Meio de funil: Quais os melhores materiais para produzir? | Studio DMS - Agência de Marketing Digital e Design

Meio de funil: Quais os melhores materiais para produzir?

Funil de Vendas

Compartilhe:

Também chamado de MoFu, o meio de funil é o momento em que as empresas apresentam a forma como o seu produto irá resolver a necessidade do cliente. O meio é a fase intermediária do ciclo. É aqui que o comprador começa a considerar que tem um problema e precisa buscar uma solução.

É preciso entender que esse não é um processo instantâneo. O que muitos ainda não entendem é que o funil de vendas não é exato. As pessoas pensam que no momento em que um lead entra em sua jornada, ele automaticamente é uma oportunidade real de venda.

A geração de leads não funciona dessa maneira. É por isso que existem três etapas que precisam ser percorridas até o momento em que o lead vira uma oportunidade concreta.

Na jornada de compra do cliente, existe um momento em que ocorre a transição dos leads para reais consumidores. Esse é o meio de funil. Por conta da falta de conhecimento sobre o assunto, muitos negócios até começam a produzir o funil de vendas, mas param no meio por acharem que o processo não gera resultados.

DMS - Guia - Funil de vendas

Quando isso acontece, o lead não atravessa todos os procedimentos e consequentemente não vira uma oportunidade de venda.

Para que isso não aconteça na sua empresa, nós resolvemos produzir esse conteúdo. Nele, além de entender um pouco mais sobre o MoFu, você ainda vai encontrar quais são os materiais ideais para serem produzidos nessa etapa do funil. Confira:

O que é o meio de funil

É nesse momento em que ocorre a conversão. A pessoa já alimentou a sua curiosidade, leu sobre assuntos que a interessam e percebeu que tem um problema. Aqui ela começa a considerar opções para resolver a sua necessidade.

Essa parte é mais estreita do que o topo do funil. Isso porque o número de pessoas que já estão maduras o suficiente para compreender que têm um problema é menor do que aqueles que ainda estão alimentando a curiosidade. No entanto, não confunda, esse não é o momento de vender.

Aqui, as pessoas ainda estão desenvolvendo o seu conhecimento para entender exatamente como solucionar uma dificuldade. Por isso, é preciso produzir conteúdos mais densos dos que o de topo de funil – veja aqui quais conteúdos produzir no topo – para que o lead entenda mais sobre o problema que ele tem.

Por que o meio de funil é importante?

Se o seu negócio começou a desenvolver o funil de vendas para alcançar mais vendas, saiba que o meio do funil é tão importante quanto topo e fundo. Cada etapa tem a sua relevância e a do meio está ligada a:

Gerar mais conhecimento

Se comparado aos materiais que são produzidos no topo do funil, o meio entrega leituras mais profundas para os leads. Aqui, o público já desenvolveu um pouco de conhecimento sobre o assunto. Dessa forma, para continuar a aguçar a vontade de leitura das pessoas, conteúdos que fogem da mesmice precisam ser produzidos.

Por isso, o meio do funil é tão importante. Você precisa manter o seu futuro cliente interessado no que está sendo produzindo para continuar tirando informações dele que te ajudarão a conhecê-lo melhor. Dessa maneira, em outras etapas, você saberá exatamente o que e é necessário para conquistar de vez o lead.

Criar uma situação favorável a sua empresa

Como já te dissemos, o meio do funil não é o momento de tentar fechar uma venda, o lead ainda não está pronto. Apressar as coisas pode atrapalhar o processo e fazer a sua empresa perder uma ótima oportunidade.

Agora é a hora de convencer o futuro consumidor de que o seu produto é o certo para a necessidade dele. Como ele ainda está relutante do que quer e não tem certeza de nada, os seus conteúdos precisam dar a segurança necessária.

Esse é outro motivo para produzir materiais específicos para o meio de funil. É preciso criar essa confiança do lead no seu produto e fazer com que ele passe a ver a sua empresa como a melhor escolha.

Montar um ambiente propício para o negócio

Para desenvolver um bom relacionamento com os leitores, antes de qualquer coisa, é preciso produzir conteúdo de qualidade. Ao fazer isso em todas as etapas, a pessoa começa a desenvolver uma simpatia pela empresa.

Durante o MoFu, isso não é diferente. Quando o lead tem prazer pela leitura, ele tem a tendência de virar um fã da marca que o escreve. Isso porque a pessoa fica confortável para começar a pensar em fazer negócio.

É por isso que é preciso produzir bons textos. Quando você ou a sua equipe mostram para o cliente que dominam do assunto, ele cria a confiança necessária para fechar uma compra. É como uma venda normal, se a pessoa sabe vender o produto e transmite conhecimento sobre aquilo, o consumidor vai comprar.

O que produzir para o meio do funil

Basicamente, os materiais devem apresentar a solução para o problema da pessoa. E como o momento ainda não é favorável para concretizar uma venda, não mencione muito a sua empresa. Não se esqueça, conteúdo não é propaganda.

Acima de qualquer coisa é preciso entregar conhecimento e preparar o lead para uma venda futura, sem ser agressivo na abordagem. Para fazer isso, os seguintes formatos são utilizados:

Conteúdos de blog

É normal que as pessoas pensem em conteúdos menos aprofundados para blogs, mas a versatilidade do formato permite que materiais mais aprofundados sejam produzidos. Até porque o blog é bem dinâmico e as pessoas preferem uma leitura mais simples e agradável.

Montar conteúdos aprofundados, com dados e textos mais ricos (usando termos específicos) é uma boa estratégia. Além disso, é necessário constar no material o problema e como o blogpost pode ajudar.

Materiais ricos

Os materiais ricos, como e-books, guias, infográficos, webinars, planilhas e templates, são uma ótima escolha também para a produção do meio do funil. Como a pessoa já conhece e tem mais interesse sobre o assunto, ela precisa e quer um conteúdo mais profundo.

Como o formato é maior do que os conteúdos de blog, é possível esclarecer as dúvidas e ainda fazer (um pequeno) merchandising da sua empresa. A vantagem dos materiais ricos é que você pode oferecer eles em PDF e pedir as informações da pessoa para que ela consiga baixar. Assim, você consegue dados preciosos para continuar fornecendo conteúdo e fechar o contrato no final.

Não se esqueça, o meio de funil também é importante

Por serem os extremos, o topo e o fundo do funil ficam em evidência. No entanto, muitos ainda esquecem que entre essas duas etapas, existe o meio do funil e que ele é essencial para todo o ciclo se completar.

É preciso que haja conteúdos mais “encorpados” do que os do topo e que não sejam tão focados em vendas como os do fundo. O lead passa por um momento em que ainda está descobrindo e analisando as opções que irão suprir a necessidade dele. E para o ajudar a decidir é preciso estar presente, mas sem ser invasivo.

É isso que o meio do funil faz, mantém o contato empresa-cliente, além de mostrar que dentre as alternativas, o produto da sua empresa é o melhor. Por isso, é fundamental continuar a entregar conteúdos fascinantes e conquistar mais um fã para a marca.

Quer fazer isso e começar a gerar mais oportunidades reais de venda? Converse com a gente e veja como podemos te ajudar!

Atendimento Studio DMS