Marketing Digital: O que é e como usar na sua empresa | Studio DMS - Agência de Marketing Digital e Design
DMS_-_Blog_-_Marketing_Digital_2020

Marketing Digital: O que é e como usar na sua empresa

Gestão

Compartilhe:

Que você já ouviu falar sobre Marketing Digital, eu já sei. Mas você sabe o que realmente significa? Pois é, geralmente as coisas mais comentadas são tão comuns que nós nem sequer sabemos o real significado delas.

E não precisa se preocupar com isso já que são tantas as coisas que envolvem o Marketing Digital, só que nós estamos aqui para te ajudar a entende-las.

Apesar de tão comum, o Marketing Digital é muito importante. Por isso, é preciso conhecer a sua essência e as suas principais características. Então, se você quer aplicar as estratégias na sua empresa, é só dar uma olhadinha no conteúdo.

O que é Marketing Digital?

De uma forma simplificada, o Marketing Digital consiste em estratégias de marketing que são adaptadas para a internet e dispositivos móveis. Ou seja, é o planejamento que uma empresa faz para atrair os clientes no meio on-line.

No entanto, se engana quem pensa que serve apenas para conquistar novas vendas. Atrair o público, criar um relacionamento e construir uma identidade sólida no mercado também são soluções do marketing.

Com a evolução da comunicação e a criação da internet, os negócios precisavam encontrar uma forma de veicular melhor os seus conteúdos. A oportunidade perfeita surgiu justamente com a internet. Assim, as empresas passaram a investir cada vez mais nessa estratégia. E por isso, hoje são veiculados tantos anúncios nas redes sociais.

Sabe aquele momento em que você está vendo o seu vídeo no Youtube e do nada começa um anúncio. Pois é, essa é apenas uma das estratégias que as empresas utilizam. No entanto, não basta apenas lançar um anúncio e esperar que ele consiga resultados sozinho. Esse é o grande dilema: conseguir entregar a mensagem certa para a pessoa certa na hora certa.

E para vencer esse dilema existem alguns conceitos dentro do Marketing Digital que facilitam o caminho para atingir o público em cheio.

DMS-Blog-Marketing-Digital-Gif

E aí, quais são os conceitos-chave do Marketing Digital?

Dentro do Marketing Digital existe um universo de características e termos únicos. E para entender exatamente como o processo funciona é preciso saber quais são os conceitos-chave.

Eles ajudam a entregar a sua mensagem com mais eficiência. Assim, mesmo que o processo ainda não seja a coisa mais simples do mundo, o trabalho diminui bastante.

Veja quais são os principais conceitos-chave:

Persona

Primeiramente, é preciso falar sobre as personas. Elas são perfis semifictícios, baseados nas características do seu cliente, que representam o consumidor ideal.

A persona ajuda a direcionar a mensagem para a pessoa certa. Ou seja, você consegue criar estratégias segmentadas. Além disso, é gasto menos tempo e dinheiro já que você sabe exatamente quem atingir e não precisa atirar para todo lado.

Lead

Os leads são as suas oportunidades de negócio. Através das estratégias de Inbound Marketing você conseguirá as informações essenciais de um cliente em potencial.

No momento em que ele passar os dados e fazer a conversão, ele se torna um lead. Assim, você vai nutrir essas pessoas com os conteúdos certos até o momento que ela estiver preparada para a compra.

Landing Page

Para conseguir as informações desses leads, você vai precisar das landing pages. São páginas com foco total na obtenção dos dados do cliente. Assim, você poderá fazer um contato com ele no futuro.

Mas como fazer para conseguir as informações? Você irá produzir um material para as pessoas. Se elas tiverem interesse, passarão os dados para ter acesso ao conteúdo. E pronto, a conversão foi feita.

SEO

Otimização para mecanismos de busca, essa é a tradução de SEO. É uma estratégia para melhorar o ranqueamento de uma página ou conteúdo. Assim, o seu site pode ficar no topo do Google ou qualquer outro mecanismo de busca.

