6 dicas para sua empresa aumentar as vendas em 2022

Mídia programática

Aumentar as vendas em 2022 é o sonho de qualquer empresa. Para que isso seja possível, é preciso sentar e discutir qual será o planejamento. Baseando-se nos resultados do ano que passou, defina os objetivos plausíveis.

Não importa se as métricas do seu negócio foram boas ou ruins em 2021, sem organização será difícil aumentar as vendas! E para te ajudar a alcançar e superar as metas, nós separamos 6 dicas essenciais para que não faltem motivos para comemorar no final do ano.

1 – Defina quais serão os objetivos para então aumentar as vendas

Primeiramente, é preciso fazer o planejamento comercial. Ele será o guia durante todo o ano.

Reúna todos os dados de 2021 e veja o que foi positivo e negativo. As boas métricas mostram o que pode ser feito novamente e qual caminho seguir para melhorar as vendas. Os números que ficaram abaixo devem ser estudados para que haja uma evolução significante.

Faça também uma previsão para as vendas. Assim, será possível ter uma ideia do investimento que deverá ser feito em marketing e também em possíveis contratações.

Dessa forma, a sua empresa conseguirá otimizar o tempo e se planejar para entender quais são os objetivos do novo ano. Além disso, planos poderão ser feitos para saber como chegar nas metas e evitar os erros.

aumento das vendas

2 – Faça a prospecção de clientes e aumente as vendas naturalmente

Com as metas em mãos, é preciso dividi-la em objetivos menores. Por exemplo, se a sua empresa deseja conquistar 20 novos clientes no ano, será preciso fechar 5 contratos durante os trimestres.

Investir em novos clientes é uma ótima ideia para fazer as vendas crescerem. Por isso, é bom definir um número mensal (ou como você preferir) para prospecção de clientes.

3 – O time de marketing será fundamental para aumentar as vendas

Primeiramente, é preciso realizar uma ação entre a equipe de vendas e de marketing. Esse alinhamento é conhecido como vendarketing. Nenhum dos grupos pode chegar a um objetivo sem conversar com o outro.

Muitas empresas ainda apanham na hora de fazer com que as duas equipes se entendam e cheguem a um consenso. Para que tudo ocorra em sincronia, é preciso que haja concordância entre as duas partes.

Portanto, o marketing precisa das seguintes informações quando for desenvolver uma campanha:

  1. O perfil dos clientes que devem ser atingidos;
  2. Previsão para o crescimento no trimestre;
  3. A meta para todos os produtos e serviços da empresa; 
  4. Qual o crescimento projetado para as taxas de conversão;
  5. Os perfis que a empresa não tem interesse.

Além de tudo isso, é preciso estar atento as tendências do marketing digital para 2020. Dessa forma, o planejamento será mais assertivo.

Veja outras dicas que vão te ajudar a vender mais!

4 – Dê mais atenção ao relacionamento com o cliente do que no preço oferecido

Depois que a internet se tornou uma febre, as pessoas passaram a procurar mais informações antes de fazer uma compra. Por isso, elas não focam apenas no preço, e sim na confiança que um site ou empresa passam.

E é exatamente por essa desconfiança que as companhias têm focado cada vez mais no relacionamento construído com um cliente. Startups como Nubank, iFood, Uber e Airbnb estão aí para comprovar isso.

Os negócios querem sempre melhorar a experiência do cliente para que exista uma confiança mútua. Dessa maneira, a pessoa irá pagar o preço que for porque confia e sabe que o produto ou serviço será de qualidade.

Por isso, lá vai uma dica: foque no seu cliente e como você pode ajudar ele. Já dizia o ditado: “O cliente tem sempre razão”.

5 – Faça a conexão entre tecnologia e atendimento humano

Empresas em geral estão extremamente animadas com as tecnologias que têm surgido nos últimos anos, como exemplo, os chatbots.

No entanto, é preciso entender que a tecnologia é um atributo e não uma peça para substituir os humanos. Um robô não conseguirá construir um relacionamento com um cliente tão bem quanto uma pessoa.

Por isso, os processos devem trabalhar em harmonia sem que nenhum seja considerado mais importante.

Quando estabelecido um trabalho em conjunto, as vendas tendem a aumentar. É preciso tirar o máximo de um robô e também de uma pessoa.

Como foi dito, não tem como substituir uma pessoa por um robô. Por isso, fazer o cold calling, entrar em contato com potenciais clientes que não tem nenhuma ligação comercial com a empresa, ainda é tão importante.

Esse é um serviço que uma pessoa fará muito melhor do que um robô, assim como uma máquina se sairá melhor realizando o processamento dos dados de potenciais clientes.

Ao final, é preciso fazer com que o cold calling trabalhe em conjunto com as estratégias de Inbound Marketing. E para isso acontecer naturalmente, o funil de vendas é estruturado.

6 – Faça do CRM o seu aliado na hora de aumentar as vendas

Lembra quando falamos sobre o planejamento comercial? Pois é, ele não é o único ponto a ser considerado. É preciso definir a rotina comercial para ser mais assertivo no atendimento ao cliente.

Você deve estar se perguntando, “mas como eu faço para definir a rotina comercial?” Pois é, essa é uma dúvida bem frequente e a resposta para ela é: acompanhe a sua equipe de vendas.

Busque saber como tem sido a comunicação com o cliente, quais ferramentas e argumentos usados, como é o relacionamento, quanto tempo tem levado para fechar uma venda e quais são as dificuldades.

No entanto, quando o assunto é rotina comercial, tanto as grandes empresas, como as pequenas têm dificuldade de fazer este acompanhamento.

Isso porque em negócios menores o encarregado pelas vendas também é gestor de marketing, administrativo, financeiro e recursos humanos. Já nas empresas maiores, acompanhar pessoa por pessoa é totalmente inviável pela quantidade de funcionários.

A dica então é ir atrás de um CRM para que todas as informações sejam fornecidas em apenas um lugar. Assim, você conseguirá acompanhar toda a rotina da sua equipe de vendas. Dentro do software, os vendedores terão as suas informações pessoais e também do trabalho.

Portanto, para ter acesso completo as informações é preciso centralizar toda a parte comercial. Isso ajudará na produtividade da equipe e nos dados para o marketing.

Agora, a tendência é que as suas vendas cresçam

Vender sempre é muito bom, mas não pense que o dinheiro vai cair do céu. Por isso se planeje desde o começo do ano. Faça uma análise nas vendas do ano que passou e defina os planos para o ano seguinte.

As estratégias serão definidas através do planejamento comercial, por isso, é preciso que haja um plano a ser seguido.

Então, para aumentar as vendas em 2022 é preciso se programar e entender o mercado e as tendências. 

Veja outros conteúdos:

Cadastre-se e faça parte da nossa lista exclusiva de conteúdos!

Marketing de Afiliados: o que é e quais as vantagens

Com o Marketing de Afiliados as empresas tendem a melhorar a atração dos clientes. Clique aqui, entenda como ele é feito e quais são as suas vantagens.

O que é uma startup e quais são as suas características?

Uma startup começa de uma ideia para revolucionar o mercado e apresentar algo novo para as pessoas! Clique aqui e saiba tudo sobre as startups!

CTA (Call to Action): O que é e como utilizar?

O CTA é um dos elementos mais importantes do marketing. Clique aqui e entenda o que é CTA e como ele pode ajudar o seu negócio!

Ainda tem dúvidas sobre o quanto sua empresa pode ganhar investindo em marketing digiTal?

Fale com um de nossos profissionais e conheça o plano ideal para ter resultados na internet!