Conheça 3 dicas de SEO Off Page

SEO

Se tem algo indiscutível no universo corporativo e digital é a importância que os motores de busca assumiram hoje em dia. Na mesma linha, é preciso falar também de estratégias como as de SEO Off Page, justamente por causa dessa tendência atual.

De fato, quem pensa que os grandes buscadores como Google, Bing, Yahoo! e Ask Brasil, que são os mais famosos e mais utilizados em nosso país, não têm um alcance comercial e empresarial, está redondamente enganado.

Foi-se o tempo em que essas plataformas serviam apenas para pesquisas escolares, ou as redes sociais para postar fotos do fim de semana. Na verdade, as marcas perceberam o enorme potencial que elas tinham de atrair gente e gerar vendas.

Basta abrir agora o Google e pesquisar por algo como empresa de decoração para restaurantes, que é um serviço nichado, e você vai encontrar centenas ou mesmo milhares de resultados, tudo dentro de poucos segundos.

Sendo que os primeiros resultados provavelmente vão aparecer com a opção de ativar o GPS. Ou seja, se você estiver pelo celular, pode usar o mapa da plataforma para ser direcionado até o estabelecimento mais próximo que presta o serviço.

Continue acompanhando o blog para saber mais.

Exemplos práticos de SEO off page

Tudo isso que já apresentamos até então, é tão interessante que nem é preciso ser da área de marketing digital ou mesmo um empresário para imaginar como vem revolucionando o mundo das vendas, bem como a relação entre as pessoas e as marcas! Tanto que entender melhor o comportamento dos consumidores e até as inclinações das novas gerações é algo que faz parte desse esforço que aprofundaremos aqui, como modo de dar às empresas um subsídio maior para impactar seu público-alvo.

O fato é que os jovens de hoje já nasceram em uma época em que o acesso à computação, à internet e à informação de modo geral é muito maior. Isso gera perfis mais críticos e mais exigentes, inclusive na hora de cotar e de comprar algo.

Aqui entram os motores de busca, que são algo que a pessoa opera literalmente na palma da mão, venham se tornando um símbolo desse avanço todo. De fato, podemos dizer que eles se tornaram algo como a maior vitrine do mundo.

Sendo que as inovações não param de acontecer, como o fato de que hoje muitos usuários já pesquisam pelo voice search. Ou seja, em vez de escrever empresa de limpeza de ar condicionado, a pessoa ativa o microfone e pronuncia essa palavra-chave.

Também começam a surgir opções de pesquisa por foto. Então, você coloca a câmera do celular de frente para um tênis ou uma geladeira, sem escrever ou digitar nada, e o buscador já encontra o produto nas lojas online.

É justamente nesse contexto que estratégias como a de SEO off page se tornam tão importantes, pois elas ajudam sua empresa a ficar bem ranqueada nos buscadores. Ou seja, quando o cliente em potencial faz uma busca, você aparece para ele.

A primeira página é o desejo de todos!

De fato, quem aparece nas primeiras páginas tem muito mais chances de vender, pois o brasileiro não costuma passar da segunda página. Se a pessoa não acha o que procura, a tendência é ela mudar a palavra-chave.

Então, ficar de fora desses resultados principais, infelizmente é pedir para não ter resultado nenhum. A notícia boa é que abaixo vamos explicar não somente o que é o SEO off page, mas também enumerar as três melhores dicas da área.

Mais ainda, mostraremos por que exatamente adotar essa técnica, explorando as vantagens e benefícios que podemos esperar dela no curto, médio e longo prazo. Além dos exemplos que trazemos, baseados em segmentos e nichos reais.

Realmente, um dos pontos positivos disso tudo é o fato de que hoje essa estratégia já evoluiu tanto que ela pode ser aplicada a qualquer tipo de negócio, seja para indústrias multinacionais ou para uma empresa de pavimentação asfáltica.

Isso quer dizer que só o que precisamos para consagrar as dicas e conselhos trazidos abaixo, é que os donos e líderes da empresa tenham uma consciência clara da importância que os grandes motores de busca atingiram na atualidade.

Desta forma, se o seu intuito mais urgente e prático aqui é justamente o de mergulhar de cabeça em recursos relativamente simples que podem melhorar e muito os resultados da sua empresa, então basta seguir adiante até o fim deste texto.

Os conceitos e os motivos

Como vimos, antes de sair enumerando qualquer dica prática, é preciso explicar alguns conceitos, características e motivos principais do porquê de adotar este recurso.

Para começar, SEO é uma sigla em inglês para Search Engine Optimization, ou seja, Otimização de Páginas para Motores de Busca.

Isso já diz muito sobre esse esforço todo, que consiste em otimizar as páginas do seu site para torná-las mais assertivas na hora de se posicionarem.

