Marketing Digital 6 Tendencias para 2020

Marketing Digital: Veja 6 tendências para o mercado em 2020

Gestão

Compartilhe:

Em um mercado tão competitivo como é o Marketing Digital, tanto as empresas já consolidadas, como as que estão iniciando precisam ficar atentas as principais tendências na virada do século.

2020 traz muitas novidades para as empresas e quem estiver melhor preparado pode surpreender. Em um momento que tanto se fala de startups, inovação e transformação de processos, o mercado não vai dar brecha para quem não estiver por dentro das novidades.

É preciso estar muito atento as variações do mercado e de clientes. Em um negócio em que o ponto forte são os trabalhos realizados para outras empresas, cliente é uma palavra de ordem.

Por isso, preparamos seis tendências de 2020 que te ajudarão a se preparar. Dessa maneira, você e a sua equipe estarão alinhados para cumprir os objetivos do ano.

O que será fundamental para o ano de 2020 no Marketing Digital?

Se você não quer ficar para trás e deixar a concorrência tomar a frente, é preciso entender o que será importante para se destacar. Por isso, preparamos um conteúdo para te contar quais serão as tendências do Marketing Digital.

Não perca a oportunidade e leia as seis dicas que separamos para você estar por dentro do que o mercado irá precisar em 2020.

1 – Para ser influente nos próximos anos no Marketing Digital, é preciso dar uma atenção maior a inteligência artificial

A inteligência artificial não é mais nenhuma novidade. Hoje, para conseguir otimizar o trabalho, as empresas, de agências até mercados, utilizam bastante a tecnologia.

Quem nunca abriu um site e conversou com um chatbot para conseguir tirar as dúvidas? Não tem como evitar, a inteligência artificial veio para ficar e o Marketing Digital precisa se adaptar a ela.

A tendência é que os chatbots sejam apenas o início de uma revolução. Mas qual motivo explica essa necessidade da inteligência artificial, além da otimização de tempo?

Simples, atendimento ao cliente. Novamente vamos falar sobre a forma como tratar os seus compradores. Não tem como escapar, a experiência dos usuários melhora quando existe um programa que fará o serviço.

Por isso, é preciso que as organizações se adequem e consigam cada vez mais melhorar o seu atendimento. E é evidente que para isso acontecer, será preciso o auxílio dos robôs.

Guia: O que é chatbot e para que ele serve?

2 – Torne a sua empresa mais profissional, use os chats privados para conversar com clientes

Essa é uma tendência do Marketing Digital que não vai ser usada apenas para o profissionalismo. Pense em alguém que não use o WhatsApp, ou não converse com as outras pessoas pelo Facebook ou Instagram.

Essa é a forma como as pessoas mais interagem hoje em dia. Por isso, não tem como não estar conectado nas redes para ter um melhor atendimento dos clientes.

Mas como foi apontado, é preciso tornar a empresa mais profissional. Por isso, os aplicativos estão se moldando a essa necessidade e criando ferramentas para tornar a conversa mais eficaz.

Foi o que o WhatsApp fez ao criar a sua extensão “WhatsApp Business”, que visa um melhor relacionamento entre cliente e empresa.

Antes do Business, era preciso de outro celular e número para conseguir atender os clientes com o nome da empresa. Hoje, não é preciso já que é possível criar o Business em paralelo ao Whats original.

Guia: Como usar o WhatsApp Business

3 – O vídeo marketing é uma tendência que não pode ser deixada de lado

Cada vez mais as pessoas têm ido atrás de vídeos para conseguir solucionar os seus problemas. E isso não é diferente para o Marketing Digital. Das grandes empresas, é difícil ver alguma que não use esse recurso.

Facebook e Instagram mostram a necessidade que as pessoas têm por vídeos. Stories, IGTV, transmissões ao vivo são algumas das ferramentas mais utilizadas pelos usuários.

