Coronavírus e Marketing Digital: Quais estratégias seguir?

Gestão, Marketing digital

A atual crise do COVID-19, mais conhecido como coronavírus, também tem afetado o Marketing Digital. É difícil pensar em algum nicho de mercado que não esteja sofrendo nesse momento.

Olhando apenas para o Brasil, o impacto na economia tem sido gigantesco. Segundo dados apresentados pelo G1, o dólar superou pela primeira vez na história o valor de R$ 5,20. A Bovespa perdeu o patamar de 70 mil pontos e acumula queda de mais de 70% nos três primeiros meses de 2020.

O mercado brasileiro, que antes tinha uma previsão de alta de 1,4% no PIB, tem tudo para fechar em retração o ano de 2020, segundo diversos bancos e consultorias.

Todo e qualquer mercado sofreu o impacto da atual crise. No entanto, as empresas já tem corrido atrás de estratégias que as ajudem a se manter.

E os especialistas de Marketing Digital não tem feito diferente. Para seguir os mesmos passos do mundo, eles precisaram traçar estratégias para que o marketing encontre uma saída em tempos de quarentena.

E para ajudar você e o seu negócio, separamos algumas estratégias, tanto em relação a conteúdo, quanto ao posicionamento que a sua empresa deve ter durante o período de confinamento.

Coronavírus e Marketing Digital: primeiramente, é preciso pensar no bem-estar de todos

Seja um funcionário ou cliente, a primeira coisa a se fazer durante esse período é se preocupar com o bem-estar de todos. Então, não pense apenas na dificuldade que o seu negócio pode passar. Todos estão sofrendo e sua empresa precisa estar integrada no combate.

Vimos o impacto que a doença irá causa apenas no Brasil. Por isso, colaboradores temem pelos seus empregos e empresários pelos seus negócios. Porém, antes de qualquer coisa, as pessoas temem pela saúde dos familiares.

Então, é preciso adequar a linguagem da sua empresa a preocupação das pessoas. Não fique fissurado em transmitir as necessidades e dificuldades que o seu negócio está passando. Crie formas de interagir com o público, passar segurança, confiança e acima de tudo conscientização.

Entenda a importância que a sua empresa tem para a comunidade

Muitas pessoas dependem de seus serviços para manter a casa. Desde as mais pobres até as de classe alta. Em tempos como esses, a dificuldade com o dinheiro pode chegar para qualquer um.

Por isso é preciso entender a importância social que uma empresa representa neste momento. Muitas famílias dependem dos seus empregos, o que aumenta a responsabilidade das organizações.

Nesse momento é preciso demonstrar empatia e se solidarizar com os colaboradores. Prestar assistência e ajuda nas dificuldades que eles tiverem e principalmente tomar o maior cuidado com as demissões.

Saiba que a situação é séria e precisa de cuidados extremos

O coronavírus tem atingido o mundo inteiro, não apenas você e a sua família. Qualquer um pode ter um familiar com mais idade para cuidar ou até mesmo algum problema de saúde que o coloque no grupo de risco.

Dessa forma, deve vir das empresas a proatividade de dar as condições necessárias para os funcionários. Se algum deles tiver responsabilidades maiores do que o emprego no momento, forneça a ajuda que ele precisa.

É preciso ter solidariedade e entender que os outros também estão sofrendo com o surto da doença. Não estou falando que a sua empresa não passa por problemas, mas se você teve um bom planejamento ao longo dos anos, o seu negócio irá se manter. Por isso é tão importante ter os funcionários como prioridade.

Coronavírus e Marketing Digital: entenda o comportamento do consumidor

Nesse período de quarenta é preciso ir a fundo e pesquisar como tem sido o comportamento dos compradores. Com a crise do coronavírus, a importância do Marketing Digital cresce a cada dia mais. As pessoas precisam permanecer em quarentena e por isso a internet se tornou um refúgio para saber das últimas notícias, passar o tempo e outras coisas mais.

No dia 13 de março Donald Trump anunciou estado de emergência nos Estados Unidos. O tráfego online aumentou em 20% se comparado ao habitual.

E isso irá acontecer em todos os países daqui para frente. A instabilidade na internet tem sido por conta do grande número de pessoas a utilizando. Então, o comportamento do consumidor irá mudar por completo.

As compras serão feitas todas online, por isso a sua empresa precisa traçar uma estratégia para conversar com essas pessoas. Saber a maneira certa de transmitir uma mensagem, sem agressividade e com persuasão.

Coronavírus e Marketing Digital: a importância da produção de conteúdo

O Inbound Marketing nunca foi tão importante! O número de empresas que sofrerá sem dinheiro em caixa é grande, por isso será muito mais difícil fazer um investimento agora. Então, mesmo com a crise, é preciso encontrar uma saída para manter os potenciais clientes em vista.

O grande propósito da produção de conteúdos é criar um relacionamento com o público-alvo. Agora com as pessoas ficando em casa e em suas redes sociais estabelecer um contato e fornecer materiais de qualidade é mais do que importante.

Manter a atração é fundamental. Ela pode servir como uma ponte para um novo negócio depois desse período. Então, invista os momentos de trabalho remoto na produção de materiais relevantes e que levem informação para os leitores. Isso fará com que a sua empresa ganhe mais visibilidade e credibilidade.

