No Marketing Digital, assim como em inúmeras outras áreas, é comum surgirem verdades absolutas ou “fórmulas mágicas” sobre estratégias. Além disso, muitas vezes nos deparamos com afirmações de pessoas que juram que a forma Y funciona perfeitamente ou, então, que a forma X é ruim e não gera resultados. Acreditar na base de experiência de terceiros não é a melhor forma de iniciar sua jornada, é preciso analisar o contexto. Por isso, dentre todos os mitos, selecionamos seis dos que já ouvimos e lemos por aí, e vamos te mostrar que eles não devem ser levados como guias para suas aplicações.
Marketing de Conteúdo é sobre minha empresa
Um dos principais erros de quem está iniciando é acreditar que o conteúdo deve ser sobre a empresa. O Marketing de Conteúdo é sobre os problemas, curiosidades e possíveis dúvidas de sua persona, e ele deve levar informações e conhecimento para solucionar todos os pontos. Dizer que sua empresa é ótima e oferece bons serviços não vai atrair clientes.
Mitos do marketing digital: número de fãs é a principal métrica das mídias sociais
Embora seja a mais popular, está longe de ser a principal e, sim, é outro mito do marketing digital. Vale dizer que é sim importante, mas existem outras formas mais eficazes. Ter um alto número de fãs é relevante e mostra que sua empresa tem engajamento social e pode influenciar decisões. Mas isso não quer dizer que os fãs são potenciais consumidores, por exemplo. A melhor saída é definir a persona e direcionar os conteúdos para ela. Focar na audiência errada pode gerar custos imensos no final.
Não vale a pena investir em links patrocinados
Também se juntando aos mitos do marketing digital: as pessoas pensam que não vale a pena investir em anúncio, inclusive, aqui vale um exemplo: se você possui uma página no Facebook e não a divulga, ninguém vai conhecer. E mesmo se sua empresa já possuir presença online, é importante lembrar que ela disputa espaço com muitas outras, investir em links patrocinados e mídias pagas podem destacá-la. Além disso, esse tipo de anúncio permite que você selecione minuciosamente seu público, sem perder tempo com quem não está interessado em seu conteúdo.
Acompanhar as otimizações que têm dado certo e replicar em seu site
Engana-se quem ainda pensa que tudo é uma receita de bolo. É quase impossível afirmar que uma Otimização de Conversão útil para um negócio aleatório será útil para o seu negócio. Cada negócio possui características e necessidades diferentes, portanto basear-se no sucesso alheio pode não dar certo para você.
Mitos do marketing digital: ninguém mais lê email
Vamos partir da ideia de que quase todos possuem email. Para criar uma página no Facebook, por exemplo, é necessário disponibilizar um email. Claro que há um abismo entre ter um email e ler tudo o que recebe, e aí é que está o ponto estratégico. Se seu conteúdo é bom, tem qualidade e é do interesse do público que o recebe, a chance de ele ser lido é muito maior que a de outro conteúdo qualquer.
Quanto mais emails enviados, melhores os resultados
Embora uma automação de marketing seja escalável, não significa que é preciso enviar emails em massa, sem parâmetro de produção. Na verdade, quando falamos sobre isso, queremos dizer que essa técnica tem alta taxa de sucesso no quesito engajamento de Leads, sem perder a personalização necessária para que ele se interesse pelo conteúdo oferecido. Aliás, personalizar é um passo muito importante para que você não seja enviado para caixa de spam.
Tenho certeza de que você está surpreso com alguns desses pontos ou já ouviu em algum lugar. São coisas simples que acabam passando e tidas como verdades quando, na verdade, não são. E se achou que esses seis já eram muitos, temos um segredo: há uma infinidade de outros. Para que você conheça cada um dos outros e se aprofunde nesses já citados, temos o melhor conteúdo para que você não perca mais tempo acreditando em tudo o que ouve por aí.
Marketing digital é apenas para empresas online
Outro item que entra para a listagem dos mitos do marketing digital é a ideia de que apenas empresas online podem usar essa estratégia. Na verdade, não! O marketing pode ser usado por empresas de todos os portes e em diferentes modelos de negócio.
Afinal, você vai colocar as estratégias em prática para atrair mais clientes para o seu negócio, aumentando o número de vendas. Assim, pode desenvolver ações que mesclem o digital com o físico. Um exemplo bem simples e bastante usado: o cliente que compra é convidado a tirar uma foto do produto e marcar a empresa, ganhando um desconto na próxima compra.
Mas, é claro, para fortalecer as suas ações, além das redes sociais é recomendado que você tenha um site, ou ao menos uma landing page.
Conteúdo se vende sozinho
Não! Esse é sim um dos grandes mitos do marketing digital. Afinal, se seu conteúdo tiver qualidade, mas não tiver estratégia, você não vai chegar até o resultado que deseja.
Por isso, antes de desenvolver um conteúdo, faça um planejamento alinhado com a jornada de compra da persona e, ao distribuir as informações, busque posts para engajamento, mas não se esqueça de reservar 20% para falar de você e sobre a sua solução.
Isso, além de gerar frequência para a sua audiência, ajuda a “grudar” na cabeça das pessoas e, quando elas precisarem de você, vão buscar a sua solução.
Uma verdade: para ter resultado, é preciso testar
Há quem pense que para ter resultado com marketing digital é preciso apenas fazer um post e esperar os frutos positivos. No entanto, isso não é verdade.
Para ter resultado é preciso planejar, testar e analisar os resultados. Assim, você sabe como seguir com suas ações, entendendo o que funciona para o seu nicho e o que chama a atenção do seu público-alvo.
Curtiu? Deixe seu comentário!