Marketing e vendas, dois setores indispensáveis e muito importantes para as empresas prestadoras de serviços, atacados e varejo. Afinal, são eles os grandes responsáveis pelo sucesso ou até mesmo fracasso de um negócio.
Enganasse quem pensa que uma área é independente da outra, muito pelo contrário, elas sempre devem estar juntas em todos os planejamentos. Assim, as estratégias criadas chegarão a resultados positivos e satisfatórios para todos.
Para explicar melhor a importância dessa união entre marketing e vendas, te convidamos a continuar a leitura. Vamos explicar como funciona cada setor e os motivos para mantê-los unidos em sua empresa. Desejamos uma ótima leitura!
Marketing e vendas, como funciona cada setor?
Muitas pessoas acreditam que marketing e vendas são a mesma coisa. De certa forma elas não estão erradas, porém, não podemos dizer que são sinônimos.
Marketing é o nome dado a arte de criar e satisfazer desejos das pessoas. Por meio de estratégias, muito bem pensadas, baseadas em uma persona, é possível agregar ainda mais valor a um produto e/ou serviços. Esses, são vendidos e as duas partes saem ganhando, o cliente e a empresa.
E é, exatamente, essa a função do departamento de marketing, estudar o público-alvo, montar estratégias, “abrir” campanhas e gerar conteúdos (redação de posts para as redes sociais, blogs, e-mails, entre outros). O time deve, literalmente, pensar na jornada de compra do cliente.
Após atrair a atenção de um cliente para o site, página da rede social ou por qualquer outro método utilizado para a geração de leads, é a hora de o pessoal de vendas entrar em ação.

O departamento de vendas cuida da parte comercial da empresa, ou seja, é responsável pelo atendimento e fechamento/finalização da compra junto ao cliente. Para que você entenda um pouco melhor, vamos a um exemplo.
Exemplo:
O setor de marketing de uma imobiliária criou campanhas por meio de anúncios e direcionou todos eles a uma landing page. A Maria, se interessou por uma casa que foi anunciada e clicou no link indicado.
Automaticamente, ela foi redirecionada a uma página com mais informações sobre o imóvel. Porém, para fechar o negócio, esclarecer mais dúvidas ou ainda, receber avisos e novidades sobre outros imóveis, ela precisará fazer um breve cadastro informando dados básicos (nome, telefone e e-mail) ou até mesmo chamar o corretor no WhatsApp.
Independente do método escolhido, o setor de vendas que ficará responsável por atender a Maria. Portanto, o vendedor deve ficar atento a cada lead que entrará em contato com a imobiliária e assim, realizar a abordagem afim de fechar negócio.
Agora ficou um pouco mais claro a função do setor de marketing e de vendas, não é mesmo?
Então, continue a leitura para entender a necessidade dessa união e muito mais!
A importância de manter marketing e vendas unidos
O caso que colocamos como exemplo só funcionará com excelência se marketing e vendas trabalharem em conjunto. A integração dos setores é primordial para que a empresa venda e lucre muito mais, lembrando que isso serve para qualquer tipo de negócio, não apenas imobiliárias.
Pense com a gente, do que adianta o marketing elaborar estratégias criativas, que atrairão muitos leads, se na hora de se comunicar com o cliente, a área de vendas presta um péssimo atendimento? Sem dúvidas, isso será uma perda de tempo e dinheiro para a empresa.
Do mesmo modo, não adianta em nada prestar um ótimo atendimento, se o marketing não atrai novos clientes, pois suas táticas são mal planejadas e, consequentemente, o produto ou serviço não chama a atenção.
Entende a importância de uma união harmoniosa entre os setores? A captação e fidelização de clientes só é efetiva se marketing e vendas trabalharem juntos em todas as etapas, mais uma vez citando, da jornada de compra.

