Provavelmente você já se perguntou em qual a necessidade de criar uma identidade visual para a sua empresa. Afinal, ouvimos muitas pessoas dizerem por ai que isso é possível fazer sozinho. Bem, essas pessoas não estão erradas quanto a isso, mas estão quando pensam que uma identidade estruturada sem conhecimento vai gerar o impacto que poderia nos clientes.
Se você chegou até aqui, é porque está pensando em evoluir a comunicação que a sua empresa exerce e isso nos mostra que você está caminhando na direção correta para alcançar mais clientes!
Confira tudo o que preparamos sobre a importância de uma identidade visual profissional para a sua empresa.
Afinal, o que é identidade visual?
Muito se fala sobre isso, mas a verdade é que as informações nem sempre são corretas. Diferente do que grande parte das pessoas pensa, a identidade não apenas o logotipo da empresa. Porém, ela envolve muito mais do que isso.
Para se ter ideia, é o conjunto de todos os elementos que representam sua marca. Ou seja, vai desde a tipografia até o estudo de cores que melhor se enquadra para representar seu produto ou serviço.
Para criar a identidade, não basta apenas saber o nome da empresa e já ir criando coisas desenfreadamente. É necessário conhecer o histórico, saber detalhadamente sobre os produtos ou serviços e, ainda, ter uma boa conversa com o responsável.
Identidade visual e o contato com o público
A identidade visual será o primeiro elemento da sua empresa que fará contato com o público. Pense na coca-cola, por exemplo. Antes de tudo, o que é mais marcante? O nome em branco com aquele fundo vermelho.
Por ser o primeiro contato, uma identidade de qualidade precisa chamar a atenção e despertar o interesse no consumidor. Você confiaria em uma empresa cuja identidade está totalmente sem qualidade, com cores aleatórias e, pior ainda, com imagens que não tem nada a ver com o produto ou serviço oferecido? Provavelmente sua resposta é não. Portanto, seu cliente pensaria o mesmo caso sua empresa cometesse este erro.
Exemplo de identidade visual
Este logotipo é um exemplo de identidade visual desenvolvida para um escritório de arquitetura em Cascavel/PR.
A proposta foi feita usando as iniciais da profissional/proprietária do escritório e, a forma como foi apresentada, é para mostrar leveza. Assim, gerando comunicação com os potenciais clientes e, claro, utilizando essa mesma identidade e elementos em outros materiais, como redes sociais e placas de obra. Ou seja: a identidade pode (e deve) ser utilizada em diferentes meios de comunicação entre empresa e cliente!
Investimento
O motivo pelo qual muitas empresas deixam de ter uma boa identidade visual é o desinteresse em investir em design.
O trabalho do designer é, muitas vezes, deixado de lado e até diminuído. Bom, pense que você precisa fazer uma cirurgia que não é tão grave, mas que ainda assim oferece riscos. Ao entrar na sala médica, você se depara com um engenheiro que possui conhecimento na área da medicina. Deixaria que o engenheiro fizesse a operação em você? Com certeza não.
Embora casos diferentes, a situação é a mesma. Você pode até ter noção do que precisa fazer, mas não tem os estudos e o conhecimento aprofundado para criar algo que ofereça qualidade e resultados.
Investir na identidade visual vai muito além de pensar que é só um símbolo que ficará no ícone de suas redes sociais e do seu cartão de visita. Ela precisa representar seu negócio, seus valores e o que você deseja oferecer aos clientes. De forma geral, é a sua marca que está em jogo.
O investimento em um designer de qualidade será um só. Se você criar algo por conta própria, pode correr o risco de perder clientes e, ainda, terá perdido tempo criando uma coisa irrelevante.
4 vantagens de ter uma identidade visual
- Fortalecimento da marca
Quando você investe na identidade, sua marca automaticamente se fortalece com isso. Ao falar o nome da sua empresa, as pessoas conseguirão relacionar isso à imagem criada.
- Fixar a marca na mente do consumidor
Um clássico exemplo de fixação é o McDonalds. É muito comum falar em fast foods e relacionar o segmento sempre ao clássico M da empresa.
- Experiência do cliente
Quando você define um padrão visual, consegue alterar tudo o que havia de confuso até no próprio ambiente da empresa e se você tem uma loja de cupcakes e decide trabalhar de forma mais vintage, fará tudo de acordo com o padrão de cores e ideias criados a partir da identidade visual. Dessa forma, vai gerar um ambiente agradável para seus clientes, que já sabem o que encontrarão e se sentirão bem.
- Diferencial competitivo
A identidade fará com que seu público entenda o que sua marca faz de melhor em relação ao concorrente. Afinal, ela também é usada para conectar a empresa com o seu cliente, gerando identificação e senso de pertencimento, quando o cliente realmente compactua com a sua ideia!
A identidade visual importa e muito!
Percebeu o quanto a identidade visual pode influenciar no sucesso de sua marca? Tenho certeza de que você não acredita mais que pode criar tudo isso sozinho. Procure um designer de qualidade e faça a diferença. Se precisar de ajuda, nós estamos aqui, é só entrar em contato!
