A captação de clientes é uma etapa fundamental para o sucesso de qualquer empresa. Captar nada mais é do que atrair e conquistar clientes prontos para comprar. É fato que as vendas movem o sucesso do negócio e, por isso, a importância de estar sempre em busca de novos clientes.
Mas, não me entenda de forma errada. Fidelizar e manter os clientes que você já tem também é extremamente importante. O “boca a boca” entre um cliente satisfeito e outro possível cliente também não deve ser esquecido. Porém, ater-se apenas a isso deixa seu negócio estagnado a longo prazo.
Afinal, o time de marketing precisa estar sempre atento e preparado. É preciso ter uma base forte de Leads para manter a viabilidade econômica da empresa. Por isso, é fundamental desenvolver um plano de captação de clientes sólido e que vai de encontro com os objetivos da empresa.
Plano de captação: marketing e vendas
Nós já falamos aqui sobre Vendarketing. Esse termo significa o alinhamento entre o time de marketing e vendas, que também é fundamental para a captação de clientes. Não adianta nada criar uma base desenfreada de Leads se estes não representam os clientes ideais e não têm realmente a intenção de comprar.
Ao alinhar os dois times, é realizada a pré-venda. O pré-vendedor pode estar em qualquer um dos dois times, mas precisa ter conhecimento entre ambos. É ele quem vai fazer uma análise mais aprofundada e perceber quem realmente tem interesses reais no produto. Assim, ele compreende a necessidade de cada um de forma direta, algo que não é conseguido apenas a partir de formulários.
Dessa forma, a partir do compartilhamento de informações, é possível estruturar um plano de captação de clientes mais robusto e eficaz, otimizando trabalho e, ainda, impedindo que Leads sejam perdidos.
5 dicas para captar mais clientes
Você deve estar se perguntando “mas, na prática, como consigo captar esses clientes?”. É sobre isso que vamos falar agora. Abaixo, reunimos algumas dicas práticas para que você alcance o sucesso da captação.
- Conheça o público
Essa é uma dica que poderíamos dar para qualquer situação do Inbound Marketing. Conhecer o público é fundamental. Quando você conhece o perfil de sua buyer persona, seus conteúdos e direcionamentos são mais eficazes. Já falamos sobre isso, mas é sempre bom reforçar: Quem tenta atingir todas as pessoas, termina sem ninguém.
- Tenha um site bem estruturado
Não tem coisa mais triste do que entrar em um site e ele estar completamente desatualizado, atrasado e, em muitos casos, não ser responsivo. Hoje em dia, grande parte das pessoas possui um dispositivo móvel, como smartphone, por exemplo. E, consequentemente, essas pessoas acessam a internet a partir desse tipo de aparelho. Ter um site que adequa o design às telas menores, como as de celulares, é um grande ponto para seu negócio.
Além disso, mantenha ele sempre atualizado e com informações que possíveis clientes possam buscar.
- Produza conteúdo
Toda boa base de Marketing Digital e, principalmente do Inbound, precisa de um bom conteúdo. É preciso preparar os Leads para a etapa final, e essa preparação é feita através de um processo de educação.
Através de conteúdos ricos, você vai mostrar para ele que seu produto ou serviço pode ser útil e, melhor ainda, pode solucionar possíveis problemas que ele tenha. Afinal, o usuário está sempre em busca de informações. Ele busca respostas para problemas que ele ainda nem sabe que tem, e é aí que seu conteúdo entra.
- Analise mercados similares
Essa é uma dica que muitas vezes é deixada de lado. Analisar mercados similares nada mais é do que observar o que seu concorrente está fazendo. Aqui, vale ressaltar que não estamos dizendo para você copiar, até porque essa é uma péssima ação.
Observe o que está dando certo na empresa dele e identifique coisas que ele poderia fazer, mas não faz. A partir disso, olhe para seu próprio negócio e faça uma análise minuciosa do que daria certo ou não para você. Compare as estratégias. Essa é uma ótima fonte para novas ideias.
- Tenha um bom fluxo de alimentação
Por último, mas não menos importante, indicamos que você mantenha um fluxo de conteúdos muito ativo. Uma das principais formas de manter o interesse do cliente sempre vivo é alimentar ele através de emails.
Esteja sempre em contato, analise o perfil e envie conteúdos que possam ser relevantes para ele. Além de continuar ensinando, você vai mostrar que sua empresa ainda se importa com ele e que o objetivo não é apenas a venda, mas a satisfação completa.
Notou como a captação também é fundamental para seu negócio? É um conjunto de regras e estratégias que levam sua empresa ao sucesso absoluto no meio digital.
Comece a testar e boa sorte!
Por aqui sempre falamos que a melhor forma de saber se uma ação vai ter resultado é testando. Afinal, para ter dados concretos, é preciso colocar em prática as ideias.
Sendo assim, é preciso entender o que funciona para a sua audiência e como você pode chegar até ela da melhor forma possível. Curtiu o conteúdo? Compartilhe com outras pessoas!