Branding: importância da estratégia para sua empresa

Marketing digital

Não é só de SEO que se vive o Marketing Digital. O Branding, também conhecido como gestão de marcas, é um dos pilares principais dessa nova era da comunicação digital.  Mas, afinal, o que é isso? Embora o nome pareça complicado, ele se resume a um conjunto de conceitos que envolvem ações, planos e estratégias, e seu principal objetivo é a consolidação de uma marca no mercado. Esse objetivo é alcançado a partir do momento em que se consegue impressões positivas dos clientes, tornado a marca a primeira opção de compra para eles.

Por se tratar da gestão de uma marca, envolve a criação ou reformulação de logotipo, fortalecimento da identidade visual e produção de branded content – que, aliás, não é o mesmo que marketing de conteúdo. A partir dessas estratégias, ocorre a transmissão dos valores da marca para o público. Sendo assim, as relações são estreitadas, gerando identificação do público com a marca.

Mas e aí, como aplicar o Branding para potencializar minha marca?

A marca de uma empresa está diretamente relacionada com as ideias que as pessoas têm dela. Quando se tem uma marca forte, os consumidores não pensam em nada além de seu negócio quando vêem algo relacionado à sua identidade. Um exemplo clássico e de fácil entendimento é o da Coca-Cola. Quando vemos aquela fonte ou as cores vermelha e branca, automaticamente nos lembramos do produto. Ou seria da marca? Para esclarecer melhor, uma citação de quem entende: “Os produtos são criados na fábrica. As marcas são criadas na mente”, Walter Landor. Ou seja, as marcas se tornam ideias.

Para construir um Branding de sucesso, é necessário pensar em dois pontos essenciais nesse processo: identidade e valor. A identidade envolve toda a história da empresa, os valores que ela deseja transmitir, sua personalidade e todos os seus detalhes. Já o valor representa o que o seu negócio oferece de tão bom. E, ainda mais, o que ele oferece de melhor que a empresa concorrente? Por que alguém deve escolher sua empresa e não a do vizinho? São perguntas básicas que devem ser respondidas no momento da construção da estratégia.

Outro ponto essencial é o envolvimento emocional do público com a marca. Não é somente a razão que deve ser trabalhada, ela precisa estar unida com a emoção. É necessário estudar quais são os gatilhos que funcionariam com determinado público (para isso, é importante criar cada persona) e, assim, desenvolver os materiais de acordo com os dados coletados. Além do desenvolvimento externo, não pode se esquecer do desempenho interno da empresa. Trabalhar a comunicação entre os colaboradores é fundamental para que eles mesmos comprem as idéias repassadas pela marca.

Utilize a estratégia e torne a sua marca forte no mercado

Notou como tudo está direta ou indiretamente ligado ao Branding? São estratégias que ajudam a alavancar seus negócios e criar bons relacionamentos. Mas, e você, o que te trouxe aqui? Fale como nosso especialista clicando aqui!

Veja outros conteúdos:

Cadastre-se e faça parte da nossa lista exclusiva de conteúdos!

Dicas de postagem: 12 formas de aproveitar conteúdo quando se está sem ideia

Confira as nossas dicas de postagem e saiba como aproveitar conteúdos prontos para movimentar suas redes e atrair mais pessoas!

4 estratégias de Marketing para negócio B2B

Todo negócio precisa se destacar em seu nicho de atuação e para empresas cujos consumidores são outros empreendimentos, se valer do marketing para negócio B2B é uma excelente opção.

6 motivos para empresas de software investirem em marketing

Um dos principais motivos para empresas de software investirem em marketing digital é serem facilmente encontradas nas redes ou no Google.

Ainda tem dúvidas sobre o quanto sua empresa pode ganhar investindo em marketing digiTal?

Fale com um de nossos profissionais e conheça o plano ideal para ter resultados na internet!