Por que criar uma pauta de publicações? | Studio DMS

Por que criar uma pauta de publicações?

Design

Compartilhe:

Apresento uma dica muito útil: crie uma pauta de publicações! Também conhecida como agenda de publicações. Pode parecer uma dica simples, mas isso pode tornar a sua rotina de criação de conteúdo muito mais produtiva. O que você acha de tornar o seu trabalho com marketing de conteúdo mais organizado, planejado e eficiente?

Por que criar uma pauta de publicações?

Uma pauta de publicações vai te ajudar no momento de executar suas tarefas e produzir o seu conteúdo. Essa pauta é recomendada para pessoas e empresas que trabalham com vários canais. Canais como: redes sociais, blogs e e-mail marketing. Mas também é recomendada para aqueles que gerenciam apenas uma ou duas páginas, pois facilita muito o trabalho.

Como criar uma pauta de publicações?

O tempo de produção da pauta varia muito, pois depende de quantos conteúdos você produz para cada canal e cada meio. O mais adequado é criar um calendário para cada canal. O primeiro passo é decidir onde você fará esse calendário. Você pode utilizar uma planilha off-line ou até contratar uma ferramenta online. Existem várias ferramentas que podem te ajudar, o importante é que você escolha uma plataforma que agrade seu estilo! Pois, o principal objetivo do calendário é facilitar e agilizar o seu trabalho.

Depois de escolher a ferramenta, distribua a quantidade de conteúdos que você vai produzir por semana ou por mês, colocando todos as redes sociais, blogs, e e-mail marketing que irão veicular aquela produção. É nesse momento que você determina quando serão feitas suas postagens, e se você já usa o marketing de conteúdo e sabe mensurar os dados, já consegue ver quais os horários e dias que seu público mais engaja, o que ajuda muito a determinar datas e horários mais eficientes para as publicações.

Como produzir uma pauta de texto?

Ao falarmos de pauta, pensamos também na produção de texto e na criação de pautas textuais. Para produzir uma pauta textual, o primeiro passo é conhecer bem o tema do texto, e pesquisar sobre ele! É importante fazer leitura de materiais sobre o assunto, visitar sites e blogs, assistir vídeos e conhecer a fundo as referências. Colocando isso em prática, você poderá visualizar o que as pessoas têm falado a respeito desse tema. A partir disso, você pode adquirir muitas ideias boas para produzir o seu texto! O objetivo de uma pauta é ser um guia para a elaboração do texto. Por isso, ela deve conter todas as informações que são importantes para o seu conteúdo.

A estrutura de uma pauta

Todo planejamento precisa ser dividido em algumas etapas, e com a pauta isso não seria diferente. A estrutura de uma pauta deve trazer, de modo simples e organizado, todas as informações relevantes para a construção de um texto.

Descrição geral da pauta

A descrição geral é o coração da pauta! É nessa parte do planejamento que você deve explicar o direcionamento do texto e apontar os pontos essenciais a serem abordados no conteúdo.

Uma boa descrição geral deve ser:

• Simples;

• Objetiva;

• Completa;

Dessa maneira, quando alguém ler a descrição, será capaz de compreender sobre o que o texto irá tratar, visualizando como as dúvidas da persona serão respondidas com aquele conteúdo. Por isso, muito cuidado para não criar descrições de pautas vagas e confusas!

Datas comemorativas

Ao produzir uma pauta de publicações, uma outra dica é: sempre conferir se existe alguma data comemorativa! Se houver, inclua essa informação na agenda pois isso permite que você consiga planejar sua produção e criar um conteúdo específico para aquela data. Esse tipo de agenda é importante pois você consegue ter uma visão muito mais ampla e organizada do período de publicações.

Persona

Ao planejar a pauta, você precisa definir quem é a persona! Identificar para quem você está escrevendo. Isso define algumas coisas, como:

• O tom da comunicação a ser estabelecida (formal ou informal);

• O nível de conhecimento sobre o assunto (termos técnicos ou populares);

• As formas de abordagem do assunto (forma que trará o texto);

Estágio do funil

A definição do estágio do funil na pauta direciona o tipo de conteúdo a ser produzido. O funil de vendas possui 3 estágios: atração – topo do funil, consideração – meio do funil, e decisão – fundo do funil.

Assim, os conteúdos voltados para cada etapa, devem ser produzidos de maneiras diferentes:

• O topo de funil deve ser mais simples e educativo. A ideia é que o artigo de topo de funil consiga explicar o tema para o leitor de forma didática e direta, tirando as dúvidas sobre o assunto;

• O meio de funil já trás conteúdos que começam a introduzir o leitor mais a fundo, mostrando mais sobre o produto ou a empresa, levando para mais perto de uma compra;

• O fundo de funil já é mais incisivo. Como trata das decisões dos clientes, ou possíveis clientes, precisa aprender um conteúdo que convença 100% quem está lendo;

Referências

A sua pesquisa completa que foi feita no início da criação do texto, vai ser muito útil na hora de escolher os links mais relevantes para inserir nas referências. As referências são a inspiração para construir o conteúdo e, por isso, devem ser confiáveis e de qualidade. Como você viu, o planejamento de uma pauta envolve muita pesquisa, e é exatamente isso que irá garantir o sucesso de um conteúdo.

Palavra-chave

A palavra-chave é o aspecto mais estratégico da pauta! Deve ser escolhida com muito cuidado, de acordo com os objetivos que o conteúdo deve cumprir no planejamento. A principal função da palavra-chave é otimizar o texto para conquistar uma posição de destaque no ranqueamento dos buscadores. Assim, para que seu conteúdo seja relevante e apareça para o leitor, a palavra-chave deve refletir a essência das buscas realizadas pela persona.

Título

É uma das partes mais importantes. Recomenda-se que seja feito por último, após ter reunido todas as informações sobre o tema. O título é o primeiro contato do leitor com o seu texto, por isso deve ser forte e interessante o suficiente para que a pessoa tenha vontade de clicar no link. Outra função do título é conquistar um bom ranqueamento para o seu texto nos buscadores. Ele não consegue isso sozinho, pois o ranqueamento depende de outras variáveis, mas um título bom é muito relevante para as buscas.

Escolhendo o CTA

O CTA ou Call To Action, é o estímulo que o seu conteúdo provoca no leitor. É a ação que você deseja que a persona faça, após ter lido seu texto. A definição do CTA na pauta é muito importante: afinal, ele é o responsável pelo fechamento do texto e, por isso, possui uma função super estratégica. Assim, utilizar diferentes CTAs pode ser interessante para identificar o que funciona melhor com a persona.

Páginas de Conversão

Assim, ao seguir todos esses passos e focar no que exatamente você quer que o seu texto passe, saiba encaminhar o seu público para páginas certeiras que vendam e divulguem seu produto. Páginas de conversão são o principal intuito de CTAs e o objetivo dos textos criados com foco no marketing.

Conclusão

Pronto, é só criar as publicações! Você verá que depois de ter sua pauta de publicações organizada, com certeza seu processo de produção será muito mais rápido e prático. Com a DMS, você pode ter uma ajuda na hora de organizar a sua pauta de publicações. Precisando de ajuda com o marketing da sua empresa? Fale com a gente!

Atendimento Studio DMS