Marketing 360 graus: o que é e como aplicar na moda

Inbound marketing, Marketing digital

O marketing 360 graus é uma prática do marketing digital que envolve o que há de melhor dos dois mundos: Inbound Marketing e Outbound Marketing. Ou seja, enquanto no primeiro o foco principal é gerar interesse na persona, por meio de conteúdos de valor, até o momento de fazer uma abordagem de vendas, no segundo o objetivo é fazer prospecção ativa, para vender um produto ou serviço.

Apesar de parecer que não, é possível sim utilizar essas duas estratégias para conquistar mais vendas em todos os segmentos imagináveis, inclusive, na moda, por meio do envio de uma mensagem consistente para o cliente em diferentes canais de comunicação.

Além disso, o conceito pode parecer novo para você, mas, ao decorrer do nosso blog, você vai entender que já teve contato com esse modelo de abordagem em diversos momentos e que é sim plausível adotar o marketing 360 graus em sua empresa.

Antes de continuarmos:

Leia sobre marketing digital;

Leia sobre Inbound Marketing;

Descubra as principais diferenças entre Inbound Marketing e Outbound Marketing;

Entenda o que são personas e como criar a sua.

O que é marketing 360 graus?

O marketing 360 é uma estratégia para captação de mais clientes, utilizando o maior número de recursos possíveis para se comunicar com o seu cliente ideal, por meio de uma mensagem clara em diferentes meios de comunicação.

Ou seja, envolve o disparo de e-mails, produção de conteúdo de valor com foco em SEO, gestão de website, tráfego pago, atração de leads e gestão e nutrição de mídias sociais, engloba também campanhas televisivas, radiofônicas, impressas e no próprio ponto de venda.

Apesar de criar uma presença para a sua empresa dentro e fora da internet, é preciso desenvolver uma mensagem única:

– Mesma linguagem no momento da abordagem;

– Desenvolver uma campanha consistente, em que o layout segue o mesmo padrão.

Esses dois pontos são essenciais para que seu público identifique a sua marca ou empresa, por meio de uma comunicação contínua, em que ele não precise desvendar a todo momento quem é aquela empresa falando com ele, afinal, o objetivo é entrar no subconsciente do cliente. Um exemplo de empresa que faz isso muito bem é a Coca-Cola, basta ver uma propaganda relacionada com felicidade, família e elementos vermelhos que é fácil saber a quem pertence.

Assim, quando ele precisar do seu produto ou solução, vai lembrar da sua loja, pois você esteve se comunicando com ele.

Eu devo estar presente em todos os meios de comunicação?

Não necessariamente. Antes de iniciar, o ideal é entender o seu objetivo com a campanha, o orçamento disponível para que ela aconteça e em quais canais o seu público está, assim, será mais fácil decidir em quais meios aparecer. Afinal, se seu público são mulheres com 20 anos, dificilmente elas irão consumir notícias em jornais impresso.

Dessa forma, além de otimizar o seu orçamento, você fala estrategicamente com o seu cliente e corre menos riscos de atingir pessoas que não tem interesse pelo seu produto ou solução.

Mas, é importante que você entenda que não estar presente em todos os meios de comunicação, não significa estar presente em apenas um meio. Afinal, se isso acontecer, sua empresa estará dependente daquela única estratégia e, se algum dia ela parar de funcionar ou deixar de existir, a sua audiência vai embora junto com ela! Então, busque estar presente em ao menos dois canais dos quais seu público-alvo tem acesso diário.

Defina seus objetivos!

Como falamos anteriormente, é ideal entender o seu objetivo, seja ele, conquistar mais visibilidade para a sua marca, aumentar o número de vendas, etc.

Uma maneira assertiva de fazer isso é entender os interesses do seu público-alvo, se colocar no lugar da sua persona, pois assim, ficará mais claro o processo de definição de objetivos e em quais meios aparecer.

Por exemplo, se você vende roupas para pesca para homens, dificilmente vai chamar a atenção da sua persona se utilizar um layout com tons considerados mais femininos, como rosa.

Preste atenção na jornada do seu cliente!

