Marketing de Influência: Como utilizar influenciadores em sua campanha? | Studio DMS

Marketing de Influência: Como utilizar influenciadores em sua campanha?

Marketing Digital

Compartilhe:

Você provavelmente segue um influenciador digital. Se acompanha esse profissional diariamente, certamente também já notou que eles divulgam produtos e serviços a todo instante. Isso pode ser considerado Marketing de Influência. Nós vamos explicar esse termo para você e mostrar como utilizar os digital influencers a favor do seu negócio.

Marketing de Influência

Enquanto rolava a timeline do Instagram ou Facebook, você certamente já se deparou com alguma personalidade divulgando determinado produto ou serviço e se sentiu tentado a pesquisar mais sobre, temos certeza. É bem simples explicar o que esse termo significa. Em geral, o Marketing de Influência consiste em utilizar pessoas que tem poder de persuasão sobre o público para determinada campanha.

Vamos para um exemplo prático: você tem um negócio voltado para o público que pratica esportes radicais e quer divulgar um novo capacete super resistente para skatistas. Você poderia apresentar o produto a um skatista profissional que está ganhando muitas competições e inspirando os amadores. Dessa forma, ele divulgaria o capacete e, de quebra, sua marca. Simples, não é?

Essa influência ocorre porque a pessoa já conquistou a confiança de seu público. Além do mais, ela dá exemplos de utilização e mostra como o produto/serviço realmente funciona. Ao notar isso, o alvo é facilmente atingido, já que acredita no potencial do que é divulgado.

Esse tipo de estratégia serve para muitos segmentos. Se quer saber se funciona para você, acompanhe os próximos tópicos.

Como utilizar influenciadores?

O primeiro passo é alinhar o nicho que você deseja atingir. Assim como qualquer outro anúncio, é necessário definir o público. Assim, você encontrará o influenciador perfeito para o que você deseja fazer. Depois disso, analise se sua marca deseja ser divulgada no meio local ou em um âmbito mais amplo.

Muitas vezes, um influenciador local pode ter mais influência do que um nacional, por exemplo. Tudo depende do seu objetivo. Mapeie os pontos de influência na sua área de atuação e analise se a estratégia realmente valerá a pena.

Depois disso, defina quais as principais mídias para divulgação. Isso também interfere na escolha do digital influencer. Se sua mídia de maior impacto é o YouTube, então o ideal é que você busque por youtubers para realizar a estratégia.

Traçado do o planejamento, defina qual será o tipo de utilização. O influenciador vai representar a marca por um longo período ou será uma divulgação pontual? Para te ajudar, utilizamos os conceitos da Squid empresa que trabalha com gerenciamento entre marcas e influenciadores.

• Ativação: nesse caso, os influenciadores fazem inserções pontuais. Isso pode significar uma aparição em evento ou até participação especial.

• Campanha: as aparições são mais longas e podem durar meses.

• Embaixadores:um embaixador é o porta-voz. A imagem dele é vinculada a sua marca. A ideia é que ele permaneça com você por um período longo.

Tudo pronto!

Como você viu ao longo do texto, o mais importante é planejar e definir objetivos claros para a estratégia. Não basta apenas pegar influenciadores aleatórios que nada tem a ver com seu negócio. Se feita sem nenhuma base, a campanha pode não gerar resultados ou ter pouca visibilidade.

Tenha sempre perguntas que precisam de respostas imediatas. O que você quer? Como quer fazer? Quem deseja atingir? Quais são as mídias necessárias? A partir delas, comece a definir e alinhar toda a estratégia.

Se seu negócio tem tudo a ver com influenciadores, mas você não sabe como iniciar, fale conosco!