Gestão de redes sociais: o que funciona?

Marketing Digital

Compartilhe:

Antes de tudo: não se jogue de cabeça. Essa é a primeira dica quando falamos sobre gestão de redes sociais. Sabemos que é grande a ansiedade do empreendedor em conversar com seu público, porém, somente estar nas redes não é mais diferencial para ninguém.

Fazer postagens sem pensar no conteúdo ou na mensagem final pode acabar gerando uma confusão imensa. Por isso, gerenciar mídias é muito mais do que simplesmente soltar publicações aleatórias, é preciso estratégia.

A gestão envolve diversas etapas, que inclui a definição do plano, planejamento de publicações, planejamento de conteúdos relevantes, execução e por último, mas – muito – importante, a análise de dados. Para que você comece a atingir seus objetivos desde o início, é ideal que conheça seu público a fundo. Aliás, é necessário saber tudo sobre ele antes mesmo de definir em qual rede social vai estar, afinal, de que adianta publicar bons conteúdos se seu público não está em determinada mídia? Para saber, é preciso testar.

Para iniciar, é necessário ter um objetivo principal, que vai funcionar como o carro chefe de sua estratégia. Você pode ter objetivos secundários, mas tudo depende de um norte. Você pode, por exemplo, ter a vendas como objetivo principal e, para atingi-lo, poderá usar a educação através de conteúdos ricos. Não importa onde você deseja chegar, o importante é o foco. Para determinar quais tipos de conteúdos serão publicados, você já deve ter definido qual seu público principal e qual é o seu objetivo principal. É importante ressaltar que não se deve apenas desenvolver postagens que tenham relação com seu produto, mas também publicações sobre datas comemorativas, vídeos institucionais com gatilhos e, dependendo do segmento do seu negócio, gifs e textos descontraídos para gerar interação.

Por fim, vamos falar sobre a frequência das publicações nas redes. É imprescindível que você mantenha um calendário de postagens para não perder tempo e não acabar completamente desorganizado. Assim que definir os objetivos citados acima, inicie um processo de criação de conteúdo. Não passe mais de uma semana sem publicar nada, lembre-se de que na internet as pessoas possuem necessidade de interação ininterrupta. Faça publicações relevantes para seu público e conquiste cada vez mais a atenção dele. Não há uma receita, mas é fato que o sucesso de uma empresa nas redes sociais depende de todos os pontos citados até aqui.

Agora que você já sabe o básico sobre gestão de mídias, provavelmente ficou curioso para saber mais ou deseja ter esse serviço em sua empresa, não é? Fale como nosso especialista clicando aqui!