Flywheel Marketing: alternativa ao funil de vendas tradicional

Funil de Vendas

Você já ouviu falar na estratégia do Flywheel Marketing? Esse novo conceito busca trabalhar o marketing fora de uma perspectiva tradicional, que é muito focada nas vendas de um produto ou serviço, criando um processo que se renova a longo prazo.

Ou seja, nessa nova proposta, a ideia é manter o foco na fidelização do usuário. Vamos entender mais sobre esse assunto?

Do funil de vendas ao marketing de flywheel

Quando falamos sobre marketing, o funil de vendas é uma estratégia muito conhecida. Ela atua no formato de funil, no qual existe um cliente que não sabe qual é o seu problema ou que ainda não identificou o que quer.

A ideia é fazer com que esse cliente avance as etapas do funil de venda de modo a começar a ter interesse por um determinado produto ou serviço, receber conteúdo atualizado sobre isso e finalizar o processo por meio da compra.

Mas, a estratégia de Marketing que trabalha com flywheel não vai entender o processo de venda e compra como a etapa final. Pelo contrário, o processo será visto de forma circular, trazendo uma ideia de continuidade.

É por isso que o termo significa ser um “volante de rotação”. Ou seja, que trabalha a partir de uma engrenagem que, nesse caso, é motivada pelo engajamento e por uma boa experiência do cliente em relação à marca.

Basicamente, essa ação vai trabalhar com a atração do cliente em relação à empresa, mas não somente isso! Existe um processo de interação e de fornecer uma boa experiência, o que pode gerar a fidelização.

Ou seja, não é somente sobre atrair o cliente, mas também retê-lo em sua empresa! Com isso, podemos resumir essa ação como:

  • Permanência do contato, mesmo após a compra;
  • Melhora no relacionamento com o cliente;
  • Novas perspectivas de mercado;
  • Melhora na consolidação da marca em relação ao mercado.

Como o Inbound Marketing contribui com o flywheel marketing?

Agora que você já sabe o que é o flywheel é importante compreender que o Inbound Marketing, ou marketing de atração, contribui diretamente para que esse processo de retenção do cliente ocorra.

Esse processo é importante porque trabalha com a definição de estratégias que podem ser importantes na ação de reter os clientes.

Uma das estratégias utilizadas é por meio da automatização de processos relacionados ao atendimento com o cliente.

Um dos elementos que causam um desgaste no relacionamento da empresa com o cliente é a falta de comunicação, demora no atendimento ou espera elevada para resolver um problema.

Por isso, a automatização permite que essa resposta seja feita de forma personalizada e rápida, fazendo com que o cliente não fique esperando.

Algumas formas de fazer com que essa resposta ocorra de forma rápida e precisa se dá por chatbots (robôs virtuais), pesquisas de satisfação. Bem como, tecnologias que funcionem 24 horas na resposta ao cliente.

Marketing de conteúdo

Outra estratégia importante é aplicar o Marketing de Conteúdo, que consiste em uma técnica de produção voltada para captação e fidelização do cliente, produzindo um material que seja relevante para o cliente.

Uma das formas de aplicar isso é por meio do envio de e-mail no pós-venda. Esse e-mail pode contar com uma pesquisa de satisfação do cliente, entendendo melhor as preferências e formas de melhorar o relacionamento.

Contudo, essa ação também é uma forma de dar continuidade ao relacionamento por meio do envio de conteúdo de qualidade, personalizado e segmentado. Já que sua marca, loja e conteúdo, devem ser direcionados para o público-alvo da empresa, tendo informações mais precisas sobre o interesse desses usuários para a devida segmentação na pré e na pós-venda.

Self-service no marketing de conteúdo

Outra técnica muito legal é o self-service, que permite que o cliente consiga personalizar os elementos que fazem parte do seu interesse.

Dessa forma, as possibilidades de oferecer um produto que seja do interesse do cliente são maiores, evitando rejeições e uma quebra nesse relacionamento.

Por fim, para que sua empresa alcance bons resultados por meio do Inbound Marketing, utilizar as redes sociais para a manutenção desse relacionamento é essencial.

Isso pode ser promovido por meio de campanhas no Instagram, Facebook, Twitter Ads ou outras redes, de modo a aumentar a visibilidade da marca e manter uma boa interação com seu público de forma mais direta e ágil.

Dessa forma, vale a pena se apropriar dos recursos e estratégias disponíveis pelo marketing de flywheel. Não somente ligando-se ao interesse de vender, mas de conquistar. Até porque fazer com que uma pessoa que já conhece sua marca volte a comprar, é mais fácil e barato do que atrair alguém que nunca ouviu falar sobre seu negócio.

Pronto para usar?

Quem trabalha com estratégias de marketing precisa se manter atualizado sempre. Afinal, o mercado muda muito. Como é o caso flywheel marketing, uma opção que foge ao tradicional funil de vendas, mas que não deixa de ser efetiva.

Se você gostou dessa prática, que tal testá-la? Ah, e se gostou do conteúdo, compartilhe com outras pessoas!

Veja outros conteúdos:

Cadastre-se e faça parte da nossa lista exclusiva de conteúdos!

Meio de funil (MoFu): quais os melhores materiais para produzir?

Para o funil de vendas dar certo, é preciso estruturar bons conteúdos para o meio do funil. Clique aqui e saiba como produzir os melhores materiais!

Fundo de funil: quais os melhores materiais para produzir?

Saiba quais materiais produzir para o fundo de funil e convença os seus leads a comprarem com a sua empresa. Clique aqui e veja as nossas dicas!

Funil de vendas: veja por que montar o seu!

Clique e entenda a importância de estruturar um funil de vendas. Seguindo todos os passos, o sucesso da empresa e dos funcionários é garantido!

Ainda tem dúvidas sobre o quanto sua empresa pode ganhar investindo em marketing digiTal?

Fale com um de nossos profissionais e conheça o plano ideal para ter resultados na internet!