Marketing para ótica: dicas que farão sua empresa vender mais

Recomendados

Marketing para ótica é primordial como para qualquer outro setor que precisa vender para sobreviver ao mercado. O empresário desse ramo – que já está bem saturado em algumas cidades – precisa ficar atento em como sua loja se relaciona com o cliente, especialmente, no mundo virtual.

Parece até estranho dizer isso, considerando que a internet é o melhor lugar “para ser notado”, mas muitas óticas ainda não se deram conta da importância do marketing para ter mais sucesso.

Ah, e não estamos de falando de grandes estratégias de marketing, viu?  Acredite, algumas empresas não atualizam se quer, suas páginas no Facebook ou Instagram. Enfim, ao longo do texto vamos te contar um pouco mais sobre isso e dar dicas de como se fazer um marketing para ótica para se destacar entre a concorrência e se tornar referência no setor.

Fica à vontade e boa leitura!

Marketing e sua importância para as óticas

Vale lembrar antes de tudo que, de acordo com o – considerado por muitos – “pai do marketing”, Philip Kotler, o marketing não é venda e sim, um conjunto de ações criadas para dar aos clientes aquilo que eles desejam. Tudo isso acontece graças a geração de valor e a conexão que as pessoas criam com de um produto ou serviço.

Falar sobre marketing rende muito assunto, afinal, ele é “feito” por meio de várias estratégias e hoje, queremos falar mais sobre a vertente digital do marketing para as óticas.

Um bom planejamento de marketing deve estar alinhado com os demais setores da ótica, principalmente, o de vendas. Não adianta criar ideias para atrair mais clientes se no fim, isso não trouxer resultados financeiros positivos.

Colocar a presença digital como prioridade dentro de sua empresa é essencial. Uma vez que a maior parte dos possíveis clientes estão nela, além do fato de que as vendas e compras online deram um salto gigantesco após a pandemia e demais transformações do mundo virtual.

O marketing é importantíssimo para a ótica que quer crescer na internet e, consequentemente, realizar mais vendas online e físicas. Se você ainda não enxergou o potencial disso e sua empresa não se faz presente nas redes, saiba que está perdendo tempo, dinheiro e ficando para trás da concorrência.

Vantagens de se investir em um marketing

Bom, agora vamos direto ao ponto: benefícios. Quando a equipe do marketing se une aos demais setores, analisam todas as possibilidades e colocam ideias em prática, as vantagens são incríveis. 

É claro que nem sempre tudo serão flores, existem muitas tentativas que darão errado até chegar ao sucesso. Portanto, é necessário persistência e aprender com os erros, lembre-se que não existe fórmula mágica no marketing.

Chega de enrolação, vamos aos benefícios do marketing para as óticas.

Atração e fidelização de cliente

É fato que os clientes são a base para que uma empresa funcione. Sem eles, não existe negócio e por isso, um dos benefícios de uma ótica que investe em marketing é justamente a atração de mais consumidores.

Como já mencionamos acima, só é lembrado quem é visto, ainda mais na internet. Se fazer presente no ambiente digital é criar memórias para as pessoas. Por exemplo, sua ótica posta stories com frequência, cria caixinhas de perguntas e responde todas as dúvidas dos seguidores, essa interação criam um elo entre sua marca e o cliente.

Logo, quando a pessoa que te viu lá naquela rede social precisar de um óculos, já vai saber onde procurar. Além de tudo isso, essa atenção e cuidado com o seu perfil virtual, somados a um bom atendimento, resulta na fidelização do cliente.

A concorrência pode fazer mil propostas e campanhas que o seu “consumidor fiel” não vai ligar para ela. Esses são apenas os primeiros dois benefícios de quem segue um marketing bem alinhado.

Marketing para ótica: engajamento e aumento dos lucros

Atraiu mais clientes? Então, dê uma olhadinha em seus lucros. O marketing é formado por etapas que se completam, ou seja, se o próximo passo deu certo, é porque o anterior também deu.

Se você cria ações que atraíram mais clientes e os fidelizaram, os lucros e aumento das vendas são outras vantagens que se pode esperar.  O engajamento é outro ponto benéfico, pois significa que seus clientes estão interagindo com a sua ótica.

O feedback do público é um ótimo termômetro para medir como sua ótica está se saindo na internet. Por isso, fique atento aos comentários, curtidas, compartilhamentos, números de seguidores e etc.

Sua marca em destaque e consolidada

Que ótica não quer ter sua marca consolidada no mercado, não é mesmo? Por isso, frisamos mais uma vez que a presença nas redes sociais é fundamental para seu negócio ter destaque e se tornar referência.

A união entre marketing e um bom atendimento é a solução de muitos problemas. Só o fato de se consolidar no mercado já te trará inúmeros outros benefícios, basta aproveitá-los com responsabilidade.

Aplicação de marketing para ótica

Explicado a importância e as vantagens do marketing para sua ótica, vamos aos métodos de como aplicá-lo de maneira assertiva e se desfrutar dos benefícios.

Atendimento é o primeiro passo

Certo, você tem ótimas técnicas de marketing, porém, o atendimento é péssimo. O que esperar disso? Fracasso imediato. As pessoas que procuram por um serviço ou produto, antes de mais nada, querem ser bem atendidas.

