Marketing de Afiliados: O que é e quais as vantagens

Mídia programática

Compartilhe:

Para ser sucinto, o Marketing de Afiliados tem como objetivo ampliar as formas e canais de comunicação para atrair a atenção do consumidor para o produto. É um termo relativamente novo, por isso pode ser que você nunca tenha ouvido falar sobre ele.

Mas não tem problema porque nós produzimos um conteúdo para explicar exatamente como ele funciona e mostrar quais são as vantagens.

Afinal, o que é Marketing de Afiliados?

É uma relação comercial entre quem produz o conteúdo e os afiliados. Os produtores dos materiais são as próprias empresas. Já os afiliados são os meios de comunicação e relacionamento, ou seja, Facebook, Instagram e Youtube.

A parceria funciona da seguinte maneira:

• Primeiramente, o conteúdo é produzido e repassado para o afiliado;

• Após o material ser entregue, o afiliado reproduz esse material na sua plataforma;

• Caso a venda seja realizada através da propaganda do canal de comunicação, uma comissão é paga.

Essa é uma explicação mais simples de tudo o que acontece no processo.

Como é um negócio voltado para o meio on-line, a ideia é muito rentável para as empresas que trabalham com vendas pela internet ou já possuem um e-commerce.

O Marketing de Afiliados beneficia ambos os lados. A empresa consegue divulgar por outros meios os seus materiais e consequentemente atinge mais vendas. Do outro lado, os afiliados, usam o seu próprio produto para conseguir uma renda extra. Ou seja, o gasto é quase zero e ainda é recebido uma comissão sobre as vendas de terceiros.

E quais são os canais utilizados?

Mesmo que seja o mais comum e recomendado, não é necessário que o afiliado possua um canal exclusivo para a divulgação dos produtos e serviços de outros negócios.

Portanto, é possível se tornar um afiliado mesmo que você não seja o Facebook, Instagram e Youtube. Mas quais meios podem funcionar como transmissores de conteúdo?

Sites e blogs

Um dos grandes pontos positivos dos sites e blogs é que eles se mantêm 24 horas no ar. Portanto, funcionam o dia inteiro a divulgar os materiais. Além disso, é possível criar a própria identidade visual dentro deles.

Todas as redes sociais funcionam com um padrão sem que ele possa ser alterado. Contudo, ao usar um website, você pode criar o próprio estilo e desenvolvê-lo da maneira que bem quiser.

Outro ponto é que não existe uma liberdade na hora da divulgação das mensagens nas redes sociais. Já com o próprio site é possível fazer a divulgação sem nenhuma política que atrapalhe.

Redes sociais

Apesar das dificuldades citadas acima, se bem usadas as redes sociais servem como um ótimo meio de divulgação de produtos e serviços. No começo é mais complicado por conta do número de seguidores e pessoas que acompanham a página, mas nada que o tempo e o trabalho não tragam.

Os meios mais usados atualmente são:

• Facebook;

• Instagram;

• Youtube;

• Twitter;

• Pinterest.

No entanto, todos eles possuem peculiaridades entre si, ou seja, suas publicações funcionam e engajam de maneiras diferentes. Então, coisas que funcionam bem em um, podem não funcionar no outro e vice-versa.

Para o Facebook a segmentação dos usuários é muito válida para que potenciais clientes sejam encontrados. Já no Pinterest o uso de imagens, assim como no Instagram, é a melhor saída para atingir um público maior.

Dessa maneira, é bom entender quais são as funções exatas que cada rede proporciona, para assim saber utilizar o que há de melhor em cada uma delas.

E-mail Marketing

Apesar de ser uma estratégia simples, o disparo de e-mails marketing é muito eficaz. Se você possui uma boa lista de clientes tentar atraí-los ao mandar conteúdos pelo e-mail pode ser mais útil do que parece.

Isso acontece porque você começará a educar essas pessoas sobre o seu produto e fará com que eles se tornem mais propensos a fechar uma compra.

E esse é o intuito, não apenas conseguir vendas, mas ensinar os clientes sobre os seus produtos e serviços. Assim, eles saberão exatamente do que se trata e entenderão melhor os seus materiais.