Aqui precisamos ressaltar que, dentre todos os buscadores do mundo, o melhor e a verdadeira referência da área é o Google. Ou seja, os seus algoritmos e parâmetros é que vão definir nosso esforço em termos de otimização.

Portanto, uma empresa de arquitetura e reforma que queira posicionar essas e outras palavras-chave precisa ficar de olho nas inovações do Google.

O problema é que a plataforma não divulga explicitamente seus algoritmos, então é preciso estudar casos para aprender o que fazer.

Principais pontos para estratégia de SEO off page

  • Definir a melhor palavra-chave;
  • Inserir a palavra-chave na URL e no texto;
  • Gerar conteúdos originais e relevantes;
  • Utilizar imagens em alta definição;
  • Ter páginas que carregam mais rápido;
  • Tornar todo o site responsivo (mobile);
  • Fazer links internos e externos.

É justamente nessa parte de links que entra o SEO off page. Como o termo já sugere, trata-se das estratégias que ocorrem “fora da página”, ou seja, que vão para além da otimização do seu próprio site.

O maior exemplo é quando um negócio de abertura de empresa simples escreve um texto em parceria com outro, que então publica o material no domínio dele, com um link para o seu. É o que se chama de guest post, como ficará claro abaixo.

O que precisa ficar claro aqui é que é fundamental entender esses conceitos antes de partir para a prática.

Bem como os motivos de implementar o SEO off page, que vão desde o retorno comercial que isso dá até o aumento do seu prestígio e da autoridade de sua página.

1. Dicas de guest post

Já vimos do que se trata o guest post, mas é preciso entender que, para ele funcionar bem, você tem de escolher um parceiro realmente assertivo.

É a famosa coisa de que não adianta trocar seis por meia dúzia. Ou seja, se for para ele ter o mesmo alcance que você, então você não precisa dele.

Por isso, uma empresa de dog walker necessita de algo como a maior clínica veterinária da sua região. Mas não só isso, pois estamos falando do universo digital: ela precisa ter um site bem posicionado em várias palavras-chave dela.

Outro erro comum é escolher o site mais bonito, porém, como vimos na lista acima, o que interfere na otimização não é isso, e sim aqueles pontos técnicos.

Depois de escolher o parceiro certo, proponha a parceria e, claro, ofereça algumas vantagens para ele também, nem que seja um ou outro serviço gratuito, como modo de ele realmente fazer um link valioso para o seu site.

2. SEO off page: faça co-marketing

Outra dica de ouro é fazer co-marketing, pois assim você não fica apenas esperando um parceiro cair do céu, mas já marca presença também.

A ideia aqui ainda é contar com uma marca mais forte, mas neste caso, vocês dividem a produção do conteúdo, que também pode variar bastante.

Por exemplo, uma empresa de consultoria fiscal pode produzir e-books, infográficos e até mesmo vídeos, lives ou podcasts sobre seu segmento.

Esses conteúdos são ricos e tendem a atrair muita gente, ao mesmo tempo em que geram SEO off page de modo muito mais orgânico e consistente.

3. Pense fora da caixa

É claro que os motores de busca têm sua importância, contudo, eles são uma espécie de bolha, sendo que há outras bolhas digitais igualmente importantes.

Por exemplo, as redes sociais mais famosas, que podem ajudar e muito no SEO off page. Afinal, tudo que você fizer nelas é considerado “fora da página” do seu site.

Assim, uma empresa de pavimentação pode investir em conteúdo ricos também nas mídias sociais, com isso impactando mais gente, inclusive no sentido de poder encontrar parceiros também ali, criando um círculo virtuoso de otimização.

Lembrando que quanto mais tráfego suas páginas tiverem, maior será considerada a autoridade dela, melhorando o seu ranqueamento.

Considerações finais

Falar sobre motores de busca como o Google, que atingiu a excelência em termos de parâmetros, é uma das estratégias mais importantes da atualidade.

Acima demos as melhores dicas de como fazer SEO off page, assim você fica bem ranqueado no buscador e consegue atingir os melhores resultados possíveis.

Veja outros conteúdos:

Cadastre-se e faça parte da nossa lista exclusiva de conteúdos!

Search Engine Optimization: como chegar ao topo do Google

As estratégias de SEO mostram as empresas como chegar ao topo do Google. Quer saber como? Clique aqui e descubra agora mesmo!

Descubra o que é CTR e aumente as visitas do seu site

Descubra o que é CTR e como ele pode te ajudar a conseguir cada vez mais acessos no seu site. Acesse o conteúdo e aumente o seu número de visitantes!

Ainda tem dúvidas sobre o quanto sua empresa pode ganhar investindo em marketing digiTal?

Fale com um de nossos profissionais e conheça o plano ideal para ter resultados na internet!