Quantas vezes já nos deparamos com vendedores grosseiros e com zero vontade de atender, não é mesmo? Isso gera uma grande frustação e interfere na decisão de compra.

Por isso, independente no canal que sua empresa esteja se comunicando, preze SEMPRE por um atendimento de qualidade. De acordo com a pesquisa feita pela empresa especialista em monitoramento de mercado e consumo, Hibou, os principais pontos de um bom atendimento são:

  • Agilidade para resolver dúvidas;
  • Ouvir com atenção o cliente;
  • Sugerir boas opções do que se procura;
  • Explicar de maneira clara o que está sendo questionado;
  • Conhecer o produto/serviço que está trabalhando;
  • Ser claro em relação às vantagens e desvantagens de um produto.

Se faça presente das redes sociais

As redes sociais são os canais que te deixarão mais próximos do seu público. É quase impossível alguém hoje em dia não ter um perfil no Instagram, uma conta no TikTok, uma página no Facebook, um canal no Yotube e claro, um Whatsapp.

O marketing de sua ótica precisa incluir esses canais, afinal, como já dissemos várias vezes, eles são primordiais para ganhar destaque na internet. Aliás, essas redes sociais possuem ferramentas que geram dados e te ajudam a entender melhor seu público e a partir disso, personalizar suas táticas de marketing.

Sua ótica precisa estar no Google Negócios

As pessoas gostam de praticidades e por isso, quando precisam de algo, muitas vezes recorrem ao Google para pesquisarem sobre o assunto. Ao procurar por uma ótica, não seria diferente.

Diante disso, é primordial que você cadastre sua ótica no Google Meu Negócio e dessa forma, os clientes te acharão facilmente. Essa ferramenta é gratuita e ao entrar nela, é necessário informar dados básicos sobre sua ótica, como endereço, telefone, fotos, produtos ofertados, entre outras informações relevantes para seu cliente.

Utilizando essa estratégia, você consegue atingir seu cliente de forma mais rápida, sem nenhum problema.

Que tal ter um site e um e-commerce?

Ter um site é outro ponto bem legal para o marketing, uma vez que, ao procurar sua ótica no Google, o cliente já entra nele e passa a conhecer ainda mais sua marca.

Além disso, outra oportunidade de crescer e ganhar destaque no mercado, é dando ao consumidor a chance dele comprar online, o que chamamos de

e-commerce.

Um site que abrange conteúdos, venda, produtos, informações gerais, imagens e outros itens necessários da empresa, darão mais credibilidade a sua empresa e atrairão mais clientes.

Lembra o que falamos lá em cima? Uma coisa leva a outra.

Marketing para ótica: mídias pagas

Por fim, outra dica de marketing para ótica é o investimento em mídias pagas, ou seja, os anúncios. Atualmente, as principais ferramentas para se fazer isso são o Google Ads e o Facebook Business.

Com o Google Ads é possível divulgar sua ótica para vários sites e plataformas cadastrados no Google. Já o Facebook é responsável por anúncios nele mesmo e no Instagram.

O tráfego pago é uma ótima opção para crescer na internet, porém, requer alguns cuidados para que não haja problemas. Por isso, existem agências de marketing próprias para isso e que podem te ajudar.

Veja outras dicas de como utilizar o marketing para a sua ótica

Marketing para ótica em ação!

Ao longo do blog te explicamos sobre a importância do marketing para as óticas, as suas vantagens e damos dicas de como colocar tudo isso em prática.

Agora, é a sua vez de dar o primeiro passo e investir no seu negócio!

Lembre-se que antes de qualquer planejamento, um ótimo atendimento vem em primeiro lugar. Não tenha medo de errar e começar suas ações do zero, afinal, são com os erros que se aprende.

Você pode optar por ter uma equipe própria de marketing ou ainda contratar uma agencia que pode fazer tudo isso pela sua ótica e trazer bons resultados. Se precisar, conheça o Studio DMS, entre em contato e solicite um orçamento, será um prazer te atender!

Veja outros conteúdos:

Cadastre-se e faça parte da nossa lista exclusiva de conteúdos!

Marketing Jurídico: entenda o que pode ser feito e evite problemas

Marketing Jurídico é um assunto que precisa ser discutido, uma vez que existem muitas regras a serem seguidas para praticá-lo. Diferente de outras profissões que, em sua maioria, são livres para criarem qualquer conteúdo e divulgarem seus serviços, os advogados possuem algumas restrições.

Growth Hacking: entenda o que é e como aplicar em seu negócio

Growth Hacking é um termo que vem crescendo mais a cada dia dentro das empresas, principalmente, as de tecnologia.

Metaverso: entenda quais são as oportunidades para o marketing

Um ambiente que será possível ser e viver o que você quiser, já imaginou isso? Falamos do Metaverso descubra as novidades desse novo mundo.

Ainda tem dúvidas sobre o quanto sua empresa pode ganhar investindo em marketing digiTal?

Fale com um de nossos profissionais e conheça o plano ideal para ter resultados na internet!