Agora que já defini os objetivos, posso rodar a minha campanha? Não! Ainda existem alguns caminhos para percorrer.

Campanhas sem planejamento dificilmente dão resultados positivos, afinal, o orçamento é findável e se você passar uma longa fase realizando testes, vai observar o seu dinheiro indo por água a baixo, sem resultados positivos para a sua empresa.

Dessa forma, você precisa planejar o que será feito, como será feito e onde será feito, levando em conta o caminho que o seu cliente percorre antes de fazer uma compra.

Além disso, é necessário analisar qual conteúdo/abordagem é relevante para cada canal. É importante que você tenha em mente que, quando falamos em marketing 360 graus e em mensagem consistente, não estamos nos referindo a utilizar a mesma mensagem em todos os canais. Mas sim, manter uma linha de trabalho coerente, em que a mensagem tem o mesmo tom e causa o mesmo efeito em diferentes canais.

Saiba quem é o seu público antes de criar uma campanha de marketing 360 graus

Em alguns tópicos anteriores falamos na importância de passar a mensagem correta para a sua persona. Ou seja, você precisa segmentar o seu público-alvo e entender quem deve ser atingido com a ação:

– Qual o gênero da sua persona;

– Qual a idade e status civil dela;

– Por quais canais ela se comunica;

– Por quais meios ela consome informação.

Essas informações contribuem para otimizar o orçamento e conquistar resultados melhores em campanhas digitais de marketing 360 graus.

Monitore!

A grande vantagem das campanhas digitais é acompanhar como estão os resultados, sem precisar apenas esperar o número de vendas na loja física aumentar ou a movimentação crescer durante a semana em que os anúncios estavam rodando na mídia tradicional.

Dessa forma, você pode ajustar as suas propagadas, para que seus clientes sejam mais impactados. Muitas vezes, um ajuste de palavra-chave é o suficiente para que o anúncio performe melhor, em outras ocasiões pode ser necessário fazer ajustes no layout.

Quando falamos em mídia digital, é mais fácil perceber essas nuances e alterar. Entretanto, nas mídias tradicionais você precisa sentir se o movimento no seu estabelecimento cresceu. Uma dica para otimizar o orçamento é primeiro criar uma campanha consistente na internet e aos poucos levá-la para as mídias tradicionais.

Também não podemos deixar de lado conteúdos como blogposts e e-mails marketing. No primeiro caso, você pode medir utilizando números do Google Analytics, como quantas pessoas visitaram o seu site e quais foram as páginas mais acessadas, para entender quais conteúdos a sua audiência busca.

Já no segundo caso, você deve medir o resultado dos e-mails observando a taxa de abertura e a taxa de cliques. Hoje, uma boa taxa de abertura é considerada de 10 a 20% e uma boa taxa de cliques é de 6 a 10%. Mas é claro, se você conseguir ultrapassar os níveis médios, é um ótimo sinal, pois indica que suas campanhas estão agradando o seu público-alvo.

Importância do marketing 360 graus

O marketing 360 graus é importante para as empresas em diversos aspectos, por exemplo, alcançar mais pessoas.

A estratégia possibilita que você fale com pessoas que fazem parte do seu público-alvo mais de uma vez, em diferentes canais. Além disso, pessoas que não usam tanto a internet podem encontrar sua empresa por meio de uma propaganda televisiva. Enquanto aquelas que usam mais as redes sociais podem encontrar sua loja por meio de um anúncio no Facebook. Assim, você não perde oportunidades de se manter em contato com suas clientes.

Você também passa a conhecer melhor a sua clientela, já que os resultados das campanhas são excelentes indicativos sobre os interesses dos seus clientes. Assim, tem uma maior compreensão de mercado e pode criar estratégias que se ajustam as necessidades do seu público.

Outro fator importante e também uma grande vantagem é que a sua marca se torna mais conhecida e tem a reputação elevada. Por mais que o digital esteja ganhando mais força, os canais tradicionais, como a televisão, ainda possuem muita credibilidade. Então, quando uma pessoa vê um anúncio seu nesse meio, passa a confiar mais na sua empresa.