Se você é gestor de uma empresa ou faz parte de um desses departamentos, procure sempre manter um bom relacionamento entre as partes. Tenha em mente que ninguém é inimigo e sim, parceiros que trabalham com o mesmo objetivo: fazer a empresa lucrar e a partir disso, trazer ainda mais benefícios para as equipes, como:
- Aumento de salários;
- Comissões;
- Promoção a cargos melhores;
- Ter equipamentos melhores para trabalhar;
- Investimentos para o bem-estar de todos os trabalhadores.
- Entre outros diversos benefícios para as equipes.
Já imaginou um ambiente de trabalho que todos saem ganhando? Então, trabalhem juntos. Talvez, você esteja se perguntando: “mas como fazer isso dar certo?” e nós vamos te contar a seguir.
Como fazer para manter os setores aliados
Antes de elaborar qualquer planejamento, é de extrema necessidade fazer com que todas as pessoas que trabalham no setor de vendas entendam o trabalho do marketing e, vice e versa.
Lembre-se que muitas vezes, os desentendimentos entre as áreas podem ocorrer por falta de conhecimento de ambas as partes. Se a empresa investir em capacitações desses colaboradores, cada um entenderá sua missão e a importância da união entre si.
Promova palestras, cursos, horários para conversas e troca de ideias entre as partes, além de outros métodos interativos que incentivarão o pessoal a buscarem por mais aprendizados.
Além disso tudo, existem outras maneiras que podem te ajudar a manter uma ótima relação entre as equipes. Ao elaborar o planejamento diário, semanal, mensal ou anual, siga as seguintes dicas para unir marketing e vendas:
Pense em como o marketing deve contribuir para as metas de vendas
Ao elaborar as metas de vendas para o setor comercial, é necessário incluir o marketing na missão. Isto é, deixe bem claro para a equipe de criação quais são suas tarefas para ajudar os demais a atingirem seus objetivos dentro do prazo, por exemplo.
Não adianta impor uma meta enorme de vendas, se o prazo para criar uma campanha for curto. Assim, além de gerar atrasos, os materiais produzidos podem não ter a qualidade desejada.
Por isso, um bom planejamento de qualquer produto ou serviço se executado com antecedência, diminui riscos de erros e falta de vendas. Pense nisso!
Financeiro também conta
O orçamento é outro ponto importante em um planejamento, especialmente, para o marketing. Afinal de contas, o setor precisará de dinheiro para impulsionar anúncios na internet, sem isso, dificilmente, a empresa será vista.
Além disso, dependendo do tipo de campanha, será necessário verba para imprimir folhetos, pagar por uma propaganda em um canal de TV, criar outdoors, comprar alguma ferramenta em específico ou até mesmo brindes para os clientes.
Se ambos os setores estiverem financeiramente bem, as chances de uma campanha ser um sucesso, são grandes.

Análise os dados já existentes para fortalecer a persona
Já falamos aqui sobre a formação da persona da sua empresa, mas é sempre bom reforçar o quão necessário é criar uma para ter mais assertividade nas estratégias.
O setor de vendas costuma ter todos os registros das pessoas que entraram em contato com a empresa em busca de alguma informação. Portanto, é dever do marketing buscar por esses dados para verificar se está no caminho correto.
Sempre é bom dar aquela checada em cada número, idades, sexo, local, entre outros pontos, para saber se a persona ainda é a mesma. Caso tenha acontecido alguma mudança no meio do caminho, é hora de repensar as estratégias.
Esse tópico deve ser seguido à risca pelos dois setores, qualquer novidade, todos devem saber e pensar juntos as possibilidades!
Canais para atrair e “entregar” leads
Certo, alinhado quais são os prazos, verbas e personas, chegou a vez dos canais. Aqui, são as formas que o marketing utilizará para atrair os clientes. Pode ser pelas redes sociais, site, landing page, e-mails marketing,etc.
Independente de qual for o canal, os conteúdos precisam ser de qualidade e interativos. É hora de o marketing colocar a mão na massa e usar a criatividade para atrair leads para o setor de vendas.
Atendimento e fechamento de negócio
Tudo pronto, campanha rodando? Vamos as vendas! Para que tudo ocorra bem, os setores devem ter pleno conhecimento do funil de vendas, sabendo como agir em cada etapa.
Se as estratégias foram certeiras e geraram uma grande base de leads, o setor de vendas deve prestar um ótimo atendimento, com uma comunicação clara e prestativa.
Cuidado para não deixar nenhum cliente falando sozinho, se a espera por retorno for grande, dificilmente ele ainda vai querer o produto/serviço. Por isso, evite qualquer situação desagradável para o lead.

Vantagens dessa união para empresa
Ufaa, são muitos pontos a serem levados em consideração, não é mesmo? Mas depois de um bom trabalho em equipe, chegou o momento da empresa colher os bons frutos dessa união.
São eles:
- Crescimento do número de vendas;
- Ganho de clientes fiéis;
- Planejamentos mais certeiros;
- Criação de metas mais assertivas;
- Equipes com uma ótima relação;
- Otimização de tempo;
- Eliminar erros e gastos.
Essas são apenas algumas vantagens de tantas outras que sua empresa terá ao conectar marketing e vendas. Além disso, existem os benefícios para os colaborados, conforme mencionada no tópico a importância de manter marketing e vendas unidos.
Marketing e vendas: uma aliança de sucesso
Com tudo o que você leu ao longo do blog, ficou claro o quão é essencial a conexão entre os departamentos de marketing e vendas. Sem essa união, certamente, sua empresa levará mais tempo para chegar ao topo.
Portanto, crie formas de fortalecer um relacionamento saudável entre as equipes e elabore planejamentos com metas para ambos os lados. A falta de interação entre marketing e vendas, pode ser o problema da falta de clientes, pense nisso!
Esperamos que tenha gostado do conteúdo. Se gostou, compartilhe com quem precisa saber do assunto para vender mais. Obrigado por ler até o fim e até o próximo blog!