Chatbot: saiba como utilizá-lo em favor da sua empresa!

Marketing digital

Por um acaso você já ouviu o termo chatbot? Não passa de um robô programado para conversar com as pessoas. Atualmente muitos celulares têm essa configuração. Quando você pede a previsão do tempo ou a localização de algum lugar, você está falando com um bot.

Eles são chamados por alguns outros nomes, como assistentes virtuais, agentes virtuais ou simplesmente bot. É um software que gerencia a troca de mensagens, o que otimiza muito o tempo das pessoas, porque não precisam mais tratar de coisas simples com os clientes. Os bots podem ser instalados em sites, apps e aplicativos populares, dependendo do público-alvo que a empresa pretende alcançar.

Veja dois exemplos de chatbot

Os chatbots podem ser simples, ou um pouco mais complexos. Os mais básicos, com pequenas automatizações, possibilitam respostas e fornecem alguns serviços para ajudar os clientes a resolverem as dúvidas e realizarem ações.

No entanto, existem também alguns mais elaborados com recursos de Inteligência Artificial para passar informações sobre produtos, serviços e realizar operações mais complexas, como integração do chatbot com sistemas ligados a empresa. Além disso, ao realizar as suas funções, a ferramenta tende a aprender com as novas interações e atualizar-se automaticamente (o que é denominado de aprendizado, ou machine learning).

Chatbots para atendimento a clientes (SAC)

Neste caso, a função é de automatizar o atendimento a fim de tirar trabalhos simples das mãos dos funcionários. É possível transformar as conversas que acontecem pessoalmente em scripts para tratar dos serviços online. Isso ajuda tanto o trabalho dentro da empresa, quanto a facilidade de acesso para as pessoas. Além disso, os robôs são programados para mandar os clientes a outros atendentes, caso não consigam solucionar a dúvida.

Chatbots para captação de leads

Caso a principal função da ferramenta seja a captação de leads, o chatbot tem que ser programado para estar disponível durante a visita de um internauta ao site. Assim, o robô irá “conversar” com a pessoa, ao apresentar serviços e tirar as dúvidas que surgirem. No entanto, como a principal função é a captação de leads, a ferramenta terá como intuito fazer o internauta passar as suas informações (nome, telefone, email) para que, com elas, a empresa possa abordar a pessoa e oferecer os serviços com mais ênfase.

Como o chatbot geralmente é aplicado?

O atendimento sofreu uma grande revolução com a Inteligência Artificial. Afinal, antigamente, todos os atendimentos eram feitos através do “boca a boca”. No entanto, isso poderia tomar um tempo desnecessário, que poderia ser utilizado em trabalhos mais relevantes.

Dessa forma, os chatbots já se mostraram muito úteis para as empresas que resolveram adotar, ao solucionar problemas simples, responder a perguntas e interagir com consumidores. Além disso, o bot só transmite o visitante para um atendimento especializado em último caso, com situações mais complexas.

8 funções em que o chatbot é utilizado

E-commerce

A grande maioria das lojas virtuais usa os chatbots como personagens para manter contato com usuários, responder às perguntas e até concretizar as vendas.

Marketing e Vendas

Os bots também são bastante usados para a realização de campanhas de marketing e ações voltadas para vendas. As mensagens são construídas para levar o cliente a ver os produtos e suas qualidades a fim de fazê-lo concretizar a compra. Além disso, é possível fazer uma união das duas partes da empresa, o que fica conhecido como vendarketing. A partir desse momento, o robô conseguirá atingir as duas áreas, otimizando ainda mais o trabalho.

Pesquisas

Qualquer empresa sabe da importância de realizar pesquisas de opinião e satisfação, mas tomar o tempo de funcionários para isso nem sempre é a melhor estratégia. Portanto, a utilização dos chatbots pode ser uma boa saída.

Atendimento ao cliente

Qualquer um já entrou em um site e abriu a aba do chat que fica no canto inferior da página. Essa é a utilização mais comum da ferramenta em que o robô auxilia o leitor nas dúvidas que ele for capaz de responder. Com isso, o processo fica mais ágil tanto para empresa, quanto para o cliente. Os bots conseguem eliminar posições de atendimento e reduzir as filas de espera.

Agendamento e reservas

Consultórios, concessionárias, restaurantes, eventos e muitos outros podem utilizar para o agendamento e reserva de horários. Esse é um dos serviços mais simples a serem feitos, otimizar o trabalho com os robôs é uma ótima ideia.

Qualificação de bases de dados e CRM

Os chatbots podem ajudar a acessar informações disponíveis nas bases de dados, o que permite que as informações sejam qualificadas e o consumidor seja melhor atendido.

Ensino e aprendizado

Também são utilizados para ações de ensino e aprendizado, com conteúdo de aulas para os alunos, podendo conversar sobre os assuntos da matéria dos cursos.

Entretenimento

Algumas empresas pensaram fora da caixa e apresentaram os robôs com conversar mais interativas e respostas inusitadas. Imagine o primeiro momento que você descobriu que a Siri contava piada, foi algo diferente e chamativo. Portanto, investir tempo para criar a conversa é importante e fará com que o seu bot se torne um sucesso!

Conclusão

O uso de chatbots tem se tornado muito comum nas empresas. Os funcionários precisam de tempo para realizar os seus trabalhos e o uso de robôs torna o processo mais ágil. Retirar serviços simples da mão dos colaboradores ajuda no crescimento, já que tempo e esforço estarão em assuntos mais importantes.

Por isso, analisar as funções de um bot e estudar para saber em qual área da empresa ele irá se encaixar melhor é essencial!

Converse com a gente e saiba tudo sobre como o chatbot ajudará a sua empresa a crescer!

Veja outros conteúdos:

Cadastre-se e faça parte da nossa lista exclusiva de conteúdos!

Dicas de postagem: 12 formas de aproveitar conteúdo quando se está sem ideia

Confira as nossas dicas de postagem e saiba como aproveitar conteúdos prontos para movimentar suas redes e atrair mais pessoas!

4 estratégias de Marketing para negócio B2B

Todo negócio precisa se destacar em seu nicho de atuação e para empresas cujos consumidores são outros empreendimentos, se valer do marketing para negócio B2B é uma excelente opção.

6 motivos para empresas de software investirem em marketing

Um dos principais motivos para empresas de software investirem em marketing digital é serem facilmente encontradas nas redes ou no Google.

Ainda tem dúvidas sobre o quanto sua empresa pode ganhar investindo em marketing digiTal?

Fale com um de nossos profissionais e conheça o plano ideal para ter resultados na internet!