Messenger e WhatsApp API: O que são e quais as vantagens? | Studio DMS

Messenger e WhatsApp API: O que são e quais as vantagens?

Marketing Digital

Compartilhe:

WhatsApp e Facebook. Quem é que nunca ouviu falar? Ou, melhor, quem nunca usou? Sabemos que ainda existem pessoas que não conhecem ou nunca utilizaram o aplicativo e a mídia social, mas temos certeza de que são poucas. Isso porque ao menos metade da população brasileira pode ser encontrada nessas duas dádivas digitais.

O aplicativo de bate-papo WhatsApp completa dez anos em 2019. Uma década parece até pouco pela quantidade de usuários que ele possui. No Brasil, são 120 milhões de usuários. E o que dizer do Facebook? Essa mídia social tem 7 milhõesa mais de usuários que o WhatsApp, sendo a mídia líder em downloads no país. Com todas essas pessoas utilizando esses dois canais de comunicação, fica difícil deixar seu negócio de fora. Ainda mais depois do lançamento do API do WhatsApp e a automação de mensagens no Messenger. Vamos falar sobre isso em breve. Aliás, é sempre válido ressaltar: você precisa estar onde seu potencial cliente também está já falamos um pouco disso em nosso conteúdo sobre “Tudo que você precisa saber sobre personas”.

O QUE É O WHATSAPP API?

Um API faz parte do WhatsApp Business, direcionado para negócios e empresas. Ter um API significa que agora o aplicativo facilitou a inclusão de botões de chat em sites e, também, em fanpages no Facebook. Dessa forma, se o Lead sentir necessidade, pode iniciar uma conversa direta a qualquer momento.

Essa foi uma ótima sacada e algo que já era esperado há alguns anos. Vivemos momentos de agilidade no âmbito da informação e da comunicação. O email ainda é uma ótima ferramenta, mas não é instantâneo. Se os clientes estão no WhatsApp, por que não investir em possibilidades de chegar até eles através do aplicativo?

Outra grande vantagem de utilizar o API é que uma empresa não pode simplesmente encher de spam um usuário. Só é possível conversar caso a pessoa inicie o bate-papo. Inclusive, os responsáveis pelo aplicativo deixaram bem claro que o usuário pode bloquear uma empresa com o alcance de um clique.

CHATBOT

É fato que chats são ótimos canais para iniciar uma conversa. Ainda mais se a conversa em questão é com um potencial cliente. Um chatbot nada mais é do que a automação de mensagens para o usuário que entra em contato com você.

Um ótimo exemplo é a Siri, da Apple. Ela sabe muitas coisas, e pode ser essencial em momentos de dúvidas que precisam ser sanadas com urgência. Nesse caso, vamos tratar especificamente sobre os chats e chatbots no Messenger, do Facebook.

Há pouco mais de um ano, o Facebook lançou um plugin para que o chat do Messenger pudesse aparecer em seu site, por exemplo. Foi uma ideia bastante útil, já que facilita, também, na comodidade do usuário, que pode começar a conversa em seu site e terminar em seu dispositivo móvel.

Esses bots podem ser úteis para divulgar conteúdos por exemplo. Porém, vale lembrar que as perguntas são respondidas por “robôs” e que, muitas vezes, pode ser que seu Lead esteja mais interessado em falar com humanos, ainda mais se a dúvida ou problema dele não estiver ao alcance do bot. Portanto, é importante sempre ficar de olho nas mensagens.

VANTAGENS DOS CHATS E APIs

Como você pode notar, todas essas ferramentas aproximam ainda mais o usuário do negócio. As pessoas gostam de obter respostas de forma rápida, quase que instantânea. Outro bom motivo é o contato direto e a presença cada vez mais forte da empresa, criando um certo vínculo com o possível cliente.

Quando você faz uma postagem de card nas mídias sociais, por exemplo, as chances de um usuário entrar em contato com você aumentam ainda mais se essa publicação possuir um botão que leve diretamente para as mensagens. Fácil, rápido e, com certeza, eficaz.