Topo de funil de marketing: quais materiais produzir | Studio DMS - Agência de Marketing Digital e Design
topo de funil

Topo de funil de marketing: quais materiais produzir

Funil de Marketing

Compartilhe:

O topo de funil é uma estratégia de marketing feita para atrair pessoas. Se você tem uma empresa, mas está com as vendas paradas e não produz um conteúdo para conquistar mais leads, está na hora de começar a pensar sobre isso!

Você pode estar perdendo dinheiro e boas oportunidades, porque não incentiva e não dá atenção certa para seu possível cliente.

Lembre-se que a primeira impressão é a que marca. Se você oferecer informações de qualidade e que geram valor, poderá atrair futuros clientes para a próxima etapa do funil.

Para te ajudar a entender quais conteúdos e formatos produzir para encontrar o alvo certo, continue lendo o conteúdo que preparamos!

Saiba mais sobre Inbound Marketing

O que é topo de funil?

A primeira etapa de um funil de vendas é onde você precisa gerar interesse e atrair as pessoas para o conteúdo que produziu. Nessa fase, a maior quantidade de informações que você puder oferecer serão bem-vindas.

Os leads passam por várias etapas até o momento de compra, quando ele ainda nem sabe que você existe e que ele precisa do seu conteúdo, é por que ele está no topo de funil. Assim, você pode identificar o lead e entender o que é importante para ele.

Entendendo seu público

Nessa etapa você também precisa entender qual é o seu público-alvo e a sua persona, para não produzir um conteúdo que não será do interesse do seu futuro cliente.

Pense comigo, você vende consultoria para advogados, mas cria conteúdos com uma linguagem diferente, fala com eles como se falasse com um adolescente. Nesse caso o tom do conteúdo produzido não atingirá e não agregará valor para a persona do seu negócio.

Aqui você precisa entender que terá que produzir um conteúdo mais dinâmico e atrativo. Dessa forma, o lead descobre que precisa ter mais conhecimento na sua área e começa a procurar mais informações sobre ele.

 topo de funil

Que tipo de materiais produzir para o topo de funil?

Se você produz ou consome conteúdo na internet, sabe que um conteúdo atraente e de fácil compreensão, agrada, e muito, no início da sua busca por informações.

Por isso, pense como um possível cliente na hora de produzir os conteúdos. Quais seriam os interesses dele, as informações que iriam agregar na conscientização da compra e de forma ele gostaria que essa “conversa” fluísse.

Mas algumas dicas são importantes nesse momento para sua empresa não cometer erros.

Conteúdo simples e de fácil compreensão

Quando você descobre uma nova área de conhecimento e desperta interesse sobre ela, você quer apenas ler e entender mais sobre as funcionalidades ou quer receber ofertas para imediatamente efetuar a compra?

No topo do funil as pessoas ainda não possuem o interesse em comprar. Por isso, é importante não fazer ofertas ou vender o produto e sim informa-las sobre aquilo. De forma simples e objetiva você pode atrair novos clientes. Essa etapa é o momento certo de conquistar a confiança.

Não divulgue sua empresa diretamente

Divulgar sua empresa de forma explícita pode assustar os possíveis clientes. Afinal, eles não estão curiosos em saber qual empresa está vendendo e nem o que você está vendendo, mas sim em informações que o eduquem sobre o assunto.

Como comentamos anteriormente, é um momento de confiança. Se você já começar a vender e ofertar seus produtos, nessa etapa do funil, você pode perder credibilidade e a oportunidade de venda futura, já que o possível cliente pode sair do seu conteúdo e desistir.

Conteúdo acessível

Como o objetivo nessa etapa é informar e gerar curiosidade sobre o assunto que você produz, é importante veicular esse conteúdo na maior quantidade de plataformas possíveis. Assim, você consegue atingir mais leads.

A ideia é que quando as pessoas procurarem no Google sobre o assunto de interesse, o conteúdo da sua empresa apareça e traga o que ele precisa.

Quais os formatos mais atraentes para o topo de funil?

Pensando em disponibilizar o conteúdo em várias plataformas e formatos surge a dúvida: de que forma posso ter mais sucesso com meus conteúdos e em quais formatos?

Por isso, algumas dicas são importantes para guia-lo nesse caminho de atração e conseguir converter os leads.

Blogs

Os blogs são formatos de conteúdo que podem facilmente atrair os leads. Afinal, contam com uma série de opções para serem usadas junto com o texto que não cansam o leitor e podem agregar ainda mais.

É um conteúdo rico em informações, que pode possibilitar conhecimentos valiosos para incentivar o possível cliente a converter e futuramente realizar a compra.

E-mail Marketing

Apesar de parecer algo que não se utiliza mais, a realidade é outra. Os e-mails auxiliam a entrega de informações para quem já demonstrou interesse no seu conteúdo, criando uma espécie de relacionamento, com o objetivo de atrair cada vez mais.

Com os e-mails você incentiva o cliente a acessar outros conteúdos que podem agregar mais valor na pesquisa que ele tem realizado.

E-books

Os E-books são mais extensos, porém também ricos de conteúdos. Esse formato é utilizado por tornar fácil a captação de leads. Afinal, para ter acesso ao conteúdo a pessoa tem que deixar alguns dados, como e-mail, telefone ou nome.

Além disso, é um ótimo gerador de valor, afinal é a sua oportunidade de falar sobre temas da sua área de atuação de forma que cada vez mais os leads possam se interessar por ele.

DMS - Emkt - Pacotes - Prancheta 9

Crie conteúdos e tenha mais oportunidades

Agora você já sabe que os conteúdos de topo de funil quando bem produzidos, com a linguagem certa, podem converter muitos leads e gerar credibilidade dentro do mercado para sua empresa.

É muito importante que nessa etapa você entenda que mostrar para o possível cliente que você pode ajuda-lo a resolver os problemas, mostrará que sua empresa tem conhecimento no serviço ou produto que vende. Agregue valor para sua empresa com conteúdos “na medida certa”!

Para saber sobre a próxima etapa do funil de vendas, acesse o blog pelo link abaixo: