Jornada de compra: o que é e qual sua importância | Studio DMS

Jornada de compra: o que é e qual sua importância

Jornada de compra

Compartilhe:

A jornada de compra do cliente é uma parte importante de uma estratégia de Marketing Digital. Com o Inbound Marketing, a busca passou a ser pelo interesse do consumidor através, principalmente, de conteúdos de qualidade. A partir deles, ocorre o conceito que vamos explicar para você neste texto.

Em alguns casos, essa jornada é dividida entre três etapas: Awareness (conhecimento), consideration (consideração) e decision (decisão). Porém, é possível, ainda, incluir uma quarta etapa, a de reconhecimento do problema. Ficou um pouco confuso? Não tem problema, confira abaixo o que quer dizer cada um desses tópicos.

Conhecimento, aprendizado ou descoberta

Tudo começa por aqui. As palavras que representam esse estágio demonstram que o cliente ainda não sabe – ou sabe pouco – que possui um problema ou tem necessidade de algum tipo de produto ou serviço. Nesse momento, ele começa a pesquisar e a conhecer mais.

Reconhecimento

Depois de muita pesquisa, o usuário já percebe que pode ter algo de errado, e essa é sua chance de mostrar para ele que existe, sim, um problema ou necessidade.   

Consideração

Quando percebe que realmente tem o problema ou necessidade, o usuário passa, agora, a pesquisar possíveis soluções para ele. Ele faz uma longa pesquisa e considera o que é melhor para ele naquele determinado momento.

Decisão

Chegamos ao fim da jornada. Aqui, o usuário já está educado e já analisou as possibilidades. Desta forma, é nesse momento que a compra pode ocorrer. 

A importância da jornada de compra do cliente está clara. A partir dela, você pode observar em qual etapa está seu possível cliente e conduzi-lo para o tópico final. Além disso, está diretamente ligada com o funil de vendas, e ajuda a nortear a produção de conteúdo, já que, para cada etapa, a produção é diferente.

No topo do funil, está a fase de aprendizado e descoberta. Nesse momento, seu foco é em conteúdos mais amplos, que despertem interesse, mas que ainda não possuem tantas especificidades. Você precisa fazer com que ela comece a compreender que possui um problema ou necessidade.

Quando falamos sobre meio de funil, abrangemos duas etapas da jornada: reconhecimento e consideração. Durante esse período, você começa a mostrar opções para o usuário. Além disso, tem a liberdade de mostrar que pode ter a solução para o problema que ela acaba de descobrir. Aposte em conteúdos com os quais ele possa se identificar diretamente.

Quando chegamos ao fundo, falamos sobre a decisão. É aqui que você precisa convencer o usuário de que tem a melhor opção para ele. Aposte em materiais comparativos, mostrando os benefícios de utilizar seu produto ou serviço.

Como você já percebeu, a jornada de compras está diretamente ligada a toda sua estratégia de Marketing Digital. Ela impacta não só a forma como seus possíveis clientes vão te enxergar, mas também suas vendas. A partir dela, você consegue obter informações ricas sobre cada usuário, podendo otimizar cada vez mais sua estratégia. Quando você conhece bem seu cliente, cria conteúdos cada vez mais ricos e interessantes para ele. Assim, torna ainda mais ágil o trabalho do time de vendas, que sabe exatamente com quem deve ou não negociar.

Ficou interessado e ainda tem alguma dúvida? Não precisa se preocupar, nós podemos e queremos te ajudar. Fale com o nosso especialista clicando aqui!