Portanto, é preciso oferecer conteúdos que realmente agreguem valor. Para isso, conteúdos de blog, e-books, guias, webinars são muito válidos.

Eles poderão até mesmo compartilhar estes conteúdos e fazer com que cada vez mais pessoas conheçam a sua empresa. 

Por isso, essa é uma estratégia muito utilizada. E apesar de não atrair tantas vendas como algumas abordagens mais diretas, em um primeiro momento, o envio de e-mails marketing a longo prazo geralmente é mais eficaz do que outros planos.

Como funciona a divulgação para os afiliados?

São vários os formatos de divulgação que podem ser utilizados. É preciso analisar cada um deles e decidir qual se encaixará melhor no seu negócio. Assim, é importante traçar uma estratégia e saber quais são os objetivos da empresa para que então seja feita a escolha.

São quatros os tipos de divulgação que podem ser feitas. Entre elas estão: Custo por Clique (CPC), Custo por Ação (CPA) e Custo por Mil (CPM). Além destes, existe a possibilidade de utilizar o Custo por Venda (CPV).

O Custo por Venda é simples. O afiliado só irá receber a sua comissão no momento em que o link que ele compartilha estiver gerando vendas. Caso contrário, ele não receberá a sua parte.

Guia Funil de vendas

Quais as vantagens de ser um afiliado?

Decisões que mudam os processos dentro da empresa nunca são fáceis de serem tomadas. Por isso, é normal querer entender quais são as vantagens adquiridas com um novo rumo sendo tomado.

Separamos três oportunidades que podem ser aproveitadas a partir do Marketing de Afiliados.

Diferentes meios de divulgação

Como foi visto, existem várias maneiras de divulgar o próprio produto. E as vantagens são para os dois lados, tanto do produtor, quanto do afiliado. A grande marca do Marketing de Afiliados é que o seu negócio pode atingir o público-alvo ao saber qual canal de comunicação ele mais usa.

Se você tiver uma empresa imobiliária, fazer as publicações pelo Instagram pode ser muito vantajoso. Nele será possível compartilhar as imagens e mostrar ao público tudo o que há de melhor no seu serviço.

Sabendo exatamente onde fazer as publicações, os esforços são menores e o retorno é mais efetivo.

Compras por impulso

Atualmente é a coisa mais normal ver as empresas utilizando os canais de comunicação para divulgarem os seus produtos. Isso atrai diversos públicos, além de atingir em cheio o público-alvo.

Essa é uma das principais vantagens de se aproveitar do Marketing de Afiliados. Dessa forma, as pessoas tendem a priorizar as marcas que oferecem diferentes formas de entender o objetivo do produto.

A compra por impulso é outra vantagem que pode ser adquirida. Com os anúncios que são feitos, os clientes são redirecionados exatamente para onde eles devem ir, a página de compra. O cliente não precisará nem entrar no site da marca para realizar o negócio.

Isso faz com que ele não tenha tempo para pensar nas possibilidades que lhe foram apresentadas e comprar o produto no momento do impulso.

Facilidade na venda

Além de atingir em cheio o seu público, o Marketing de Afiliados proporciona agilidade no processo. Como foi visto no exemplo acima, não existe enrolação para o consumidor fechar o negócio, esse não é o objetivo.

Justamente por tentar tornar tudo mais ágil e dinâmico, o processo é vantajoso para quem o utiliza. Com ele não é necessária uma loja física para realizar o processo e a burocracia diminui consideravelmente.

Conclusão

Saber divulgar o próprio produto nem sempre é fácil. Muitas vezes encontrar as pessoas e fazer com que elas acessem o site é bem complicado.

É necessário muito estudo e entendimento de tudo o que cerca o Marketing para conseguir atrair mais e mais clientes.

O Marketing de Afiliados veio para simplificar todo esse processo e facilitar as vendas por parte das empresas. Diminuir a burocracia e aumentar o contato das pessoas com o próprio produto são alguns dos principais objetivos. Mas as vantagens não param por aí, como vocês puderam perceber no conteúdo.

Se o Marketing de Afiliados te interessou e você quer continuar por dentro das novidades para melhorar sempre o contato da sua empresa com o cliente, acompanhe o nosso blog e converse com a gente para tirar as suas dúvidas.

Atendimento Studio DMS