Descubra o que é CTR e aumente as visitas do seu site

Marketing digital, SEO

Você tem tentado de todas as maneiras aumentar o número de visitas do seu site, mas sem sucesso? Esse é um dilema que muitos encontram ao começar a publicar serviços e conteúdos na internet.

E você tem alguma noção do porquê? A resposta é simples, para conseguir mais cliques nos seus conteúdos, é necessário tempo e esforço e poucos estão dispostos a fazer o que é necessário.

Por isso, decidimos abordar um assunto que irá te trazer muito conhecimento. Além disso, te daremos ótimas dicas para aumentar o número de visitantes da sua página.

Vai perder a oportunidade de dar uma alavancada no seu negócio? Eu tenho certeza que não. Então, aproveite o conteúdo e comece a atingir mais internautas!

Mas afinal, o que é CTR?

Em inglês a sigla significa Click-through-Rate. Para ser mais claro, o CTR são as pessoas que viram o resultado de uma busca e clicaram nele. Mas no que isso irá me ajudar a conseguir mais cliques e melhorar o SEO?

Primeiramente, é preciso entender tudo o que cerca o CTR, ou seja, quais são as informações que aparecem em um resultado de busca.

Quando você faz uma pesquisa no Google, no topo do resultado aparecerá o título. Então, as informações que vêm logo abaixo fazem parte da meta description (ou descrição), um pequeno resumo do que você encontrará no conteúdo.

É muito importante entender o que tudo isso significa, já que será com essas ferramentas que você irá atrair leitores. Apenas com um título interessante e uma descrição, os resultados podem melhorar bastante.

Mas e o CTR, no que ele se encaixa? Com ele, será possível ter uma métrica de quantas pessoas se interessaram pelo seu conteúdo e quantas abriram ele. E para isso, foi criado o GSC (Google Search Console).

Ele prepara um relatório completo com todas as palavras-chave utilizadas no seu site, sua posição média nos resultados, quantos cliques foram gerados e o seu CTR.

Como posso utilizar esses dados ao meu favor?

Não existe muito segredo para conseguir melhorar os números. Muitas vezes, não é necessário nem mexer no site. A parte essencial é compreender as palavras-chave, elas são a alma do negócio.

Agora, basta você saber quais são elas e como anda o ranqueamento das mesmas no Google.

Por isso, será necessário ter todos os números que o GSC pode oferecer. Baixe todos eles e separe onde achar melhor.

Depois disso, vamos para a parte prática. Separe as palavras-chave que estão ranqueadas em primeiro e veja qual é o CTR médio delas. Se o número atingir os 30%, ela está na média.

Em segundo lugar, selecione outras palavras que estão posicionadas em primeiro lugar. Caso elas apresentem um valor abaixo dos 30%, significa que estão com uma taxa de clique abaixo do esperado.

Isso mostra que, ou existem muitos anúncios acima do seu conteúdo, ou apenas que as suas informações (título e descrição) não estão sendo bem utilizados.

Utilize o CTR e saiba como chamar a atenção dos leitores

Um dos segredos da atração é a forma como os leitores são abordados. E não é difícil produzir um conteúdo certeiro, basta saber exatamente o que fazer.

É preciso verificar os títulos e as descrições que estão sendo utilizadas. Como eu disse anteriormente, eles são chave para conseguir prender a atenção de alguém.

Por isso, caso os seus números não estejam dentro da média, mesmo bem ranqueados é preciso rever o que tem sido feito e alterar. Essa é uma das maneiras de conseguir melhorar as métricas.

Outro ponto que irá ajudar os conteúdos, é sempre usar um CTA (Call-to-Action) na descrição dos materiais. Isso fará com que as pessoas sintam a necessidade de clicar no link. Como exemplo, é possível utilizar o clique aqui, veja o conteúdo, acesse o material, entre outros.

A análise das palavras-chave não serve apenas para aquelas que estão em primeiro. A dica é que esse estudo chegue, pelo menos, até a quinta posição. Então, ajuste o seu título e a meta-description para que seus resultados tenham variação positiva.

Quer entender um pouco mais sobre CTR e quais são as vantagens ao apreender esse conteúdo? Veja o vídeo abaixo.

Conclusão

Não existe segredo, para conseguir atrair cada vez mais pessoas a um site é preciso conhecer as métricas. Elas precisam ser bem estudadas e revisadas para que os resultados sejam realmente significantes.

Não adianta possuir uma palavra-chave ranqueada em primeiro no Google se o seu CTR estiver com uma porcentagem abaixo da média. Isso significa que as pessoas não estão acessando o seu conteúdo.

Por isso, é preciso que essa análise seja feita de um mês para o outro. Apenas dessa maneira, o seu material será relevante e irá gerar acessos.

6 motivos para empresas de software investirem em marketing

Um dos principais motivos para empresas de software investirem em marketing digital é serem facilmente encontradas nas redes ou no Google.

Captação de leads: estratégias que ninguém te ensinou

A captação de leads é parte essencial para quem utiliza ou trabalha com estratégias de marketing digital. Afinal, sem eles, não é possível chegar a última fase do funil: a venda. Por isso, é preciso investir tempo e utilizar diferentes estratégias para alcançar as suas metas...

Estratégias de marketing na saúde e cuidados necessários

Falar em marketing na saúde pode parecer algo “fora do comum”, afinal, para a divulgação do serviço é preciso seguir uma série de restrições. No entanto, investir em marketing nesse setor é uma excelente forma para atrair mais pacientes, por meio de conteúdos gratuitos de...

Storytelling no marketing: como usar a estratégia para escrever roteiro

O storytelling no marketing é usado para muitas coisas e, uma delas, é para escrever roteiros que emocionem! Aprenda a usar essa estratégia.

Conheça os modelos de marketing digital imobiliário

O marketing digital imobiliário é um excelente jeito de anunciar imóveis, tanto para aluguel, quanto para venda. Acesse o nosso blog!

6 dicas para produzir material rico que converte

Um material rico é um conteúdo aprofundado, que entregue valor para a sua persona, com o objetivo de gerar leads para a sua empresa.

Relacionamento e conteúdo para marketing de varejo

O marketing de varejo é uma estratégia para atrair clientes no ponto de venda e também no ambiente digital, por meio de diversas ações.

Planejamento estratégico de marketing: por que fazer

Um planejamento estratégico de marketing é um documento que serve de guia para definir as ações on-line de uma empresa e o posicionamento. Confira mais no blog.

Marketing 360 graus: o que é e como aplicar na moda

O marketing 360 graus é uma estratégia que abrange diferentes meios de comunicação, para que você se comunique com seu público-alvo. Leia o blog!

Marketing digital de performance: use os dados ao seu favor

Você já ouviu falar em marketing digital de performance? Para explicar este conceito precisamos voltar há alguns anos, quando a mídia tradicional ainda dominava as estratégias de publicidade e as empresas investiam em propagandas televisivas e radiofônicas, espaços nos jornais...

Ainda tem dúvidas sobre o quanto sua empresa pode ganhar investindo em marketing digiTal?

Fale com um de nossos profissionais e conheça o plano ideal para ter resultados na internet!