Clareza e a objetividade devem ser prioridades

Com tantos conteúdos e notícias saindo por aí, cada vez mais as pessoas irão em busca de informações rápidas, claras e confiáveis.

Para continuar chamando a atenção é preciso se adequar aos tempos. E se a produção de conteúdo é fundamental e não pode parar é preciso estabelecer uma forma de escrita que agrade o leitor.

Manter-se informado é essencial para ter credibilidade

Se na era da internet, fazer o filtro do que é verdade e do que não já é complicado, imagina em um momento que todo mundo está confinado em casa.

É ainda mais difícil conseguir discernir o que está certo do que está errado com as fake news tomando uma proporção ainda maior. Por isso é importante estar sempre bem informado e trabalhar com os canais de comunicação que são confiáveis.

Continue acompanhando blogs, sites de notícia e o que você conseguir. Assim, você consegue repassar informações sem cometer nenhum engano.

Nenhum negócio pode se dar ao luxo de perder a credibilidade em tempos de crise. Então, fique atento a tudo e esteja informado sobre tudo.

Siga o planejamento de conteúdo que já foi traçado

Apesar de todas as dificuldades, o seu público ainda precisa lidar com os problemas. Por isso, siga o cronograma que já havia sido traçado.

Isso irá manter a sua persona engajada com os conteúdos e com a sua empresa. E quem sabe com esses problemas você não encontra uma solução que te trará bons frutos lá na frente.

Em tempos de crise o que as pessoas mais têm são problemas. Então, resta a você e seus colaboradores encontrarem a solução. Manter a programação faz com que todos continuem interagindo e mostrando o que precisam.

É assim que você vai ter que trabalhar, em cima das adversidades para então encontrar novos caminhos a serem seguidos.

Coronavírus e Marketing Digital: Mesmo em casa, o trabalho não pode parar

Como já dissemos e todo mundo sabe, não existe uma pessoa que não será afetada por essa crise. E quando eu falo em afetar, não quero dizer apenas economicamente.

Todo mundo que está trabalhando de casa foi afetado e todas as empresas, que mesmo abertas, estão tendo que adequar suas estratégias também foram afetadas.

Por isso, é importante seguir todas as recomendações de segurança. No entanto, não deixe que tudo pare de funcionar, principalmente a sua cabeça. Ela precisa estar ligada e constantemente em evolução.

Assim, você vai encontrar a saída certa não só para quem trabalha com e para você, mas para todos os seus clientes que necessitam dos seus produtos e serviços.

E aproveite o momento para se renovar e ir em busca de coisas novas. Assim, quando tudo voltar ao normal, o seu serviço será o diferencial entre todos os outros!

6 motivos para empresas de software investirem em marketing

Um dos principais motivos para empresas de software investirem em marketing digital é serem facilmente encontradas nas redes ou no Google.

Captação de leads: estratégias que ninguém te ensinou

A captação de leads é parte essencial para quem utiliza ou trabalha com estratégias de marketing digital. Afinal, sem eles, não é possível chegar a última fase do funil: a venda. Por isso, é preciso investir tempo e utilizar diferentes estratégias para alcançar as suas metas...

Estratégias de marketing na saúde e cuidados necessários

Falar em marketing na saúde pode parecer algo “fora do comum”, afinal, para a divulgação do serviço é preciso seguir uma série de restrições. No entanto, investir em marketing nesse setor é uma excelente forma para atrair mais pacientes, por meio de conteúdos gratuitos de...

Storytelling no marketing: como usar a estratégia para escrever roteiro

O storytelling no marketing é usado para muitas coisas e, uma delas, é para escrever roteiros que emocionem! Aprenda a usar essa estratégia.

Conheça os modelos de marketing digital imobiliário

O marketing digital imobiliário é um excelente jeito de anunciar imóveis, tanto para aluguel, quanto para venda. Acesse o nosso blog!

6 dicas para produzir material rico que converte

Um material rico é um conteúdo aprofundado, que entregue valor para a sua persona, com o objetivo de gerar leads para a sua empresa.

Relacionamento e conteúdo para marketing de varejo

O marketing de varejo é uma estratégia para atrair clientes no ponto de venda e também no ambiente digital, por meio de diversas ações.

Planejamento estratégico de marketing: por que fazer

Um planejamento estratégico de marketing é um documento que serve de guia para definir as ações on-line de uma empresa e o posicionamento. Confira mais no blog.

Marketing 360 graus: o que é e como aplicar na moda

O marketing 360 graus é uma estratégia que abrange diferentes meios de comunicação, para que você se comunique com seu público-alvo. Leia o blog!

Marketing digital de performance: use os dados ao seu favor

Você já ouviu falar em marketing digital de performance? Para explicar este conceito precisamos voltar há alguns anos, quando a mídia tradicional ainda dominava as estratégias de publicidade e as empresas investiam em propagandas televisivas e radiofônicas, espaços nos jornais...

Ainda tem dúvidas sobre o quanto sua empresa pode ganhar investindo em marketing digiTal?

Fale com um de nossos profissionais e conheça o plano ideal para ter resultados na internet!