Dicas de postagem: 12 formas de aproveitar conteúdo quando se está sem ideia

Marketing digital

Quem produz o conteúdo de marketing de uma empresa sem ajuda de uma agência, está sempre em busca de dicas de postagens e ideias do que fazer, para atrair mais pessoas, seguidores e, claro, conquistar reconhecimento para a marca, que gerem vendas no final.

E se essa é a sua realidade, você sabe muito bem do que estamos falando, certo? Mas, uma coisa que muitas vezes não nos atentamos completamente, é que o conteúdo já existente também pode ser aproveitado para esses mesmos objetivos!

Afinal, mesmo que você tenha 1 milhão de seguidores, o seu conteúdo não será entregue para todas essas pessoas. Por isso, trazer a informação novamente é uma boa prática, mas, melhor do que isso: adaptar para outros canais e chegar até pessoas diferentes!

Como? Essas são as dicas que você vai ler no blog:

  1. Transforme sua publicação em vídeo
  2. Dicas de postagem: faça um breve resumo do seu conteúdo e divulgue em vídeo 
  3. Aproveite vídeos relacionados
  4. Faça um infográfico
  5. Produza um podcast!
  6. O e-mail não é uma arte em extinção! Use na sua estratégia de reaproveitamento
  7. Reposte o conteúdo nas redes sociais!
  8. Produza um carrossel
  9. Dicas de postagem: produza um ebook
  10. Crie guias no Instagram
  11. Desenvolva blogs
  12. Tenha um contato com a imprensa e divulgue releases

Por que adaptar postagens é uma boa prática

Se você chegou até aqui procurando dicas de postagem e se deparou com uma sugestão para adaptar seus conteúdos, pode ter ficado surpreso. No entanto, essa é uma boa prática a ser feita. Inclusive, ela é usada por grandes empresas reconhecidas nacional e mundialmente pelo serviço de marketing.

Mas, por que adaptar e não criar um conteúdo novo? É claro, você não só pode, como deve, criar conteúdos novos para a sua audiência. No entanto, ao adaptar, você vai trazer a informação de um modo diferente. Inclusive, se for possível, em um formato diversificado e em outra rede social.

Aliás, não são todas as pessoas que acompanham as suas redes que vão receber todos os seus posts. Um exemplo disso, são as taxas de engajamento consideradas boas pelas próprias redes, que variam de 1 a 3%, fazendo um compilado de todas as formas de interação do usuário com seu conteúdo:

  • Seu número de seguidores;
  • O número de curtidas que o post recebeu;
  • Qual foi o alcance da sua publicação;
  • Comentários;
  • Taxa de compartilhamento (nos stories, com outras contas);
  • Taxa de salvamento da publicação.

Quais conteúdos eu posso adaptar?

Uma forma fácil de entender isso, é buscar qual a validade do post. Por exemplo, um conteúdo sobre o WhatsApp Payments deve receber uma nova atualização apenas se a ferramenta divulgar uma novidade, ou seja, é sazonal.

Já um blog falando sobre marketing para pequenas empresas não depende de uma terceira pessoa para receber uma atualização ou de uma data específica, porque é atemporal.

Consegue entender a diferença?

Dessa forma, sempre analise a relevância do seu post antes de fazer uma otimização e verifique a qualidade dele. Ou seja, se está bem estruturado, se foi feito com foco na persona, se ainda é relevante para o público.

Ah, e claro, não se esqueça de analisar a taxa de engajamento (como te explicamos no tópico anterior)!

Quais as principais formas de adaptar os conteúdos

As nossas dicas de postagem para adaptar são variadas, para que você escolha a que for possível de executar e, claro, que valha a pena para o seu segmento e público-alvo.

Afinal, digamos que você faça um podcast, mas sua audiência prefira ler ou vice-versa, o resultado com o repost não será o esperado e você terá desperdiçado tempo de trabalho.

Como saber isso? Bem, não há como saber com base em achismos. Por isso, o certo mesmo é testar. Então, se você lançar um podcast e ele não tiver o alcance esperado, não desanime! É apenas um sinal de que seu público consome outro tipo de conteúdo.

E para ajudar você nessa missão, separamos 12 dicas de postagens para reaproveitar conteúdos!

Confira:

1. Transforme sua publicação em vídeo  

Uma das primeiras dicas de postagem é para transformar seu conteúdo em vídeo. Afinal, não é de hoje que essa estratégia vem sendo fortalecida e com redes e ferramentas especialmente para isso, com o TikTok e o Reels, eles se tornaram ainda mais populares.

