6 grandes mitos sobre Marketing Digital

Marketing digital

No Marketing Digital, assim como em inúmeras outras áreas, é comum surgirem verdades absolutas ou “fórmulas mágicas” sobre estratégias. Além disso, muitas vezes nos deparamos com afirmações de pessoas que juram que a forma Y funciona perfeitamente ou, então, que a forma X é ruim e não gera resultados. Acreditar na base de experiência de terceiros não é a melhor forma de iniciar sua jornada, é preciso analisar o contexto. Por isso, dentre todos os mitos, selecionamos seis dos que já ouvimos e lemos por aí, e vamos te mostrar que eles não devem ser levados como guias para suas aplicações.

Marketing de Conteúdo é sobre minha empresa

Um dos principais erros de quem está iniciando é acreditar que o conteúdo deve ser sobre a empresa. O Marketing de Conteúdo é sobre os problemas, curiosidades e possíveis dúvidas de sua persona, e ele deve levar informações e conhecimento para solucionar todos os pontos. Dizer que sua empresa é ótima e oferece bons serviços não vai atrair clientes. 

Mitos do marketing digital: número de fãs é a principal métrica das mídias sociais

Embora seja a mais popular, está longe de ser a principal e, sim, é outro mito do marketing digital. Vale dizer que é sim importante, mas existem outras formas mais eficazes. Ter um alto número de fãs é relevante e mostra que sua empresa tem engajamento social e pode influenciar decisões. Mas isso não quer dizer que os fãs são potenciais consumidores, por exemplo. A melhor saída é definir a persona e direcionar os conteúdos para ela. Focar na audiência errada pode gerar custos imensos no final.

Não vale a pena investir em links patrocinados

Também se juntando aos mitos do marketing digital: as pessoas pensam que não vale a pena investir em anúncio, inclusive, aqui vale um exemplo: se você possui uma página no Facebook e não a divulga, ninguém vai conhecer. E mesmo se sua empresa já possuir presença online, é importante lembrar que ela disputa espaço com muitas outras, investir em links patrocinados e mídias pagas podem destacá-la. Além disso, esse tipo de anúncio permite que você selecione minuciosamente seu público, sem perder tempo com quem não está interessado em seu conteúdo.   

Acompanhar as otimizações que têm dado certo e replicar em seu site

Engana-se quem ainda pensa que tudo é uma receita de bolo. É quase impossível afirmar que uma Otimização de Conversão útil para um negócio aleatório será útil para o seu negócio. Cada negócio possui características e necessidades diferentes, portanto basear-se no sucesso alheio pode não dar certo para você.

Mitos do marketing digital: ninguém mais lê email

Vamos partir da ideia de que quase todos possuem email. Para criar uma página no Facebook, por exemplo, é necessário disponibilizar um email. Claro que há um abismo entre ter um email e ler tudo o que recebe, e aí é que está o ponto estratégico. Se seu conteúdo é bom, tem qualidade e é do interesse do público que o recebe, a chance de ele ser lido é muito maior que a de outro conteúdo qualquer.   

Quanto mais emails enviados, melhores os resultados

Embora uma automação de marketing seja escalável, não significa que é preciso enviar emails em massa, sem parâmetro de produção. Na verdade, quando falamos sobre isso, queremos dizer que essa técnica tem alta taxa de sucesso no quesito engajamento de Leads, sem perder a personalização necessária para que ele se interesse pelo conteúdo oferecido. Aliás, personalizar é um passo muito importante para que você não seja enviado para caixa de spam.

Tenho certeza de que você está surpreso com alguns desses pontos ou já ouviu em algum lugar. São coisas simples que acabam passando e tidas como verdades quando, na verdade, não são. E se achou que esses seis já eram muitos, temos um segredo: há uma infinidade de outros. Para que você conheça cada um dos outros e se aprofunde nesses já citados, temos o melhor conteúdo para que você não perca mais tempo acreditando em tudo o que ouve por aí.

Veja outros conteúdos:

Cadastre-se e faça parte da nossa lista exclusiva de conteúdos!

6 motivos para empresas de software investirem em marketing

Um dos principais motivos para empresas de software investirem em marketing digital é serem facilmente encontradas nas redes ou no Google.

Captação de leads: 8 estratégias que ninguém te ensinou

A captação de leads é um processo essencial para toda empresa que usa estratégias de marketing. Confira dicas que ninguém te ensinou!

Marketing na saúde: estratégias e cuidados necessários

Falar em marketing na saúde pode parecer algo “fora do comum”, afinal, para a divulgação do serviço é preciso seguir uma série de restrições. No entanto, investir em marketing nesse setor é uma excelente forma para atrair mais pacientes, por meio de conteúdos gratuitos de...

Storytelling no marketing: como usar a estratégia para escrever roteiro

O storytelling no marketing é usado para muitas coisas e, uma delas, é para escrever roteiros que emocionem! Aprenda a usar essa estratégia.

Conheça os modelos de marketing digital imobiliário

O marketing digital imobiliário é um excelente jeito de anunciar imóveis, tanto para aluguel, quanto para venda. Acesse o nosso blog!

6 dicas para produzir material rico que converte

Um material rico é um conteúdo aprofundado, que entregue valor para a sua persona, com o objetivo de gerar leads para a sua empresa.

Relacionamento e conteúdo para marketing de varejo

O marketing de varejo é uma estratégia para atrair clientes no ponto de venda e também no ambiente digital, por meio de diversas ações.

Planejamento estratégico de marketing: por que fazer

Um planejamento estratégico de marketing é um documento que serve de guia para definir as ações on-line de uma empresa e o posicionamento. Confira mais no blog.

Marketing 360 graus: o que é e como aplicar na moda

O marketing 360 graus é uma estratégia que abrange diferentes meios de comunicação, para que você se comunique com seu público-alvo. Leia o blog!

Marketing digital de performance: use os dados ao seu favor

Você já ouviu falar em marketing digital de performance? Para explicar este conceito precisamos voltar há alguns anos, quando a mídia tradicional ainda dominava as estratégias de publicidade e as empresas investiam em propagandas televisivas e radiofônicas, espaços nos jornais...

Ainda tem dúvidas sobre o quanto sua empresa pode ganhar investindo em marketing digiTal?

Fale com um de nossos profissionais e conheça o plano ideal para ter resultados na internet!