Captação de clientes

Gestão, Inbound marketing

A captação de clientes é uma etapa fundamental para o sucesso de qualquer empresa. Captar nada mais é do que atrair e conquistar clientes prontos para comprar. É fato que as vendas movem o sucesso do negócio e, por isso, a importância de estar sempre em busca de novos clientes.

Não me entenda de forma errada. Fidelizar e manter os clientes que você já tem também é extremamente importante. O “boca a boca” entre um cliente satisfeito e outro possível cliente também não deve ser esquecido. Porém, ater-se apenas a isso deixa seu negócio estagnado a longo prazo.

O time de marketing precisa estar sempre atento e preparado. É preciso ter uma base forte de Leads para manter a viabilidade econômica da empresa. Por isso,  é fundamental desenvolver um plano de captação de clientes sólido e que vai de encontro com os objetivos da empresa.

Plano de captação: Marketing e vendas

Nós já falamos aqui sobre Vendarketing. Esse termo significa o alinhamento entre o time de marketing e vendas, que também é fundamental para a captação de clientes. Não adianta nada criar uma base desenfreada de Leads se estes não representam os clientes ideais e não tem realmente a intenção de comprar.

Ao alinhar os dois times, é realizada a pré-venda. O pré-vendedor pode estar em qualquer um dos dois times, mas precisa ter conhecimento entre ambos. É ele quem vai fazer uma análise mais aprofundada e perceber quem realmente tem interesses reais no produto. Assim, ele compreende a necessidade de cada um de forma direta, algo que não é conseguido apenas a partir de formulários.

A partir desse compartilhamento de informações, é possível estruturar um plano de captação de clientes mais robusto e eficaz, otimizando trabalho e, ainda, impedindo que Leads sejam perdidos.

5 dicas para captar mais clientes

Você deve estar se perguntando “mas, na prática, como consigo captar esses clientes?”. É sobre isso que vamos falar agora. Abaixo, reunimos algumas dicas práticas para que você alcance o sucesso da captação.  

1 – Conheça o público

Essaé uma dica que poderíamos dar para qualquer situação do Inbound Marketing. Conhecer o público é fundamental. Quando você conhece o perfil de sua buyer persona, seus conteúdos e direcionamentos são mais eficazes. Já falamos sobre isso, mas é sempre bom reforçar: Quem tenta atingir todas as pessoas, termina sem ninguém.

2 – Tenha um site bem estruturado

Não tem coisa mais triste do que entrar em um site e ele estar completamente desatualizado, atrasado e, em muitos casos, não ser responsivo. Hoje em dia, grande parte das pessoas possui um dispositivo móvel, como smartphone, por exemplo. E, consequentemente, essas pessoas acessam a internet a partir desse tipo de aparelho. Ter um site que adequa o design às telas menores, como as de celulares, é um grande ponto para seu negócio.

Além disso, mantenha ele sempre atualizado e com informações que possíveis clientes possam buscar.  

3 – Produza conteúdo

Toda boa base de Marketing Digital e, principalmente o Inbound, precisa de um bom conteúdo. É preciso preparar os Leads para a etapa final, e essa preparação é feita através de um processo de educação.

Através de conteúdos ricos, você vai mostrar para ele que seu produto ou serviço pode ser útil e, melhor ainda, pode solucionar possíveis problemas que ele tenha.  O usuário está sempre em busca de informações. Ele busca respostas para problemas que ele ainda nem sabe que tem, e é aí que seu conteúdo entra.

4 – Analise mercados similares

Essa é uma dica que muitas vezes é deixada de lado. Analisar mercados similares nada mais é do que observar o que seu concorrente está fazendo. Aqui, vale ressaltar que não estamos dizendo para você copiar, até porque essa é uma péssima ação.

Observe o que está dando certo na empresa dele e identifique coisas que ele poderia fazer, mas não faz. A partir disso, olhe para seu próprio negócio e faça uma análise minuciosa do que daria certo ou não para você. Compare as estratégias. Essa é uma ótima fonte para novas ideias.

5 – Tenha um bom fluxo de alimentação

Por último, mas não menos importante, indicamos que você mantenha um fluxo de conteúdos muito ativo. Uma das principais formas de manter o interesse do cliente sempre vivo é alimentar ele através de emails.

Esteja sempre em contato, analise o perfil e envie conteúdos que possam ser relevantes para ele. Além de continuar ensinando, você vai mostrar que sua empresa ainda se importa com ele e que o objetivo não é apenas a venda, mas a satisfação completa.

Notou como a captação também é fundamental para seu negócio? É um conjunto de regras e estratégias que levam sua empresa ao sucesso absoluto no meio digital. Se você ainda tem alguma dúvida ou gostaria de entender mais sobre esse processo, entre em contato conosco, será um prazer ajudar!


6 motivos para empresas de software investirem em marketing

Um dos principais motivos para empresas de software investirem em marketing digital é serem facilmente encontradas nas redes ou no Google.

Marketing no agronegócio: por que você precisa investir

O marketing no agronegócio é essencial para alcançar produtores rurais e aumentar as vendas da sua empresa. Saiba mais!

Captação de leads: estratégias que ninguém te ensinou

A captação de leads é parte essencial para quem utiliza ou trabalha com estratégias de marketing digital. Afinal, sem eles, não é possível chegar a última fase do funil: a venda. Por isso, é preciso investir tempo e utilizar diferentes estratégias para alcançar as suas metas...

Estratégias de marketing na saúde e cuidados necessários

Falar em marketing na saúde pode parecer algo “fora do comum”, afinal, para a divulgação do serviço é preciso seguir uma série de restrições. No entanto, investir em marketing nesse setor é uma excelente forma para atrair mais pacientes, por meio de conteúdos gratuitos de...

Planejamento estratégico de marketing: por que fazer

Um planejamento estratégico de marketing é um documento que serve de guia para definir as ações on-line de uma empresa e o posicionamento. Confira mais no blog.

Marketing 360 graus: o que é e como aplicar na moda

O marketing 360 graus é uma estratégia que abrange diferentes meios de comunicação, para que você se comunique com seu público-alvo. Leia o blog!

Marketing de conteúdo: o que você ainda não sabe sobre

Conheça a estratégia que agrega valor e reconhecimento para a sua marca!

Qual a melhor estratégia de marketing para pequenas empresas?

Descubra no blog estratégias de marketing para pequenas empresas e como conquistar espaço no digital.

Topo de funil de marketing: quais materiais produzir

Você já conhece o topo de funil? Se ainda não sabe o que significa, acesse o conteúdo e saiba como produzir materiais para essa etapa.

Tipos de leads por etapa do funil

Se você se interessa por Inbound Marketing já ouviu falar nas etapas do funil de vendas. Mas, sabia que existem tipos de leads por etapa do funil? Veja!

Ainda tem dúvidas sobre o quanto sua empresa pode ganhar investindo em marketing digiTal?

Fale com um de nossos profissionais e conheça o plano ideal para ter resultados na internet!