No entanto, o YouTube não fica de fora desse páreo e é a segunda maior ferramenta de pesquisa, ficando atrás apenas do Google.

Então, se você produz blogs, que tal transmitir a essência do conteúdo e criar uma publicação de topo, para atrair pessoas e postar no YouTube? Afinal, as pessoas estão sempre pesquisando dicas de como fazer determinadas coisas e como aprofundar o conhecimento que elas já possuem.

2. Dicas de postagem: faça um breve resumo do seu conteúdo e divulgue em vídeo

Outra forma de utilizar vídeos na sua estratégia é fazer um pequeno resumo de um conteúdo já existente e publicar nas redes sociais, como um vídeo mais longo no Instagram e Facebook.

E aqui não entram apenas publicações orgânicas, você também pode aproveitar essa estratégia para divulgar o seu produto.

Digamos que você seja uma escola de confeitaria europeia e queira atrair mais pessoas para o seu curso online. Produza um vídeo explicando uma das técnicas ensinadas e finalize dizendo que é possível aprender ainda mais no curso.

Afinal, não há problema algum em divulgar o que você faz! Mas, cuidado: tente produzir apenas 20% de conteúdo sobre venda, até porque, as pessoas não querem ver apenas publicidade na internet.

3. Aproveite vídeos relacionados

Para finalizar nossas dicas de postagem para vídeo, você pode criar um conteúdo, que tenha relação com um já publicado, e chamar as pessoas para assistirem também.

Assim, além de divulgar seu vídeo novo, você alcança uma nova audiência para o antigo.

E isso pode ser feito com blogs também. Por exemplo, nós temos uma série de conteúdos sobre tipos de conteúdo por etapa do funil, que fazem linkagem nos outros:

Topo de funil (ToFu) de marketing: quais materiais produzir e atrair leads

Meio de funil (MoFu): quais os melhores materiais para produzir?

Fundo de funil: quais os melhores materiais para produzir?

4. Dicas de postagem: faça um infográfico

Outra dica para você aproveitar uma postagem antiga é fazer um infográfico. Analise o Google Analytics e encontre a publicação do seu site que mais teve acessos, a transforme em um infográfico, apresentando os principais dados, e publique nas suas redes sociais.

Afinal, os infográficos mostram informações fáceis de entender e não exigem muito texto para a compreensão.

E isso vale para todos os segmentos e vale também para outros modelos de dados! Digamos que você tenha um ecommerce de joias. Pode fazer um infográfico mostrando quais foram os brincos mais vendidos no último mês.

Esse é um excelente gatilho para gerar desejo e envolvimento, porque, mesmo que você não faça uma oferta direta na postagem, vai despertar o desejo de outras pessoas por comprarem também, porque elas querem ter o brinco mais vendido.

Isso também é um excelente modo de gerar identificação, porque quem comprou os acessórios, vai gostar de saber que participou dessa construção.

5. Produza um podcast!

Os podcasts estão em alta e você também pode aproveitar essa onda para reaproveitar um conteúdo antigo, caso já utilize a estratégia.

Desse modo, se tiver um conteúdo em vídeo que seja bacana, também pode utilizar o formato de áudio para alcançar novas pessoas.

Afinal, é comum ouvirmos no carro, no caminho para o trabalho, em viagens, durante o exercício físico, faxina na casa… Isso possibilita também não apenas que você adapte o seu conteúdo, como também o aprofunde.

Até porque, é comum que as pessoas vejam vídeos de 5 a 8 minutos. Em um podcast, você pode ir muito além, criando conteúdos com mais de 1 hora.

Por exemplo, se você tem um sistema para oficina mecânica, pode convidar especialistas para falar no seu podcast sobre o tema.

6. O e-mail não é uma arte em extinção! Use na sua estratégia de reaproveitamento

Digamos que você tenha uma empresa de tecnologia e tenha feito um post sobre as 5 maiores tendências para o semestre no Instagram, que gerou bastante interação. Por que não aproveitar esse insight e transformar em um e-mail marketing?

Assim, o envio será feito para uma base diferente de contatos, que também vão considerar a informação relevante e engajar com o seu conteúdo.

Lembre-se de utilizar chamada para ação, ou seja, convidar o usuário a clicar em links dentro do seu e-mail, com uma landing page ou até mesmo de atendimento do WhatsApp.

7. Reposte o conteúdo nas redes sociais!

Talvez uma das dicas de postagem mais óbvia seja postar o conteúdo que saiu nas redes sociais originalmente, nas próprias redes sociais.

Afinal, como nós falamos, nem todo mundo pode ter visto o seu post. E as redes sociais possuem outro caráter: o conteúdo não pode ser encontrado através de uma pesquisa, como no Google ou YouTube, é preciso rolar todo o feed.

