Descubra que é possível ter uma receita previsível

Funil de Marketing, Marketing digital

Não há nada mais complicado do que perceber que suas vendas estão caindo. Ainda mais difícil é pensar em soluções realmente eficazes quando tudo parece estar confuso. Para atingir melhores resultados, é preciso ter uma boa equipe. Aliás, boa equipe não significa uma grande equipe. Para ter uma boa equipe, é necessário investimento. E, nesse caso, como investir em melhorias se o dinheiro do mês é contado? E quando há prejuízo? Todos esses questionamentos são resolvidos com o conceito de receita previsível, criado por Aaron Ross.

Ele é autor do livro Predictable Revenue (Receita Previsível, em português), que trata sobre um método que levou a empresa Salesforce ao imenso sucesso. Tenho certeza de que você pensa que esse tipo de resolução é distante e utópica, não é? Mas vou falar um pouco mais sobre isso neste post.

Vendas: Aaron nos dá um chacoalhão logo de cara. Segundo ele, para vender mais não é necessário ter uma equipe gigantesca, é preciso ter pessoas capacitadas para gerar bons leads. Quanto mais leads prontos para comprar, maior o sucesso. De forma geral, o primeiro passo é ter alguém especializado na geração e capacitação de leads, ponto. De acordo com Ross, “É a prospecção que leva a venda para frente […]”. Ou seja, a geração de bons resultados depende da forma como se vende, e não da quantidade de vendedores que se tem.

O autor cita dois passos para as equipes venderem e obterem sucesso.

Plano de sucesso

Esse plano deve conter, resumidamente, os principais passos do processo que levará o cliente ao sucesso. É necessário definir algumas metas e responsabilidades tanto suas quanto do cliente. Esse plano pode ser um e-mail com alguns itens acordados com o cliente. Nesse ponto, deixo uma fala bastante pertinente de Ross: “Quanto mais os clientes conseguirem visualizar seu próprio sucesso, mais rápido vão querer fechar um acordo por eles mesmos”.

Sucesso contínuo

Crie planos para que o cliente tenha sucesso de forma contínua. Dedique tempo para tornar o cliente bem-sucedido no uso de seu produto ou serviço. É você quem precisa conduzi-lo. Quando o cliente está satisfeito, seu negócio cresce.

Mas, como ter uma receita previsível? Já mostramos que o passo principal para ter uma receita previsível é investir em seu time de vendas no sentido de capacitá-lo para a geração de Leads. Porém, existem outros passos que devem ser seguidos para que sua empresa alcance uma receita previsível.

1 – Conheça o cliente

Essa é sempre uma peça chave para toda e qualquer situação que envolve Marketing. Você precisa oferecer soluções para seu cliente, precisa resolver o problema dele, e não apenas vender um produto de qualquer jeito. Para conhecê-lo, analise o geral. Observe os pontos comuns, localização etc. e crie um modelo ideal.

2 – Tenha informações

Depois de descobrir qual é o seu modelo ideal de cliente, obtenha todas as informações possível sobre cada um. Nome, e-mail, idade, ocupação… Todas os detalhes são importantes.

3 – Mantenha um fluxo de nutrição

Você precisa manter contato com o prospect. O email é uma das melhores formas para isso acontecer. Prepare-o e ofereça conteúdos relevantes e de qualidade. Se aproxime de forma cautelosa e, logo, terá uma relação sólida com o cliente.

4 – Continue a conversa

Esse é o momento em que o Lead está quase pronto. Ele sinalizou que está preparado para conversar com você, e essa é uma etapa muito delicada. Não chegue no desespero. Tenha paciência, ouça o que ele tem a dizer e procure apenas ótimas soluções para o problema.

5 – Finalmente, venda!

Chegou a hora! Mas, calma. Assim como no item anterior, aqui é preciso ter paciência. Esse é o momento de encaminhar o Lead para o time de vendas, ele já está pronto. Cuidado para não haver nenhuma falha de comunicação nesse momento.

Para Aaron Ross, é necessário concentrar grande parte dos esforços no início do processo. Quando nos dedicamos aos prospecto no início, não corremos o risco de perder tempo com Leads que não estão realmente interessados. Você pode até vender, mas alguém desinteressado dificilmente voltará a fazer negócio, afinal, não é seu público.

Para prever uma receita é preciso ter um processo de prospecção estruturado. Dessa forma, somente oportunidades reais chegam até o time de venda. Depois de aprender isso tudo, você saberia me dizer como está a estrutura de seus times? Bom, com certeza ela ainda não é o exemplo perfeito de Ross, mas é possível chegar lá. Gostou do conteúdo? Então, compartilhe!

6 motivos para empresas de software investirem em marketing

Um dos principais motivos para empresas de software investirem em marketing digital é serem facilmente encontradas nas redes ou no Google.

Captação de leads: estratégias que ninguém te ensinou

A captação de leads é parte essencial para quem utiliza ou trabalha com estratégias de marketing digital. Afinal, sem eles, não é possível chegar a última fase do funil: a venda. Por isso, é preciso investir tempo e utilizar diferentes estratégias para alcançar as suas metas...

Estratégias de marketing na saúde e cuidados necessários

Falar em marketing na saúde pode parecer algo “fora do comum”, afinal, para a divulgação do serviço é preciso seguir uma série de restrições. No entanto, investir em marketing nesse setor é uma excelente forma para atrair mais pacientes, por meio de conteúdos gratuitos de...

Storytelling no marketing: como usar a estratégia para escrever roteiro

O storytelling no marketing é usado para muitas coisas e, uma delas, é para escrever roteiros que emocionem! Aprenda a usar essa estratégia.

Conheça os modelos de marketing digital imobiliário

O marketing digital imobiliário é um excelente jeito de anunciar imóveis, tanto para aluguel, quanto para venda. Acesse o nosso blog!

6 dicas para produzir material rico que converte

Um material rico é um conteúdo aprofundado, que entregue valor para a sua persona, com o objetivo de gerar leads para a sua empresa.

Relacionamento e conteúdo para marketing de varejo

O marketing de varejo é uma estratégia para atrair clientes no ponto de venda e também no ambiente digital, por meio de diversas ações.

Planejamento estratégico de marketing: por que fazer

Um planejamento estratégico de marketing é um documento que serve de guia para definir as ações on-line de uma empresa e o posicionamento. Confira mais no blog.

Marketing 360 graus: o que é e como aplicar na moda

O marketing 360 graus é uma estratégia que abrange diferentes meios de comunicação, para que você se comunique com seu público-alvo. Leia o blog!

Marketing digital de performance: use os dados ao seu favor

Você já ouviu falar em marketing digital de performance? Para explicar este conceito precisamos voltar há alguns anos, quando a mídia tradicional ainda dominava as estratégias de publicidade e as empresas investiam em propagandas televisivas e radiofônicas, espaços nos jornais...

Ainda tem dúvidas sobre o quanto sua empresa pode ganhar investindo em marketing digiTal?

Fale com um de nossos profissionais e conheça o plano ideal para ter resultados na internet!