Captação de leads: estratégias que ninguém te ensinou - Studio DMS - Agência de Marketing Digital

Captação de leads: estratégias que ninguém te ensinou

Inbound Marketing

Compartilhe:

A captação de leads é parte essencial para quem utiliza ou trabalha com estratégias de marketing digital. Afinal, sem eles, não é possível chegar a última fase do funil: a venda.

Por isso, é preciso investir tempo e utilizar diferentes estratégias para alcançar as suas metas mensais e captar o maior número de leads possíveis. No entanto, além do que você já sabe, existem algumas dicas muito valiosas que ninguém te contou de como fazer uma captação efetiva de leads.

E é sobre isso que vamos falar no blog de hoje! Continue acompanhando para aprender.

Captação de leads com estratégias outbound

Quando falamos em inbound marketing, ou seja, marketing de atração, nos esquecemos facilmente que é possível mesclar diversas estratégias, como o marketing 360°, e cobrir todas as bases. Ou seja, utilizar uma mesma linguagem, em canais diferentes, como:

  • Anúncios;
  • Mídia tradicional;
  • Layout e identidade visual da empresa.

E, além disso, fazer prospecção ativa com pessoas que se encaixem no ICP da sua empresa, ou seja, o seu cliente ideal.

Durante essas abordagens, é muito importante conversar diretamente com o decisor da empresa. Pois ele precisa enxergar valor no trabalho, por exemplo, se você vende sistemas, ele não pode ver apenas o preço, mas como a sua solução vai ajudar a melhorar os processos internos dele.

Outra dica é sempre deixar materiais da sua empresa, como um folder explicando o seu negócio e, claro, um cartão de visitas.

Se você não conseguir falar com a pessoa responsável pelas decisões, tente conseguir o contato dela e faça a abordagem em outro momento.

Caso esteja se perguntando: mas eu não darei nada em troca para esse lead, já que captação de leads também envolve oferecer um material educativo? Aqui entram as negociações de vendas, que tal fornecer algum desconto ou um bônus caso a venda seja efetivada até um dia determinado por você? Use sua criatividade, mas não esqueça o bom senso! Se aquele lead não estiver pronto para uma compra, não force a amizade, porque você pode estar fechando uma porta para o futuro.

Conte com um consultor de vendas ou delegue a tarefa por tempo determinado

Para essa função, sugerimos que você conte com um consultor de vendas, que terá todo o tempo de trabalho dedicado para essa atividade.

No entanto, se você ainda não tem um setor de vendas bem definido, pode assumir ou delegar esse trabalho, por tempo determinado. Afinal, parte importante para alcançar o seu objetivo, é contar com pessoas realizando tarefas diferentes, mas que levem a um resultado geral, em comum.

O espaço físico da sua loja deve ser usado para captação de leads

Não é segredo: assim como na internet, nem todas as pessoas que entram na sua loja física estão prontas para fazer uma compra. Muitas vezes, elas estão conhecendo o espaço, comparando preços ou apenas olhando, sem uma intenção maior.

No entanto, se uma pessoa atravessou a porta, ela é um lead em potencial. Espalhe alguns totens pelo espaço e solicite um e-mail válido e nome completo. Para captar a atenção, você pode fazer um sorteio de algum produto que você vende, oferecer desconto na primeira compra, oferecer um e-book relacionado ao seu nicho… enfim, a lista de possibilidades é grande.

Assim, mesmo que aquela pessoa não compre, a sua base de e-mails vai aumentar e, o melhor de tudo, com endereços válidos e ativos para contato.

Social selling para captação de leads

Quando estamos navegando nas redes sociais, nosso objetivo é nos conectarmos com pessoas. Por isso, o erro de algumas empresas é pensar que, ao comprar seguidores, vai conseguir boas estratégias de social selling. Dessa forma, se você faz isso ou já considerou fazer, precisa ler com atenção este tópico!

O social selling, ou venda social, consiste em criar relacionamentos e vendas pelas redes sociais. Afinal, as pessoas estão nas redes para se conectar com amigos e familiares, mas também, para acompanhar marcas que consomem e admiram.

Assim, o social selling é excelente para a captação de leads. Basicamente, a pessoa responsável por essa abordagem vai curtir postagens, interagir em grupos e oferecer conteúdos de valor para a persona para construir credibilidade, sem pressa para fazer uma venda, com o perfil da empresa.

Desse relacionamento vai surgir a confiança na marca e quando aquele usuário estiver pronto para fazer uma compra, que resolva um problema, ele vai lembrar da empresa que esteve ao lado dele o tempo todo.

Mas, para fazer isso com maestria, você precisa conhecer muito bem o seu cliente ideal. Confira os próximos tópicos.

Defina seu cliente ideal

Lá atrás nós falamos em outbound e na importância de procurar o cliente ideal da sua empresa. Quando estamos fazendo ações de social selling, é preciso levar isso em conta também.