Mas, o digital também tem sua importância, então, quando essa mesma pessoa vê o anúncio nas redes ou no Google, vai se lembrar que já conhece você.

Mas, e os clientes atuais, o marketing 360 graus também serve para falar com eles?

Com certeza. Parte essencial do marketing 360 é manter e melhorar o relacionamento que você já tem com seus clientes atuais. Como a estratégia abrange diferentes meios, ela serve também para mostrar que você se importa com o seu cliente, que estará sempre presente nos momentos em que ele mais precisar da sua solução ou do seu produto, fazendo com que ele se sinta mais incluído e lembrado.

Que tal considerar o marketing 360 graus?

Hoje, é mais comum vermos marcas pequenas de moda investindo em digital, já que o valor é mais barato, é mais fácil fazer o controle dos resultados e, se necessário, mudanças pequenas.

Entretanto, como você viu, o marketing 360 graus é uma excelente estratégia para alcançar novas pessoas e conquistar novos clientes, bem como elevar a confiança que seus clientes possuem e obter mais credibilidade para a sua marca.

Todas as ações de marketing 360 mostram que você não tem medo de vender o seu produto, porque ele é de confiança. Logo, inconscientemente, essa mensagem também é enviada para o seu público-alvo.

Como você leu, antes de iniciar qualquer campanha é preciso analisar seus objetivos, seu orçamento e criar um planejamento de comunicação. Assim, não gasta um valor desnecessário, consegue atingir as pessoas corretas, nos meios de comunicação que elas mais utilizam.

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com mais pessoas para que elas também possam conhecer a importância do marketing 360 graus!

 

6 motivos para empresas de software investirem em marketing

Um dos principais motivos para empresas de software investirem em marketing digital é serem facilmente encontradas nas redes ou no Google.

Marketing no agronegócio: por que você precisa investir

O marketing no agronegócio é essencial para alcançar produtores rurais e aumentar as vendas da sua empresa. Saiba mais!

Captação de leads: estratégias que ninguém te ensinou

A captação de leads é parte essencial para quem utiliza ou trabalha com estratégias de marketing digital. Afinal, sem eles, não é possível chegar a última fase do funil: a venda. Por isso, é preciso investir tempo e utilizar diferentes estratégias para alcançar as suas metas...

Estratégias de marketing na saúde e cuidados necessários

Falar em marketing na saúde pode parecer algo “fora do comum”, afinal, para a divulgação do serviço é preciso seguir uma série de restrições. No entanto, investir em marketing nesse setor é uma excelente forma para atrair mais pacientes, por meio de conteúdos gratuitos de...

Storytelling no marketing: como usar a estratégia para escrever roteiro

O storytelling no marketing é usado para muitas coisas e, uma delas, é para escrever roteiros que emocionem! Aprenda a usar essa estratégia.

Conheça os modelos de marketing digital imobiliário

O marketing digital imobiliário é um excelente jeito de anunciar imóveis, tanto para aluguel, quanto para venda. Acesse o nosso blog!

6 dicas para produzir material rico que converte

Um material rico é um conteúdo aprofundado, que entregue valor para a sua persona, com o objetivo de gerar leads para a sua empresa.

Relacionamento e conteúdo para marketing de varejo

O marketing de varejo é uma estratégia para atrair clientes no ponto de venda e também no ambiente digital, por meio de diversas ações.

Planejamento estratégico de marketing: por que fazer

Um planejamento estratégico de marketing é um documento que serve de guia para definir as ações on-line de uma empresa e o posicionamento. Confira mais no blog.

Marketing digital de performance: use os dados ao seu favor

Você já ouviu falar em marketing digital de performance? Para explicar este conceito precisamos voltar há alguns anos, quando a mídia tradicional ainda dominava as estratégias de publicidade e as empresas investiam em propagandas televisivas e radiofônicas, espaços nos jornais...

Ainda tem dúvidas sobre o quanto sua empresa pode ganhar investindo em marketing digiTal?

Fale com um de nossos profissionais e conheça o plano ideal para ter resultados na internet!