Posicionamento de marca: tudo o que você precisa saber | Studio DMS

Posicionamento de marca: tudo o que você precisa saber

Branding

Compartilhe:

O posicionamento, de forma geral, quer dizer explicar para o mercado e para as pessoas quais são os valores da marca. Dessa forma, é basicamente dizer o motivo pelo qual os consumidores devem comprar de você e não da marca concorrente.

É possível saber se uma estratégia de posicionamento está dando certo a partir do momento em que seu público sabe com clareza o que diferencia você dos demais.

Como definir o posicionamento da marca?

Em primeiro lugar, é preciso oferecer um produto ou serviço de qualidade. Esse é o ponto inicial, mas já não é o bastante para posicionar uma marca. Hoje, o que mais importa é como o público vê sua empresa e o que você faz para que ele a veja da forma como deseja.

Para iniciar um posicionamento, é importante ter uma Estratégia de Branding bem definida. Listamos alguns pontos importantes para que seu posicionamento seja criado.

1 – Valores da empresa

Liste todos os valores que você deseja vincular à sua empresa. Pense em coisas das quais você não abre mão, como honestidade, transparência e qualidade. Essa listagem funcionará como um mapa de tudo o que você pretende mostrar. Assim, servirá como apoio para orientar futuras estratégias.

2 – Conheça os públicos envolvidos no negócio

Para ter uma conversa direta e íntima com o cliente, você precisa conhecê-lo. Não adianta falar de forma geral e abrangente. Assim, nunca será possível atingir os objetivos desejados. Caso você conheça pouco ou até nunca tenha ouvido falar em personas, recomendamos este artigo.

Além disso, você também precisa conhecer o perfil dos funcionários e até dos fornecedores. Isso facilita a comunicação e cria um ambiente agradável. Será muito mais fácil ser reconhecido .

3 – Diferencial competitivo

Todo negócio precisa ter claro qual é seu diferencial competitivo. Sempre há alguma coisa e, portanto, faça uma listagem e escolha os principais. Depois de escolhido, reforce e valorize esses pontos. Mostre ao público os motivos pelos quais ele deve escolher você e não seu concorrente.

4 – Produtos e serviços

Não há nada mais deprimente do que entrar em um site de um negócio e não compreender exatamente qual é o objetivo da empresa e como o produto/serviço funciona. O possível cliente precisa entender com clareza o que você oferece. Não dê voltas e voltas, usando palavras bonitas, apenas para se mostrar mais culto que o concorrente. Vá direto ao ponto.

Para isso, basta responder: O que fazemos? Para que serve nosso produto/serviço?

Pronto! Ao responder essas duas perguntas, você com certeza conseguirá passar o que deseja para o público. Para finalizar, lembre-se sempre de ter o Branding de sua empresa bem alinhado. Se houver qualquer dúvida, é só entrar em contato com a gente. Será um prazer ajudar!