Ou seja, o usuário não sabe o que vai encontrar, ele permanece ali porque gosta do seu conteúdo e da forma como você educa a audiência.

Algo que você pode fazer para dar uma cara diferente para o post, é mudar a cor do layout, apresentar novos elementos.

Já outra dica ainda mais simples, é aproveitar o repost de conteúdo nos stories. Faça uma introdução sobre o assunto e depois link o card no próximo story.

8. Produza um carrossel

Os carrosséis, também chamados de slide por algumas pessoas, são aqueles posts bastante utilizados quando é preciso passar uma mensagem maior.

Por isso, você pode adaptar o conteúdo de um post simples do feed (de uma imagem apenas) em um carrossel.

Essa prática vai permitir que você aprofunde suas dicas e conquiste mais pessoas.

9. Dicas de postagem: produza um ebook

Com a pandemia, as lives passaram a fazer parte do dia a dia das empresas e dos internautas. Como sabemos, alguns criadores optam por não salvar as lives, como uma estratégia para gerar escassez, ou seja, quem viu, ótimo, quem não viu, paciência.

No entanto, algo muito possível de se fazer é entender qual das lives teve mais audiência e interação e transformar o conteúdo em um ebook e divulgar para as pessoas, adicionando ainda mais informações.

Aqui, valem duas estratégias: se você utilizar a live como estratégia para captação de leads, pode fazer o envio do ebook exclusivamente para quem se cadastrou na landing page.

Já se você não capta leads, pode disponibilizar o ebook para todas as pessoas, indicando que é uma prática única, mostrando para os usuários o conteúdo que eles perderam, mas que ainda possuem a chance de ver, ao vivo, em outras oportunidades.

Isso gera valor para o usuário e ainda ajuda você a captar leads para a sua base de nutrição, através de uma landing page de topo.

10. Dicas de postagem: crie guias no Instagram

Os guias são muito fáceis de fazer no Instragram, eles podem ser feitos através de publicações do seu feed, de outro feed ou para indicações de restaurantes.

Dessa forma, selecione as melhores postagens sobre determinado conteúdo, por exemplo, SEO, crie o guia e divulgue sobre nos seus stories. Essa ação vai levar as postagens para outras pessoas.

11. Desenvolva blogs

Se você ainda não faz uso dos blogs, essa é uma boa hora para começar!

Uma discussão simples, gerada através de uma enquete nos stories, pode gerar um conteúdo de blog aprofundado e fresquinho sobre o que foi falado.

E o melhor: é possível gerar atualizações sempre que necessário!

12. Tenha um contato com a imprensa e divulgue releases

Ao trabalhar com digital pode ser comum pensar que não é possível utilizar estratégias de outbound, no entanto, você também tem a possibilidade de contar com esse modelo de divulgação.

Se um dos seus conteúdos tiver potencial para ser divulgado na mídia, não perca seu tempo!

Por exemplo, se você tiver um case de sucesso bastante chamativo, pode ser que gere interesse dos veículos.

Desenvolva um relacionamento com eles, isso vai ajudar a dar um novo fôlego para os seus conteúdos e aumentar a visibilidade do seu negócio.

Pronto para usar nossas dicas de postagem?

Ufa! Depois dessas dicas de postagem você não vai mais ficar sem postar por um bom tempo.

Lembre-se das nossas dicas primordiais:

  • Confira o alcance do seu conteúdo;
  • A relevância dele;
  • Valor para a audiência;
  • Se ele tem data de validade.

Assim, você produz publicações que realmente possuem potencial para engajar com as pessoas e mantém suas redes movimentadas.

Gostou? Compartilhe com outras pessoas!

Veja outros conteúdos:

Cadastre-se e faça parte da nossa lista exclusiva de conteúdos!

4 estratégias de Marketing para negócio B2B

Todo negócio precisa se destacar em seu nicho de atuação e para empresas cujos consumidores são outros empreendimentos, se valer do marketing para negócio B2B é uma excelente opção.

6 motivos para empresas de software investirem em marketing

Um dos principais motivos para empresas de software investirem em marketing digital é serem facilmente encontradas nas redes ou no Google.

Marketing na saúde: estratégias e cuidados necessários

Pensando em ajudar você desmistificar o marketing na saúde no digital, produzimos este conteúdo! Acesse e confira as dicas que separamos.

Ainda tem dúvidas sobre o quanto sua empresa pode ganhar investindo em marketing digiTal?

Fale com um de nossos profissionais e conheça o plano ideal para ter resultados na internet!