement). Esse termo nada mais é do que um acordo de trabalho entre as duas partes. Ele possui todos os deveres de cada time para que um não culpe o outro por algum tipo de problema. Cada um tem suas responsabilidades e ações claramente descritas.

Faça reuniões e dê feedbacks constantes. Assim, o risco dos times se perderem diminui muito e ainda é possível lapidar cada vez mais a estratégia. Além disso, é necessário que os times estejam sempre engajados, anotando possíveis mudanças e informando a outra equipe.

Quanto mais alinhados estão, melhores são os resultados da empresa e maior é seu crescimento. Quer saber mais sobre o assunto? Fale com o nosso especialista clicando aqui!