O posicionamento, de forma geral, quer dizer explicar para o mercado e para as pessoas quais são os valores da marca. Dessa forma, é basicamente dizer o motivo pelo qual os consumidores devem comprar de você e não da marca concorrente.
É possível saber se uma estratégia de posicionamento está dando certo a partir do momento em que seu público sabe com clareza o que diferencia você dos demais.
Como definir o posicionamento da marca?
Em primeiro lugar, é preciso oferecer um produto ou serviço de qualidade. Esse é o ponto inicial, mas já não é o bastante para posicionar uma marca. Hoje, o que mais importa é como o público vê sua empresa e o que você faz para que ele a veja da forma como deseja.
Para iniciar um posicionamento, é importante ter uma Estratégia de Branding bem definida. Listamos alguns pontos importantes para que seu posicionamento seja criado.
1 – Valores da empresa
Liste todos os valores que você deseja vincular à sua empresa. Pense em coisas das quais você não abre mão, como honestidade, transparência e qualidade. Essa listagem funcionará como um mapa de tudo o que você pretende mostrar. Assim, servirá como apoio para orientar futuras estratégias.
2 – Conheça os públicos envolvidos no negócio
Para ter uma conversa direta e íntima com o cliente, você precisa conhecê-lo. Não adianta falar de forma geral e abrangente. Assim, nunca será possível atingir os objetivos desejados. Caso você conheça pouco ou até nunca tenha ouvido falar em personas, recomendamos este artigo.
Além disso, você também precisa conhecer o perfil dos funcionários e até dos fornecedores. Isso facilita a comunicação e cria um ambiente agradável. Será muito mais fácil ser reconhecido .
3 – Diferencial competitivo
Todo negócio precisa ter claro qual é seu diferencial competitivo. Sempre há alguma coisa e, portanto, faça uma listagem e escolha os principais. Depois de escolhido, reforce e valorize esses pontos. Mostre ao público os motivos pelos quais ele deve escolher você e não seu concorrente.
4 – Produtos e serviços
Não há nada mais deprimente do que entrar em um site de um negócio e não compreender exatamente qual é o objetivo da empresa e como o produto/serviço funciona. O possível cliente precisa entender com clareza o que você oferece. Não dê voltas e voltas, usando palavras bonitas, apenas para se mostrar mais culto que o concorrente. Vá direto ao ponto.
Para isso, basta responder: O que fazemos? Para que serve nosso produto/serviço?
Exemplo de posicionamento de marca
Coca-Cola
A Coca-Cola é uma empresa conhecida no mundo todo e que compartilha uma mensagem alinhada com felicidade, família, reunião e momentos compartilhados. Dessa forma, assista ao vídeo e entenda o exemplo!
Dove
Já a Dove é uma marca que vem, há muitos anos, fortalecendo o posicionamento de mulheres fortes, que são capazes de fazer tudo o que desejarem. Desse modo, suas campanhas são extremamente alinhadas com essa mensagem: liberdade para ser quem quiser. Confira o vídeo separado por nós:
O posicionamento é uma construção de vários elementos
Para desenvolver um posicionamento de marca é preciso se concentrar em diferentes elementos, estando alinhado com os propósitos da sua empresa. Por isso, antes de seguir com suas ideias, nosso conselho é para que releia o conteúdo, anote as principais partes e, caso tenha dúvidas, busque um especialista que pode te ajudar a saná-las e, claro, desenvolver um posicionamento forte.