O ICP serve para identificar as empresas que têm o porte, a localização, o desempenho e a maturidade que você pretende atender e, claro, as pessoas que estão por trás disso tudo como as decisoras do negócio.

Elas devem estar na sua mira em ações assim. Por isso, antes de fazer contato com qualquer pessoa, verifique o perfil dela e entenda a posição na empresa, para ter certeza de que é aquilo que você procura.

Existem diversas ferramentas que ajudam nesse processo, uma delas é o Sales Navigator, do LinkedIn, que permite segmentar as buscas por empresa, posição e diversos outros filtros. Você pode fazer um teste de um mês grátis e depois disso ela tem um valor mensal.

O Empresômetro Digital também ajuda nesse processo, você consegue ter acesso a dados de mais de 24 milhões de empresas, como listas de e-mails, telefones, consulta de CNPJ, entre outros. A ferramenta é paga.

No entanto, se você não puder arcar com o preço de uma ferramenta, que não é baixo, pode buscar contatos manualmente, captar os e-mails e iniciar uma conversa.

Pratique o marketing humanizado

Seja em uma ação para captação de leads ou não, uma coisa que você e toda a sua equipe precisam ter em mente é o marketing humanizado. Ou seja, se aproximar do público e estabelecer ligação entre a marca e os consumidores. De modo que o usuário tenha uma boa experiência ao entrar em contato com você e sinta que recebe atenção.

Ou seja, responda comentários, poste conteúdos educativos no feed e interaja sempre nos stories, por meio de testes, enquetes, reações. O principal objetivo é mostrar para o usuário que você está ali para resolver um problema, não para criar outro.

Por exemplo, se você tem uma empresa de software para o ramo pet, pode criar um conteúdo explicando os 3 principais motivos para contar com um sistema. Já nos stories, pode abrir uma caixinha de perguntas para que as pessoas tirem as principais dúvidas. Tudo isso, além de ser marketing humanizado, ajuda e muito no social selling.

Levante uma base de leads

Se você está começando um negócio e ainda tem uma base de leads pequena, não conhece muito bem a sua persona, mas tem um público-alvo definido, uma estratégia para captação que funciona muito bem é levantar, manualmente, uma base.

Você pode fazer isso de diferentes formas, como a que citamos no tópico anterior, fazendo social selling, ou contar com algumas ferramentas, como a Snov.io.

Ela funciona como uma extensão do Google, em que você faz a ativação da ferramenta em uma página que quer buscar e-mails e, automaticamente, a Snov.io fornece um relatório com os dados encontrados ali. Por exemplo, uma página de pesquisa do LinkedIn com resultados sobre diretores de TI.

Também é possível selecionar segmentações, cidades e cargos para obter resultados mais precisos. A ferramenta pode ser utilizada na versão free, com limitação de pesquisas, ou na versão paga.

DMS - Emkt - Pacotes - Prancheta 9

Captação de leads: estratégias muito comentadas

Além das estratégias para captação de leads que trouxemos, você pode utilizar algumas das principais formas de conseguir contatos: oferecendo conteúdos de valor, que ensinem algo para a persona.

Assim, é possível produzir:

  • Guias ou e-books;
  • Landing pages com vídeos;
  • Anúncios pagos.

Mas, para ler mais sobre materiais ricos que convertem, você pode acessar o nosso blog sobre o assunto!

Aproveite conteúdos já prontos

Se você pretende investir na produção de materiais ricos, uma boa forma para começar é utilizar coisas que já estão prontas, para economizar tempo e entender como as pessoas reagem, e depois investir em produção inédita.

Assim, pode pegar uma palestra que todo mundo gostou e transformar em guia ou pegar um post feito para as redes sociais que teve um bom desempenho e fazer um conteúdo mais aprofundado, ambos acompanhados por uma landing page com o objetivo de captar um e-mail.

Pronto para captar leads?

Nós chegamos ao fim deste conteúdo e hoje você pode aprender sobre algumas estratégias muito efetivas, mas pouco comentadas, para captação de leads.

Como pode ler, existem algumas ferramentas que ajudam muito nesse processo, no entanto, se você ainda não pode lidar com o preço mensal delas, sempre pode fazer o mesmo trabalho de forma manual.

Além disso, o inbound marketing não exclui o uso do outbound marketing. Por isso, não deixe de fazer visitas pessoais a potenciais clientes, muitas pessoas valorizam a conversa pessoalmente e, ao ficar com seu cartão de visitas, têm mais chances de lembrar de você e do seu negócio.

Se gostou desse conteúdo, a melhor coisa que você pode fazer é colocar as nossas dicas em prática e ver a sua captação de leads aumentar! Ah, compartilhe também com outras pessoas que podem gostar.

Atendimento Studio DMS