CTA

Os Call-to-Actions ou CTAs são botões e pequenas chamadas que direcionam a ação que você deseja que o internauta faça na sua página.

Alguns exemplos que são muito utilizados são: clique aqui, baixe agora, converse com a gente. Assim, a pessoa sente a necessidade de realizar a ação.

Fluxo de Nutrição

O Fluxo de Nutrição é um processo em que a ação que a pessoa realizar a levará para um fluxo de mensagens, geralmente e-mails para fazer com que ela caminhe naturalmente pelo funil de vendas.

CRM

Para fazer a gestão do relacionamento com os potenciais clientes com mais facilidade e precisão é preciso usar um CRM (Customer Relationship Management).

As principais funções de um CRM são: cadastro de clientes, registro das informações e também todos os contatos feitos pela empresa.

CMS

Content Management System ou CMS é o Sistema de Gestão de Conteúdos. A ferramenta ajuda na produção, edição e publicação de materiais no meio on-line.

Mesmo sem conhecimentos técnicos em programação é possível fazer tudo isso com o CMS. Assim, você consegue criar o blog e já fazer a publicação dos materiais nele.

Para investir no Marketing Digital, é preciso saber quais são as suas vantagens

Já deu para entender como a internet e o digital transformaram a forma como o marketing é feito. E como qualquer outra evolução, muitas vantagens acompanham o Marketing Digital. Separamos três para você.

A interatividade do Marketing Digital é maior

A internet proporcionou muitas coisas para a humanidade. Uma delas é a facilidade na comunicação. Hoje, não existem problemas para conversar com pessoas que estão em outro país.

E por isso, cada vez mais o Marketing Digital se sobressai em relação ao Marketing Tradicional. O foco não é mais na melhora do produto e sim na comunicação que é estabelecida com o cliente.

É preciso sempre pensar em como agradar elas. Com um bom serviço ou produto e um contato bem estabelecido, é difícil não conquistar alguém.

Por isso, cada vez mais as pessoas não querem uma empresa que esteja a todo tempo tentando vender algo.

E a interatividade ajuda as empresas a entender exatamente o que um cliente espera. Assim, não é necessário enviar uma mensagem o tempo todo, apenas a mensagem certa na hora certa.

Os custos são menores

Você tem ideia de quanto custa colocar um anúncio para veicular na TV ou em um jornal de grande circulação? Pode ter certeza, é bem caro. As emissoras e os jornais ganharam muito poder e influência no tempo em que o Marketing Tradicional reinava.

Hoje em dia, colocar um produto para rodar na internet é muito mais simples, com menos burocracia e custo. Além disso, como a segmentação é melhor, o dinheiro é alocado com mais eficiência evitando o desperdício.

O alcance é global

Utilizar campanhas em outdoors, revistas, jornais e até mesmo na TV tem suas limitações geográficas. Na internet não existem barreiras territoriais. Se a pessoa estiver conectada, ela pode estar em contato com a sua empresa a qualquer momento.

O melhor de tudo é a facilidade que as empresas têm para estar nesse meio, basta criar um site. Hoje em dia, com tantas ferramentas, não é necessário ser um gênio da programação para fazer isso.

E quanto as ferramentas? Quais são usadas no Marketing Digital?

Quando o assunto é Marketing Digital, as ferramentas que auxiliam as estratégias não podem faltar. Elas ajudam a filtrar quais informações são mais importantes para entender como a estratégia tem evoluído.

Separamos três opções que te ajudarão a ter um marketing mais eficiente.

1 – SEO

O SEO merece mais um tópico só para ele. Além de um conceito-chave para entender o Marketing Digital, ele é uma das suas principais ferramentas.

Fazer a otimização das páginas e dos conteúdos do seu negócio é um bom plano para ele ter uma imagem forte e ficar conhecido.

Então, para fazer um SEO eficaz é preciso que você conheça os acessórios que podem te ajudar. Separamos alguns para te ajudar.