Além disso, para os negócios que estão diretamente conectados com as redes sociais e os blogs, é essencial fazer uso dos vídeos.

Hoje, é difícil um blog não conter vídeo nenhum. Eles ajudam em um melhor ranqueamento no Google, além de muitas pessoas preferirem o recurso visual.

Conheça outras tecnologias que têm tudo para estar em alta em 2020.

Veja o que os especialistas apontam como tendência para o Marketing Digital em 2020

Especialistas em marketing digital

Saber da boca de quem entende do assunto e já conquistou o mercado é mais garantido. Seguindo as dicas deles, o seu negócio pode finalmente alcançar o sucesso.

Veja três tendências para o Marketing Digital em 2020 que foram apresentadas durante as palestras do RD Summit de 2019:

1 – A humanização do email

Ann Handley destacou a importância de conseguir ter um relacionamento mais próximo com os clientes e compradores. Não apenas em e-mails, mas em qualquer formato que for usado.

“Quando escrevo para a minha newsletter, penso em um assinante. Pode ser alguém com quem conversei aqui no evento ou em uma rede social. Quanto mais pessoal for, mais universal vai ser, e mais humana a minha voz será. Independentemente do número de pessoas que recebem, você envia para uma caixa de entrada”.

Portanto, é necessário cada vez mais entender o que o cliente espera dos seus serviços. Se adeque a maneira dele de entender as coisas e qual a forma de conversar com ele.

Isso fará com que você consiga humanizar muito a forma de tratar as pessoas e entender melhor quais são as dores dele e como solucionar elas.

2 – A era da voz

Edney Interney de Souza, referência em blogs e internet há 20 anos já vivenciou muito e passou por diferentes momentos do Marketing Digital. Por isso, ele tem a propriedade para dizer qual será uma das novas tendências do mercado: a era da voz.

Deixe de pensar em curtidas e como elas dão relevância para os seus conteúdos. É preciso levar em conta o que está sendo entregue e como isso influencia a vida das pessoas.

“Nesse mundo baseado em voz, é preciso pensar em conteúdo como serviço. Que problema você resolve para o usuário? É preciso entender o que o usuário está buscando”.

Portanto, você sabe o que está entregando? Como tem solucionado os problemas dos clientes? Como Interney disse, é a era da voz, então escute o que os outros têm a dizer e desenvolva o seu trabalho em cima disso.

3 – Evolução do Marketing Digital

Eric Santos, CEO da Resultados Digitas (RD), acredita que a evolução do Marketing Digital se concentra nos empresários começarem a pensar mais como publishers.

“Pense como um publisher: construa, faça parcerias ou compre uma empresa de mídia no seu segmento. Diferencie seu conteúdo e crie algo realmente diferenciado em qualidade, escopo e formato”.

Pensar assim, é sempre considerar a qualidade do que você tem feito. Sempre priorize a excelência.

Isso fará com que o seu relacionamento com o cliente melhore e você consiga deixar ele satisfeito com o trabalho. E essa é outra tendência citada por Eric “customer for life”, ou seja, consumidor para a vida.

E você, como vai utilizar as tendências do Marketing Digital na sua empresa?

As tendências do Marketing Digital podem ser muito benéficas para o seu negócio. Criar estratégias a partir delas pode ser o ponto chave para as empresas em 2020.

Com tantas novidades, é preciso estar preparado para se adaptar e apresentar elas para os clientes. E como foi mostrado no conteúdo, o cliente é o ponto principal da equação.

Entender as suas dores e saber como resolve-las deve ser o principal planejamento. As tendências entram na conversa porque são o que farão as empresas atraírem as pessoas e também lidar com as suas dificuldades.

Portanto, não perca a oportunidade de moldar os processos as novas tecnologias e conseguir trazer mais vendas para a sua empresa.

Quer ajuda nessa implementação? É só conversar com a gente, estaremos preparados para ajudar a sua empresa com as dificuldades que surgirem.

Atendimento Studio DMS