Afinal, o que é e como fazer o cálculo do ROI?

Marketing digital, Mídia programática

Quando iniciamos os estudos sobre marketing digital, geralmente encontramos siglas que parecem não faz sentido nenhum à primeira vista. Um exemplo é o termo “ROI”. Isso significa “Return over Investment”, que em português quer dizer “Retorno sobre Investimento”. De forma geral, é por meio dele que podemos perceber e analisar quanto dinheiro a empresa está ganhando ou perdendo diante de cada investimento.

Essa forma de cálculo é de suma importância, já que só é possível escolher os investimentos corretos quando se entende bem quais as estratégias que geram melhores resultados. Além disso, é possível otimizar algo que está dando certo a partir dessa estratégia. É bom deixar claro que não é somente o ROI que vai dar todas as respostas que você precisa sobre suas campanhas e investimentos, mas ele faz parte de um processo complexo e não pode ficar de fora.

É possível fazer o cálculo do ROI a partir de uma fórmula simples:

A fórmula acima pode ser utilizada de forma geral, para calcular o negócio em sua totalidade, ou de forma específica, calculando um projeto individual. A partir disso, é possível identificar erros e acertos de seu negócio, além de cortar gastos desnecessários para sua empresa, já que todo investimento desnecessário é excluído.

Vale salientar que, ao avaliarem sua empresa, possíveis investidores também avaliarão o ROI, pois precisam saber se o investimento vale a pena. Você deve ficar atento a este indicador para traçar metas minuciosas e alcançar resultados excelentes. Seus resultados podem ser duradouros, afinal, de nada adianta ter uma explosão ótima de lucros durante alguns meses e ficar no vermelho nos meses seguintes, não é? O acompanhamento do ROI permite que você esteja sempre em equilíbrio.

Agora, temos certeza de que você já aprendeu que essa não é só mais uma sigla descabida de sentido. Mesmo assim, sabemos que é possível que ainda tenha restado alguma dúvida e, por isso, vamos conversar com você. Fale como nosso especialista clicando aqui!

6 motivos para empresas de software investirem em marketing

Um dos principais motivos para empresas de software investirem em marketing digital é serem facilmente encontradas nas redes ou no Google.

Captação de leads: estratégias que ninguém te ensinou

A captação de leads é parte essencial para quem utiliza ou trabalha com estratégias de marketing digital. Afinal, sem eles, não é possível chegar a última fase do funil: a venda. Por isso, é preciso investir tempo e utilizar diferentes estratégias para alcançar as suas metas...

Estratégias de marketing na saúde e cuidados necessários

Falar em marketing na saúde pode parecer algo “fora do comum”, afinal, para a divulgação do serviço é preciso seguir uma série de restrições. No entanto, investir em marketing nesse setor é uma excelente forma para atrair mais pacientes, por meio de conteúdos gratuitos de...

Storytelling no marketing: como usar a estratégia para escrever roteiro

O storytelling no marketing é usado para muitas coisas e, uma delas, é para escrever roteiros que emocionem! Aprenda a usar essa estratégia.

Conheça os modelos de marketing digital imobiliário

O marketing digital imobiliário é um excelente jeito de anunciar imóveis, tanto para aluguel, quanto para venda. Acesse o nosso blog!

6 dicas para produzir material rico que converte

Um material rico é um conteúdo aprofundado, que entregue valor para a sua persona, com o objetivo de gerar leads para a sua empresa.

Relacionamento e conteúdo para marketing de varejo

O marketing de varejo é uma estratégia para atrair clientes no ponto de venda e também no ambiente digital, por meio de diversas ações.

Planejamento estratégico de marketing: por que fazer

Um planejamento estratégico de marketing é um documento que serve de guia para definir as ações on-line de uma empresa e o posicionamento. Confira mais no blog.

Marketing 360 graus: o que é e como aplicar na moda

O marketing 360 graus é uma estratégia que abrange diferentes meios de comunicação, para que você se comunique com seu público-alvo. Leia o blog!

Marketing digital de performance: use os dados ao seu favor

Você já ouviu falar em marketing digital de performance? Para explicar este conceito precisamos voltar há alguns anos, quando a mídia tradicional ainda dominava as estratégias de publicidade e as empresas investiam em propagandas televisivas e radiofônicas, espaços nos jornais...

Ainda tem dúvidas sobre o quanto sua empresa pode ganhar investindo em marketing digiTal?

Fale com um de nossos profissionais e conheça o plano ideal para ter resultados na internet!