Pesquisa de palavras-chave

Para explorar melhor o conteúdo e saber qual deve ser a palavra-chave, algumas ferramentas ajudam a identificar o volume das buscas e também a competitividade de cada termo.

Alguns dos principais serviços são:

SEO técnico

O SEO técnico apresenta funções mais específicas e ajuda a: checar a autoridade de um domínio, identificar e corrigir erros de SEO e também encontrar conteúdos duplicados.

Para realizar tudo isso, algumas ferramentas são simples e bem intuitivas, como:

Backlinks

Os backlinks são muito importantes. Por isso, verificar a qualidade dos que o seu site recebe e retirar os que não são confiáveis é muito importante. Então, dê uma olhada nas ferramentas a seguir:

2 – Inbound Marketing

Quando uma estratégia de Inbound Marketing é realizada, o objetivo de uma empresa é ser encontrada pelo consumidor. Por isso, o Inbound é considerado como um sinônimo do marketing de atração.

Dentro dessa estratégia, os negócios procuram entender as dores das pessoas. Uma vez que isso é feito, um canal de comunicação deve ser estabelecido afim de mostrar que os produtos da empresa são uma boa opção.

Com a ajuda da internet, existem diversas maneiras de descobrir quais são os interesses do público. E assim, as empresas correm para produzir um conteúdo e colocar online para que as pessoas vejam.

A comunicação entre empresa e cliente é criada desta forma. As pessoas passam suas informações e a empresa alimenta elas com materiais que as ajudem.

E como já dissemos, ninguém mais quer ser incomodado com o marketing. Por isso, é preciso que haja uma forma de fazê-lo sem encher o saco das pessoas.

O Inbound Marketing serve justamente para isso, criar um relacionamento, ganhar a confiança do possível cliente para só então tentar vender a ele algum serviço.

É possível afirmar que hoje a principal forma de fazer com que um consumidor chegue até a sua empresa é produzindo conteúdos que sejam interessantes a ele.

DMS - Emkt - Pacotes - Prancheta 9

3 – E-mail

As pessoas sempre se surpreendem quando dizemos que o e-mail ainda é importante. No entanto, elas não sabem que ele ainda é um dos canais mais eficientes para criar um relacionamento com o público.

Apesar de ainda ser muito efetivo, as empresas ainda têm dificuldade para gerenciar as bases. E para criar uma parceria com o cliente tempo e esforço são necessários.

Criar mensagens, fazer o acompanhamento dos contatos, medir os resultados e definir as estratégias são processos bem complexos. E para ajudar ajudar o seu negócio a tomar todo esse cuidado, separamos algumas ferramentas:

Esses serviços ajudam os negócios a realizar todas essas tarefas com mais facilidade. Automatizar os serviços muitas vezes é a melhor saída, ajuda a obter melhores resultados e ter um cuidado maior com as informações.

Portanto, não se esqueça, dê ao e-mail a sua devida atenção. E invista na ferramenta que você achar melhor. Você vai conseguir estabelecer um relacionamento com o cliente e será mais fácil convencê-lo a comprar um produto seu.

Agora, se você sabe que o e-mail é importante, mas não consegue gerar resultados com os que você envia, veja o vídeo que escolhemos.

Conquiste a atenção do público com o Marketing Digital

A atração do público não é um processo rápido e muito menos simples. Por isso, o marketing foi criado, para auxiliar as empresas nesse momento de conquista.

No entanto, como qualquer outro processo, o marketing sofreu a sua evolução ao longo dos tempos. Atualmente, o ponto mais forte é a internet. Ela liga todo mundo com qualquer um.

Isso cria uma certa facilidade se comparado a forma como o marketing era feito antigamente, mas apenas se o Marketing Digital for bem estudado e as suas ferramentas bem utilizadas.

Assim, o relacionamento com o público será construído naturalmente e não será necessário encher o saco de ninguém para conseguir fechar uma venda!

Atendimento Studio DMS